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Economia

Britânicos estocam papel higiênico e remédios por medo do Brexit

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Rolos de papel higiênico e analgésicos são alguns dos itens que os britânicos começaram a estocar por medo do Brexit
Ilovetheeu

Rolos de papel higiênico e analgésicos são alguns dos itens que os britânicos começaram a estocar por medo do Brexit

Rolos de papel higiênico e analgésicos são alguns dos produtos que os britânicos começaram a estocar por medo de uma possível saída do Reino Unido da União Europeia – o famoso Brexit – sem acordo. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pela rede varejista Morrisons e publicados pela agência Reuters
.

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“Vimos uma elevação considerável [nas vendas] de analgésicos e rolos de papel higiênico” comentou David Potts, executivo-chefe da Morrisons, ao anunciar o desempenho da empresa no último ano. Potts ainda acrescentou que a rede de supermercados, a quarta maior do Reino Unido, está preparada para essa grande demanda “aconteça o que acontecer no processo do Brexit
“. 

Nos 12 meses encerrados em fevereiro, a Morrisons registrou um aumento de 9% no lucro (desconsiderando os impostos) em relação ao período anterior, chegando a um resultado positivo de 406 milhões de libras (cerca de R$ 2,052 bilhões). A companhia, que aparece atrás apenas da Tesco, da Sainsbury’s e do Walmart em vendas anuais, teve aumento de 2,7% na receita total, que ficou em 17,7 bilhões de libras (quase R$ 86 bilhões).

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Prazo apertado


Ontem (12), o acordo do Brexit proposto pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, foi novamente rejeitado
Reprodução/UK Parliament

Ontem (12), o acordo do Brexit proposto pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, foi novamente rejeitado

O acordo do Brexit proposto pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May
, foi novamente rejeitado durante votação no Parlamento na tarde desta terça-feira (12). Dois meses após sofrer derrota histórica , May afirmava ter um projeto “melhorado” e que oferecia garantias “juridicamente vinculativas” em relação à saída do país da União Europeia. No entanto, 391 parlamentares votaram contra o projeto, enquanto 242 votaram a favor.

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O tempo para o debate é curto. A partir de hoje, o Reino Unido tem cerca de duas semanas para fechar um acordo antes que o oaís saia oficialmente do bloco, no dia 29 de março, às 23h do horário local. Após a votação, May anunciou que debateria, nesta quarta-feira, sobre a possibilidade de que o Brexit aconteça sem que os lados cheguem a um acordo.

A rejeição aconteceu após May e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciarem ter mudado o ponto de maior fragilidade no projeto e o que mais enfrenta barreiras: o chamado “backstop”, princípio que prevê uma fronteira aberta entre a Irlanda do Norte, território britânico, e a República da Irlanda, membro da UE.

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O acordo original proposto por Theresa May não expressava de maneira clara se esse livre fluxo entre as fronteiras aconteceria, dizendo apenas que seria mantida uma união aduaneira temporária entre o  Reino Unido
 e a UE, enquanto ambos o lados negociariam um acordo de livre-comércio.

Durante o encontro, os dois líderes concordaram que, caso não houvesse uma solução definitiva para a fronteira, os britânicos poderiam abrir uma “disputa formal” contra a UE, enquanto o bloco se comprometeu a encontrar alternativas para a questão até 2020 e proteger o Acordo de Paz realizado em 1998. Segundo Juncker, essa era a última vez que o projeto seria colocado sob votação. “É este acordo ou o Brexit poderia não acontecer”, disse.

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Com a nova rejeição, os britânicos passam a temer que o Reino Unido saia do bloco sem conseguir acordar os seus termos. Ou isso, ou a União Europeia deverá oferecer um prazo maior e dar mais tempo para que o Reino Unido resolva seus impasses, antes que o  Brexit
 seja colocado em prática.


*Com informações da ANSA

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Economia

Sicredi entrega R$ 4,9 bilhões de Valor Agregado à Sociedade em 2020

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Cifra inclui Resultados, economia com taxas e projetos locais em todo o País. Atuação das cooperativas visa o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos associados

Com 119 anos de história no Brasil, o Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do País – tem como missão promover o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida das pessoas, uma consequência das soluções financeiras oferecidas aos associados e das ações sociais junto às comunidades. Esses dois pontos passaram a ser mensurados e em 2020 o Sicredi entregou nada menos que R$ 4,9 bilhões de Valor Agregado à Sociedade brasileira, o que demonstra e comprova o seu real interesse pelas comunidades.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Norte, especificamente nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre e Amazonas, o montante agregado chegou a R$ 1,163 bilhão. Esse valor é a soma dos Resultados (lucro das cooperativas) – de R$ 643,9 milhões, parte deles distribuídos aos associados – e da remuneração sobre o capital; da economia com taxas obtidas pelos associados nas operações realizadas na instituição financeira se comparada à taxa média de mercado, de R$ 533 milhões; e dos projetos locais (patrocínios, Fundo Social e Programa A União Faz a Vida) desenvolvidos nos municípios, de R$ 10,2 milhões.

“Está no nosso DNA ajudar as pessoas e os negócios a prosperarem. Seja na cidade ou no campo, estamos ao lado dos nossos associados para o seu desenvolvimento. Nossa atuação vai além das nossas agências. Realizamos diversos projetos junto à comunidade para que as pessoas conheçam a força da cooperação, seja em ações nas escolas, na educação financeira, no patrocínio ao esporte, ou no apoio a projetos sociais”, explica o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

Crescimento na adversidade

No último ano, marcado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que transformou a maneira como as pessoas trabalham, estudam, consomem e se relacionam, o Sicredi mais uma vez mostrou como o cooperativismo de crédito atua em prol de seus cooperados, sejam eles pessoa física, empresas ou produtores rurais, e os apoiou no momento que eles mais precisaram.

A carteira de crédito rural e empresarial em parte dos estados das regiões Centro-Oeste e Norte (MT, PA, RO, AC, AM) chegou a R$ 16,2 bilhões, um crescimento surpreendente de 33,1% sobre o ano anterior. Para auxiliar os associados a enfrentarem as mudanças provocadas pela Covid-19 nos negócios, o Sicredi lançou mão de linhas emergenciais. Entre elas se destacaram o Pronampe, seguida por PEAC/FGI (Programa Emergencial de Acesso a Crédito na modalidade de garantia), FCO e FNO Emergencial, além do PESE – Folha de Pagamento. “Estivemos atentos a todos os movimentos do mercado e buscamos as soluções, oferecendo-as aos associados conforme suas necessidades na pandemia”, complementa o diretor executivo da Central Sicredi Centro Norte, Seneri Paludo.

“Os associados que em algum momento precisaram investir nos seus empreendimentos, seja para ajustar o modelo do negócio, para implantar um novo sistema e melhorar a gestão, ou para liquidar compromissos, encontraram no Sicredi as melhores condições”, afirma Paludo.

Ainda para o segmento empresarial, o Sicredi desenvolveu projetos como o Prospera MEI e o Sicredi Conecta. Em parceria com o Sebrae MT, o Prospera MEI tem duração de um ano – até novembro de 2021 – e vai capacitar 1.600 microempreendedores individuais para o crescimento do negócio, com treinamentos nas áreas de finanças, marketing, vendas, planejamento estratégico e de pessoas, de forma individualizada, conforme a necessidade de cada empreendimento. Por meio do Sicredi Conecta, um aplicativo para comprar e vender produtos e serviços, os associados puderam fechar negócios à distância usando o celular ou tablet. Mais de 12 mil usuários fizeram publicações para divulgar sua empresa.

A força do campo – Importante instituição financeira para o segmento rural, em 2020 o agronegócio teve o apoio do Sicredi. A concessão de crédito chegou a R$ 5,1 bilhões nos estados de MT, PA, RO, AC e AM, crescimento de 34,2% sobre 2019, o que fez do Sicredi a 2ª maior instituição financeira do Brasil em liberação de crédito rural, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores em mais de 15,4 mil operações realizadas apenas nessa região.

Perspectivas e experiência

Para este ano, em que a pandemia ainda gera insegurança, o Sicredi se mantém presente e firme no seu propósito. Com uma atuação chamada de “fisital”, disponibiliza ao menos duas formas de atendimento aos associados. Presente fisicamente, são mais de 2 mil agências no país, sendo mais de 200 distribuídas por 154 cidades dos cinco estados das regiões Centro-Oeste e Norte, onde em 42 delas é a única instituição financeira presente.

Digitalmente, o atendimento ocorre nos canais digitais como site, aplicativo e WhatsApp (51 3358 4770), muito utilizados durante a pandemia por oferecer segurança, comodidade e conveniência aos associados para realização de diferentes operações. A pandemia também deu mais visibilidade ao Woop Sicredi, conta digital lançada em junho de 2018 como parte do processo de digitalização da instituição financeira cooperativa, em que as pessoas podem abrir uma conta, se tornar associado e usufruir de todos os benefícios do cooperativismo de crédito.

O avanço da digitalização não freia os planos do Sicredi de expansão e de chegar a mais pessoas. Em setembro do ano passado foi aberta a primeira agência no Amazonas, na capital Manaus. Este ano inaugurou agência no Amapá, em Macapá, e tem planejada a abertura de agências em de Roraima, quando consolidará sua atuação em 25 estados e no Distrito Federal.

Reconhecimento

Atualmente são mais de 5 milhões de associados em todo o País, e mais de 600 mil nos estados de MT, PA, RO, AC e AM. A instituição financeira cooperativa coleciona vários reconhecimentos, como ser uma das Melhores Empresas para Trabalhar, e outros importantes na área financeira, com ratings das principais agências de classificação de risco mundiais: Fitch (AA), Moody´s (Aa2) e Standard & Poor´s (AAA), além da classificação como “Forte” da Fitch em relação à Asset do Sicredi.

O mais recente reconhecimento foi a conquista da 7ª posição do país no ranking World’s Best Banks 2021, elaborado pela Forbes em parceria com a empresa de estatísticas Statista. No total, 500 bancos foram listados globalmente na publicação. A pesquisa, de caráter popular, levou em conta a opinião de 43 mil respondentes, de 28 países diferentes e avaliou as instituições com base satisfação geral e recomendação, a partir dos elementos confiança, termos e condições, atendimento ao cliente, serviços digitais e consultoria financeira.

 

Sobre o Sicredi

 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, cre e Amazonas, tem mais de 600 mil associados, com 202 agências em 154 municípios.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA SICREDI CENTRO NORTE

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Economia

Guias de Recolhimento da União já podem ser pagas por PIX

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Tesouro Nacional e Serpro lançam plataforma digital que permite a compensação imediata dos pagamentos, impulsionando a transformação digital do país

PIX

A partir do dia, 16, o Governo Federal começa a adotar o PIX, o novo meio de pagamento eletrônico que permite transferências instantâneas e sem limitação de horários. A Guia de Recolhimento da União – GRU é o primeiro documento que já pode ser pago com a tecnologia, resultado de um projeto do Tesouro Nacional desenvolvido pelo Serpro, empresa de inteligência em TI do Governo Federal.

As GRUs são utilizadas para pagamento de taxas, como custas judiciais e emissão de passaportes, multas, aluguéis de imóveis públicos, pagamento de serviços educacionais – inscrições para concursos públicos e vestibular em universidades federais além de inúmeros outros serviços públicos,. Só no ano de 2019, foram pagas cerca de 37 milhões de GRUs em todo país, um ingresso de cerca de R$ 120 bilhões aos cofres públicos.

“É um avanço bastante significativo para a vida das pessoas. Um processo em construção que tende a ser ampliado. É muito importante avançar no contexto tecnológico e desburocratizar a economia”, afirmou o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.

Para o presidente do Serpro, Gileno Barreto, essa solução é mais uma iniciativa para impulsionar a transformação digital do Brasil e vai ao encontro dos objetivos do Governo Federal de desburocratizar os serviços para o cidadão. “É a evolução do pagamento da GRU para facilitar o acesso do cidadão a serviços de governo. O projeto será expandido futuramente também para o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)”, revelou.

Benefício ao cidadão

Como a tecnologia do PIX permite o pagamento instantâneo, o cidadão que pagar pelo serviço público  usando o novo meio eletrônico pode usufrui-lo na hora. “Ao efetuar o pagamento, o cidadão já pode ter o serviço de um órgão público disponível imediatamente. Sem a nova tecnologia, é preciso aguardar até três dias para o valor ser compensar na conta da União, obrigando a pessoa a esperar esse tempo para usufruir do serviço público. Mas com o PIX, tudo é instantâneo”, destacou o gerente do Serpro do Departamento de Negócio Soluções para Gestão de Finanças, Alexandre Magno.

PagTesouro

Para permitir o pagamento da GRU via PIX, o órgão ou entidade pública federal deve fazer parte do PagTesouro. Com a solução, o governo pode verificar, em tempo real, o efetivo recolhimento da taxa e o cidadão consegue a compensação imediata dos pagamentos. “Até agora, o único meio de pagamento no PagTesouro era o de débito automático para correntistas do Banco do Brasil. Com o PIX, há uma democratização, já que passamos a permitir a quitação para 762 empresas entre bancos, fintechs, serviços de pagamentos, cooperativas de crédito e afins”, explica o consultor de negócios responsável pelo projeto no Serpro, Nelson Santos.

O PagTesouro fica integrado aos ambientes virtuais dos órgãos que fazem parte do sistema. O usuário simplesmente percebe que surgiu a opção “pagamento por PIX” no ambiente que gera a GRU. Por enquanto, essa forma de pagamento é possível apenas para as GRUs emitidas por três órgãos: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Secretaria de Aquicultura e Pesca  (SAP/MAPA). “Na medida em que os contribuintes passarem a utilizar o PIX no seu cotidiano, a tendência é que o governo ofereça essa facilidade para o pagamento de todos os serviços públicos, o que deve aumentar significativamente o número de usuários do PagTesouro”, avalia Nelson Santos.

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