conecte-se conosco


Religião

Campanha da Fraternidade é lançada em MT

Publicados

em

terco.jpg

Vitória Lopes – Gazeta Digital

Atrelada à Campanha da Fraternidade, a Quaresma começou nesta Quarta-feira de Cinzas (26). Neste período, os católicos se preparam para o propósito de exercitar a empatia e cuidar do próximo. Sob o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a campanha segue até novembro.

A Quaresma é o período de 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Semana Santa (que se inicia com o Domingo de Ramos). Durante a Quaresma, a Igreja e todos os cristãos preparam-se para a Páscoa. A Páscoa é a festa anual dos Cristãos para celebrar a Ressurreição de Cristo.

O padre Wagner Stephan, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, localizada no Distrito da Guia, explica como os mato-grossenses devem se preparar para a quaresma. Primeiro, é necessário ter um momento de introspecção e reconhecimento.

“Se durante a vida ou o ano a gente fica disperso, se fragmenta, a Quaresma tem o toque de recolhimento, de introspecção espiritual, na qual eu vou reunir tudo isso e praticar esse encontro com Deus, consigo mesmo. Quanto mais me desconheço, menos perto de Deus eu estou. E a maneira de estar mais em contato consigo mesmo e com deusm é a oração, é a base”, conta.

Veja Também:  Administração de Porto Estrela transforma antiga casa da sopa em Centro Comunitário

Em seguida, ele conta que o jejum, prática conhecida nesse período, não se restringe apenas a consumir carne, mas hábitos que fazem mal a si mesmo e a outras. Os vícios podem ser de bebida a falar mal dos outros, por exemplo.

“O propósito do jejum não é só deixar de comer carne, é de se esvaziar de alguma coisa que está me ferindo e ferindo o próximo. Então tem que ter uma relação com Deus, comigo e com o outro”.

Ao fazer essa escolha, a pessoa pratica o bem. “O cristão precisa fazer a caridade pessoal, mas também fazer a caridade a nível coletivo. É quando ele se da conta que ele está numa sociedade, a igreja é uma sociedade e precisamos transfomar certos ambientes, como pobreza e outros”.

E é no coletivo que a Campanha da Fraternidade pensa. Ela surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II (1962-1965). A cada ano, desde 1964, a Igreja no Brasil propõe a todos os cristãos, a Campanha da Fraternidade (CF).

Essa campanha desenvolveu-se mais intensamente durante a Quaresma, mas aos poucos, seu tema foi sendo refletido e engajado dentro da vida da Igreja durante todo o ano.

Veja Também:  Jovem Morre afogado em Rio de Nova Olímpia

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Município de Salto do Céu está com risco moderado de contaminação pela Covid-19

Publicados

em

Indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES

Ana Lazarini | SES-MT

Os demais 140 municípios estão na classificação de risco “baixo” – Foto por: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (07.12) mais uma atualização do panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. 

O Boletim Informativo nº 305 mostra, a partir da página 12, que o município de Salto do Céu configura na classificação de risco “moderado” para contaminação do coronavírus.

Os demais 140 municípios estão na classificação de risco “baixo”, indicado pela cor verde. Atualmente, nenhuma cidade de Mato Grosso é classificada com risco “muito alto”, indicado pela cor vermelha que representa alerta máximo de contaminação.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Assessoria

Veja Também:  Casal De Empresários Cai No Golpe Da Dedetização Em Campo Novo Do Parecis

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Religião

Administração de Porto Estrela transforma antiga casa da sopa em Centro Comunitário

Publicados

em

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana