conecte-se conosco


Barra do Bugres

Cidadãos de Mato Grosso poderão emitir documento de identificação em cartórios

Publicados

em

Lígia Saito Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Foto: Alair Ribeiro  Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Ainda este ano, cidadãos de Mato Grosso poderão emitir o documento de identificação em cartórios e, além disso, as certidões de nascimento poderão ser emitidas já com o número do registro civil impresso no documento. Para que isso seja possível, a Corregedoria-Geral da Justiça está desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg/MT), um termo de cooperação técnica que deverá ser assinado no próximo mês. Nesta sexta-feira (17 de janeiro), uma reunião com representantes dessas instituições foi realizada na Corregedoria para acertar os detalhes do novo termo.

Segundo explicou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, o objetivo é dotar os cartórios de Mato Grosso, com apoio da Sesp e da Anoreg, de condições para a emissão de carteiras de identidade. “Com isso, você evita um monte de problemas, por exemplo, a distância, o custo e a dificuldade de acesso. Uma vez iniciado esse termo de cooperação técnica e nós comecemos a trabalhar, o cartório já poderá emitir a carteira de identidade para os adultos”, assinalou. A ideia é que seja desenvolvido inicialmente projeto-piloto em três cartórios do Estado, sendo que um deles já está definido: Nova Mutum.

Veja Também:  Estado lança edital para contratar 50 analistas ambientais, remuneração mensal de R$ 7.003,16

Já os recém-nascidos sairão com a certidão de nascimento contendo o número do RG. “Mais uma vez a gente conta com a boa vontade da Secretaria de Segurança que tem sido uma parceira de primeira na gestão do secretário Alexandre Bustamante. Tenho certeza que mais uma vez nós vamos juntar as nossas forças com o objetivo de dar ao cidadão de Mato Grosso o direito de usufruir a cidadania”, enfatizou.

De acordo com o secretário de Sesp, Alexandre Bustamante, a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob a liderança do desembargador Luiz Ferreira, mais uma vez está na vanguarda, “no momento que chama a Anoreg e a Secretaria de Segurança Pública para disponibilizar nos 240 cartórios do Estado de Mato Grosso a possibilidade da expedição de carteira de identidade. É um ato de cidadania quando você consegue colocar 240 pontos de atendimento ao cidadão para que possa exercer a cidadania. Sob a coordenação do desembargador nós teremos condições de levar isso a cabo. A Secretaria está pronta para atender essa necessidade do cidadão”.

O diretor metropolitano de Identificação Técnica da Politec, Aílton Silva Machado, assinalou que será aumentada a capilaridade dos serviços ofertados pela instituição, facilitando o acesso ao serviço de identificação nos rincões de Mato Grosso. “A Politec tem capilaridade em todo o Estado, através de parceria com os municípios. Ocorre que em muitos municípios essa parceria é limitada. A demanda é muito maior pelo documento e os pontos de acesso ao cidadão ainda é restrito. Essa parceria visa esse aumento dos postos de atendimento e os cartórios serão, nesse momento, grandes parceiros do Estado. Agora, passamos para o ajuste do termo de cooperação para que essa medida entre num projeto-piloto e depois seja expandida para todas as outras comarcas”, afirmou.

Veja Também:  Perícia confirma identidade de homem encontrado morto dentro de saco em Tangará da Serra

Já a vice-presidente da Anoreg, Velenice Dias de Almeida e Lima, salientou que o dia a dia do cartório já é algo natural para os cidadãos mato-grossenses, que passarão a contar com mais um serviço a sua disposição. “Estou em Rosário Oeste desde 2007, quando assumi o primeiro concurso público, e lá há uma demora. As pessoas fazem o pedido na prefeitura, mas demora cerca de 90 dias para estar com o documento de identidade na mão. Com essa integração no cartório de forma eletrônica vai agilizar bastante para a população”, disse Velenice, registradora civil em Rosário Oeste e em Nova Mutum.

Também participaram da reunião a juíza auxiliar da CGJ, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva; Anete Ribeiro e Jeonathan Dias (Anoreg); o secretário-adjunto de Inteligência da Sesp, Wylton Massao Ohara; Renato Simões (Politec) e a diretora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) da CGJ, Nilcemeire Vilela.

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Vereador Lennon viabiliza ida de uma instituição financeira pela 1º vez a Aldeia Umutina

Publicados

em

O povo Balatiponé  – Umutina através do gabinete itinerante  do vereador Lennon Corezomaé, “PODEMOS” recebeu nesta sexta-feira (12) pela primeira vez a visita de uma instituição financeira na aldeia.

O Sicredi através dos gerentes Jonathas Guilherme “geral”,  Leonardo Zerbinatto “Contas”,  agência Barra do Bugres e Giorgie Guido, assessor de desenvolvimento do cooperativismo de Tangará da Serra, estiveram conhecendo os projetos de sustentabilidade para o território Umutina.

O cacique Luciel Boroponepá juntamente com, Isaac Amajumepá

e Sidnei Monzilar recepcionou a comitiva e os acompanhou, contando um pouco da historia do povo Balatiponé, o contato com Marechal Cândido Rondon, as dificuldades enfrentadas, entre outras.

Na ocasião foi falado dos projetos, “Bôloriê” confecção de artesanatos e biojoias, “Projeto Vivência”, sendo o turismo no território, jogos indígenas entre outros.

O gerente Jonathas Guilherme, se encantou com a historia e a receptividade dos Umutinas, “não tenho nenhuma dúvida de que neste momento demos um passo muito importante para futuras parcerias com nossos irmãos”, muita ideias surgiram agora é organizar e coloca-las em prática.  

O Cacique Luciel Boroponepá, ficou muito feliz com a visita, e agradeceu imensamente a presença de todos e torce muito para que deste primeiro contato surja muitas oportunidades em prol de seu povo.

Fico feliz em poder contribuir para esse importante encontro entre Umutinas e Sicredi que pode gerar muitos frutos frisou o vereador Lennon Corezomaé.

Confira mais fotos:

Fonte: Rubens Leite

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Veja Também:  Acidente na Serra dos Parecis provoca morte de motorista
Continue lendo

Barra do Bugres

Policia Militar de Nova Olímpia  prende homens acusados de roubo

Publicados

em

Na última quinta-feira (11) a Polícia Militar do 7° Comando Militar de Nova Olímpia prendeu dois homens suspeitos de roubar moradores da região do Jardim das Oliveiras. Os presos são dois do sexo masculinos de  40 anos e 16 anos.

Segundo informações da PM, eles estavam realizando rondas pela Av. Tancredo Neves, quando deparam com algumas pessoas em uma mercearia em situação de desespero, dizendo terem sofrido um roubo, apontando em direção ao rumo tomado pelos suspeitos. De imediato, a guarnição realizou diligências, logrando êxito em aborda-los a uma quadra do local em que os fatos ocorreram. Os suspeitos tentaram evadir do local em uma moto Honda Falcon, porém foram capturados pela polícia.

Na abordagem, os policiais encontraram em posse de um deles, um revólver cal. 38 com 5 munições intactas, provavelmente utilizada no delito e com o outro suspeito os materiais produto do roubo, com isso os suspeitos foram presos e o material foi recuperado.

Na abordagem foram apreendidos:

 

Veja Também:  Acidente na Serra dos Parecis provoca morte de motorista

01 revólver calibre 38, 05 munições intactas, 01 motocicleta Honda Falcon, R$ 144, 65 reais em espécie, 01 pacote de fumo, 06 isqueiros, 01 caixa de cerveja e 02 garrafas de aguardente.

Participaram da operação os Soldados da PM Fábio Santos e Peixoto, na qual conduziram os dois suspeitos a delegacia para as devidas providências.

Os suspeitos foram presos e conduzidos à delegacia.

 

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana