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Brasil terá laboratório de testes de segurança de veículos elétricos

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Aos poucos, Brasil vai criando sua infraestrutura para a chegada dos carros elétricos
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Aos poucos, Brasil vai criando sua infraestrutura para a chegada dos carros elétricos

A demanda por veículos elétricos vem crescendo a cada ano ao redor do mundo, e no Brasil, apesar dos altos preços que as fabricantes pedem por seus modelos elétricos, os veículos com essa propulsão apresentam crescimento.

Segundo a consultoria LMC Automotive, as vendas de veículos elétricos cresceram de 2,1 milhões em 2020 para 4,5 milhões em 2021. No Brasil, segundo a Associação Brasileira do Veículo elétrico (ABVE), as vendas foram de 801 unidades em 2020 para 2.851 em 2021.

No primeiro semestre de 2022, o número de elétricos vendidos no país alcançou 3.395 unidades, um número quase 20% maior do que o acumulado no ano passado.

Apesar do crescimento, a produção de carros elétricos no Brasil enfrenta desafios como a importação de matérias primas, desenvolvimento tecnológico e necessita uma indústria e rede de abastecimento mais robusta.

Buscando impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) irá inaugurar um laboratório para testes com componentes utilizados em carros elétricos.

Com inauguração programada para o final do ano, a estrutura batizada de E-mobility irá contar com equipamentos que irão garantir mais segurança e desempenho a baterias e estações de recargas.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Inmetro e os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) da PUCRS, e o grupo global de certificação de produtos PCN, da Coréia do Sul.

“Com a expansão dessas tecnologias no País, é necessário assegurar a qualidade e a segurança desses equipamentos, a fim de garantir eficiência e minimizar riscos de acidentes a consumidores.” explicou Israel Teixeira, diretor do Labelo-PUCRS.

Fabricantes de automóveis, carregadores e baterias vão se reunir para melhorar a infraestrutura para elétricos
Arquivo pessoal

Fabricantes de automóveis, carregadores e baterias vão se reunir para melhorar a infraestrutura para elétricos

Na última semana, as partes assinaram o Memorando de Entendimento , que sacramentava a parceria e permitia a troca de conhecimento e metodologias.

Membros das três instituições envolvidas estiveram em missão técnica na Coréia do Sul, com intuito de absorver conhecimento na área de sistemas de controle e armazenamento de energia.

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A comitiva ainda realizará reuniões com empresas como Samsung e LG , que vem realizando fortes investimentos na produção de baterias para veículos elétricos e com a fabricante de automóveis Hyundai .

Além disso, ainda haverá uma visita à CHAEVI, uma  fabricante de carregadores elétricos do país e responsável por implementar boa parte da infraestrutura de recarga na Coréia do Sul.

Fonte: IG CARROS

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Nico Rosberg recebe seu carro elétrico de quase 2000 cv

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Rosberg ao lado do seu Rimac Nevera, capaz  de acelerar de 0 a 100 km/h em 2 s e atingir 412 km/h
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Rosberg ao lado do seu Rimac Nevera, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2 s e atingir 412 km/h

Após sair da Fórmula 1 com o título da temporada 2016, Nico Rosberg se tornou defensor da mobilidade elétrica e investidor no setor, principalmente em competições.

Agora, o ex-campeão de F1 foi até a Croácia onde pôde receber o primeiro Rimac Nevera já produzido, e aproveitou para fazer um test-drive ao lado do fundador da fabricante, Mate Rimac.

O Nevera terá a produção limitada a 150 unidades, e com o preço na casa dos US$ 2.5 milhões (US$ 12,8 milhões), o de Rosberg conta com a assinatura do ex-piloto.

O novo hipercarro de Rosberg é equipado com um pacote de baterias de 120 kWh que entrega energia para quatro motores elétricos, posicionados em cada roda.

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Somados, os motores entregam 1913 cv de potência e 240,65 kgfm de torque entregues de forma instantânea. O hipercarro croata é capaz atingir os 100 km/h em cerca de 2 segundos e a velocidade máxima é de 412 km/h.

O primeiro contato de Rosberg com sua nova aquisição foi com Mate Rimac no banco do passageiro, e não exploraram apenas a aceleração do modelo, e foram até estradas sinuosas da Croácia testar as capacidades de direção do carro.

Embora seja um carro pesado, de 2.150 kg, o Nevera impressiona Rosberg com o alto nível de aderência que o modelo apresenta ao fazer curvas.

O ex-campeão ainda aproveitou para brincar com o fundador da empresa, ao acionar o querer fazer drift em uma curva, e o executivo respondeu de forma assustada: “Claro, contanto que eu não esteja no carro. Você tem que se acostumar primeiro”.

Rosberg filmou seu contato com seu novo carro e o vídeo está disponível em inglês no canal do ex-piloto alemão no Youtube.

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Durante o vídeo, Rimac explica um artifício interessante do sistema de freio do Nevera. Quando o modelo é conduzido no “Modo Pista”, os sistemas do carro monitoram a temperatura dos freios regenerativos e dos freios mecânicos.

Dependendo da temperatura das baterias, o nível de regeneração é ajustado para priorizar o freio mecânico, ou caso os discos e pastilhas de freio esquentem, o freio regenerativo será usado com maior frequência.

Fonte: IG CARROS

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Harley-Davidson lança pintura Apex inspirada em versões de corrida

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Modelos da marca norte-americana podem vir com pintura preta com detalhes laranjas
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Modelos da marca norte-americana podem vir com pintura preta com detalhes laranjas

A Harley-Davidson anunciou recentemente uma nova opção de cor para modelos Harley-Davidson Grand American Touring, inspirada na história de corrida da marca, em especial a lendária motocicleta de corrida Harley-Davidson XR750.

Chamada de ‘pintura personalizada Apex’, a opção mescla preto e laranja com um gráfico de tanque de combustível que imita a forma do tanque do XR750.

“A pintura personalizada de fábrica da Apex oferece aos pilotos a oportunidade de expressar a emoção da velocidade e da competição na carroceria de seu bagger”, disse Brad Richards, vice-presidente de design e diretor criativo.

Ainda segundo Richards o esquema de pintura comunica velocidade e impulso com linhas e cores inspiradas nas motocicletas de competição Harley-Davidson .

O trabalho para a nova edição especial será realizado nas unidades Harley-Davidson York Vehicle Assembly e Tomahawk Operations e dispoinibilizado globalmente em tiragem limitada, e algumas serão vendidas no mercado brasileiro.

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No Brasil, a série Harley-Davidson Apex será oferecida para os modelos Road King Special , Street Glide Special, Road Glide Special, Road Glide Limited e Ultra Limited, com preços que variam entre R$ 145 mil e R$ 170 mil.

A pintura Apex está disponível nos seguintes modelos:

Modelo especial Road King

Modelo Street Glide Special (versões cromadas e pretas)

Modelo Ultra Limited (versões de acabamento cromado e preto)

Modelo Road Glide Limited (versões cromadas e pretas)

Modelo Road Glide Special (versões cromadas e pretas)

Fonte: IG CARROS

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