conecte-se conosco


Mato Grosso

Ciopaer completa 15 anos com investimentos, expansão e novas aeronaves

Publicados

em


Em 19 de julho de 2006 o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) era criado, vinculado a então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), atual Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Desde então, o Ciopaer tornou-se referência em policiamento aerotransportado, por meio de investimentos, de expansão e aquisição de novas aeronaves.

Todas estas conquistas foram relembradas nesta segunda-feira (19.07), durante solenidade de comemoração do aniversário da unidade. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, relembrou sua primeira experiência com o Ciopaer, quando em 2008 estava na Sesp-MT. De lá para cá, segundo ele, muita coisa mudou.

“Nestes últimos dois anos e meio, o Governo do Estado conseguiu trazer para o Ciopaer três aeronaves chyennes, além do jato e do helicóptero, que chegam este ano. Praticamente é um Ciopaer novo com essas aeronaves, se compararmos com 2008, quando tínhamos apenas um helicóptero e algumas poucas aeronaves”, relembrou Bustamante.

O Ciopaer conta atualmente com uma frota de 10 aeronaves, sendo três helicópteros modelo AS 350 (Esquilo – Helibrás), e sete aviões, sendo um monomotor modelo Cessna 210, três bimotores Baron e três bimotores chyennes. Destes três chyennes, dois atendem como UTI Aérea, inaugurada no ano passado pelo governador Mauro Mendes.

Veja Também:  Mãe reservava quarto para filha de 12 anos ser estuprada em MT

Ainda estão previstas para serem entregues este ano mais uma aeronave e um helicóptero modelo AS 350 B3, também conhecido como “Esquilo”, que devem ser entregues ao Estado em setembro.

Outra grande conquista da unidade foi a expansão para o município de Sorriso (420 km de Cuiabá). A partir deste hangar, a base descentralizou sua atuação não só nas operações de segurança pública, mas também na fiscalização ambiental na região Norte do estado.

Ainda de acordo com o titular da Sesp-MT, “a unidade não tem como objetivo apenas o combate à criminalidade, mas também se mostrou fundamental com a UTI Aérea que tem salvado vidas, a distribuição de vacinas que tem levado acalento à sociedade e no combate às queimadas e incêndios florestais, junto com o Corpo de Bombeiros”.

Para o coordenador do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, o destaque foi para os homens e mulheres que fizeram da unidade o que ela se tornou atualmente. E agradeceu a cada um destes servidores e dos coordenadores anteriores a sua administração.

Veja Também:  Governo paga terceira parcela do décimo 13º salário remanescente

“Neste período grandes foram os avanços na aviação de segurança pública e os serviços prestados pela nossa unidade. Mas nesta oportunidade quero destacar a peça mais importante desta engrenagem, que são os nossos servidores. Nenhum avanço seria possível se não tivéssemos profissionais tão dedicados e comprometidos com a nossa missão”, destacou Chiroli.

Entrega de moedas

Também na solenidade foi realizada a entrega de moedas da unidade a cada uma das pessoas que contribuíram para o fortalecimento do Ciopaer. Foram homenageados os servidores da unidade, além do secretário Alexandre Bustamante, do adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes, dos comandantes da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis e do Corpo de Bombeiros Militar, Alessandro Borges e o delegado da Polícia Judiciária Civil, Marcos Veloso.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Domingo (01): Mato Grosso registra 490.574 casos e 12.795 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (01.08), 490.574 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.795 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 261 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 490.574 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.416 estão em isolamento domiciliar e 465.859 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 406 internações em UTIs públicas e 269 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 68,12% para UTIs adulto e em 31% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (99.732), Rondonópolis (34.868), Várzea Grande (32.809), Sinop (23.554), Sorriso (17.156), Tangará da Serra (16.840), Lucas do Rio Verde (14.624), Primavera do Leste (13.033), Cáceres (10.685) e Barra do Garças (9.978).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Veja Também:  Sedec-MT cadastra mais de 70 artesãos e índios da etnia Xavante durante Circuito Empreendedor

O documento ainda aponta que um total de 376.852 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (31.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.917.855 casos da Covid-19 no Brasil e 556.370 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.880.273 casos da Covid-19 no Brasil e 555.460 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (01.08).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Veja Também:  Cedca abre inscrição para capacitação sobre Conselhos Tutelares

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Operação conjunta apreende aeronave que transportava 324 kg de cocaína

Publicados

em


Uma operação integrada realizada neste sábado (31.07) resultou na apreensão de uma aeronave que transportava cerca de 324 quilos de cloridrato de cocaína. Trata-se de uma ação de combate ao tráfico internacional de drogas.

A aeronave modelo CESSNA 182P foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e contou com o apoio da Polícia Federal e do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).

O caso aconteceu no Distrito de Guariba, município de Colniza (1.022 km de Cuiabá). De acordo com o levantamento do Gefron, o prejuízo ao crime é de mais de R$ 8,7 milhões. 

Diante dos fatos, aeronave e entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Porto Velho (RO).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Família membro de organização criminosa é presa com arsenal de armas e munições
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana