conecte-se conosco


Mulher

Cirurgião responde dúvidas frequentes sobre amamentação e silicone

Publicados

em

source
O silicone pode interferir no processo de amamentação?
Divulgação

O silicone pode interferir no processo de amamentação?

Apesar de ser um dos procedimentos estéticos mais buscados no Brasil e no mundo, o silicone é repleto de dúvidas; especialmente para mulheres gestantes ou que estão no puérpereo. Entre as dúvidas mais frequentes estão relacionadas ao impacto da amamentação no silicone, se o material interfere no leite materno ou se é possível colocar silicone nesse período.

O cirurgião plástico Hugo Sabath, responsável pela Clínica Sabath, respondeu algumas das principais dúvidas quando o assunto é o silicone e a amamentação.

Quem tem silicone não pode amamentar?

Na maioria dos casos, o silicone não causa problema e nem impede a amamentação porque não costuma alterar a estrutura da mama, apenas o tamanho e o formato. Isso, no entanto, se a prótese foi colocada pela base da mama ou pela axila.

“Se ela for colocada pelas aréolas, os ductos mamários [canais que levam o leite das glândulas até o mamilo] podem ser atingidos. A cicatriz formada ao longo do trajeto para colocação da prótese atravessa a glândula mamária, alterando a continuidade dos ductos. Isso quer dizer que não afeta a produção de leite, mas a passagem dele das glândulas para o mamilo”, esclarece o médico.

O silicone “contamina” o leite materno?

Esse é um dos mitos que mais preocupa as futuras mamães. Afinal, elas querem proporcionar o melhor alimento e o mais saudável para os bebês. Porém, esse é um mito sem fundamento. Em primeiro lugar, porque o silicone não “contamina” nenhum tecido do organismo e nem o leite produzido.

De acordo com o cirurgião, o silicone usado nos implantes mamários é completamente diferente do silicone industrial. Ele é feito com um elastômero altamente tecnológico, biocompatível e que não libera resíduos para o organismo. Portanto, esse risco não existe.

Além disso, o silicone é colocado por trás da glândula mamária. Em outros casos, ele fica até mesmo atrás do músculo. Assim, tanto no processo de produção do leite quanto no caminho que ele faz para chegar ao mamilo, onde o bebê mama, não existe nenhum contato com a prótese.

 O silicone corta os ductos que levam o leite até o mamilo?

O procedimento para colocar silicone só corta os ductos mamários quando a prótese é colocada por meio da aréola. Ou seja, o médico faz a incisão em volta da aréola e abre espaço para que a prótese possa ser colocada atrás da glândula mamária, com uma técnica chamada de incisão periareolar. Nesse processo, alguns ductos são cortados. Porém, incisão é pouco utilizada. Especialmente quando a paciente é jovem e ainda tem muito tempo para ter filhos e amamentar, o médico prefere a incisão inframamária.

Veja Também:  "Há 6 meses não preciso mais de remédios para estabilizar a pressão"

Tipos de técnicas que não influenciam na amamentação 

Incisão inframamária

Imagem ilustrativa
Divulgação

Imagem ilustrativa

O cirurgião plástico conta que a incisão inframamária é um corte realizado abaixo da mama, na prega inframamária. É a mais realizada e proporciona o máximo de acesso para a dissecção precisa e inserção de um implante mamário. Muitas vezes, é a técnica preferida para introdução de implantes de silicone em gel.

Outro benefício é o de que, nesta técnica, descola-se exatamente o espaço necessário para a colocação dos implantes mamários, não existindo o risco de as próteses poderem deslocar-se com a cicatrização ou com o tempo. “Essa técnica não altera a arquitetura funcional das mamas, não interferindo em uma futura amamentação.” ressalta.

Incisão axilar

A incisão axilar é uma técnica que coloca o implante de silicone através da região das axilas, abrindo um túnel de dissecção até a região das mamas e preparando espaço o suficiente para a colocação dos silicones. A vantagem da técnica é que ela permite a colocação de implantes sem cicatrizes visíveis nos seios.

Em contrapartida, um procedimento que precisa ser analisado com cuidado por quem tem vontade de amamentar é quando o silicone é associado à mastopexia (quando se retira o excesso de pele dos seios) ou à mamoplastia redutora (redução dos seios) porque eles alteram, sim, a estrutura da mama.

O silicone cai após a amamentação?

É bastante normal que a pele fique flácida após a amamentação. As glândulas que produzem leite armazenam uma relativa quantidade do líquido na mama, fazendo com que a pele estique. Ao final do processo, todo o líquido seca e os seios tendem a ficar menos firme.

Sabath diz que com o silicone não é diferente. Algumas técnicas de colocação, no entanto, podem amenizar esse efeito. As próteses colocadas atrás dos músculos sedem menos do que as colocadas embaixo da glândula, pois são mais sustentadas pelo corpo.

Embora não seja uma obrigatoriedade, após o período de amamentação, é possível trocar a prótese ou retirar parte da pele flácida. Em alguns casos, colocar um implante maior já é suficiente. Já em outras situações, é necessário retirar parte da pele. O ideal é sempre conversar de forma franca com seu cirurgião plástico para indicar todas as necessidades e desejos relacionados a uma nova cirurgia.

Veja Também:  Iniciativa estadual financia startups lideradas por mulheres em SC

Porém, por cima do silicone existem outros tecidos da mama. Entre eles, a própria glândula mamária, o estroma (tecido de volume e sustentação) e a pele. Dentre esses tecidos, a pele tende a se tornar flácida com o tempo. Afinal, o colágeno se degrada e, com a idade, o organismo perde a capacidade de repor esse colágeno rapidamente.

Como se isso não bastasse, durante a gravidez e a amamentação os seios aumentam de tamanho. Então, a pele precisa se esticar para acomodar todo esse volume, o que é ainda pior quando a gestante ganha peso.

Depois da amamentação, os seios voltam ao tamanho normal. Porém, a pele esticada não retorna à sua extensão original. Ela continua estendida. É essa sobra de pele que causa a flacidez das mamas. Portanto, mesmo que a queda dos seios ocorra, isso não se relaciona com a prótese de silicone.

Imagem ilustrativa
Divulgação

Imagem ilustrativa

Verdades sobre prótese de silicone e amamentação

  • A mulher com silicone consegue amamentar normalmente;
  • O seio e a glândula mamária da mulher com silicone funcionam normalmente. Portanto, ela produz leite e consegue amamentar, com ou sem a prótese;
  • Falta de leite não está relacionada à prótese de silicone e amamentação;
  • Existem mulheres que não produzem leite, independentemente de terem silicone ou não. Essa é uma condição chamada de hipogalactia;
  • Para colocar a prótese de silicone, o médico não precisa mexer na glândula mamária e nem nos ductos. Afinal, ele faz a incisão e insere o silicone por trás do tecido glandular.

É possível colocar silicone durante o período de amamentação?

Realmente não se pode colocar silicone enquanto está amamentando. Em primeiro lugar, é inviável conciliar a recuperação da cirurgia com a amamentação. Quem já amamentou sabe que o bebê suga com força. Seria doloroso e os tecidos da mama precisam de um tempo para a cicatrização.

Além disso, durante a amamentação a mama está com tamanho e forma diferentes do comum. Colocar silicone nesse momento levaria a um equívoco relacionado ao tamanho e até mesmo ao tipo de cirurgia.

Depois que a mulher para de amamentar, é preciso esperar entre 3 a 6 meses para que a mama volte ao tamanho normal e tenha os hormônios estabilizados. “Só então o se pode saber qual é o tamanho ideal para a prótese de silicone ou se a mulher precisa, além do silicone, realizar uma mastopexia para corrigir flacidez retirando o excesso de pele”, finaliza o especialista.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 23 de maio de 2022

Publicados

em

Por

source
O horóscopo do dia apresenta previsões para o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta previsões para o seu signo e ascendente

ÁRIES 

Com a Lua na fase minguante, o aprendizado é deixar fluir, sem se desgastar com o que não traz resultados. Conectar-se com a intuição, cultivar sensibilidade, resolver as diferenças com o coração aberto, de forma mais pacífica. A semana promete render com o ingresso de Marte em seu signo. Vale investir em iniciativas mais inspiradas, solidárias e elevadas. Vale investir também em atividades físicas e muito movimento. O clima promete ser dinâmico. Aproveite para priorizar assuntos, concentrar-se no que for mais importante. 

TOURO 

O céu continua pedindo a mudança de muitos conceitos, ideias e comportamentos obsoletos. É tempo de rever valores, ajustar metas, promover adaptações. É importante cultivar flexibilidade e respeitar as mudanças nos outros também, sem cobrar ou impor suas “verdades”. A liberdade deve ser respeitada, bem como a responsabilidade na forma como se relaciona com o mundo. Vênus vai ingressar em seu signo: invista em si mesmo e deixe que cada um seja como quiser ser. Autoestima é o santo remédio.

GÊMEOS 

Até o dia do seu aniversário e com a Lua minguante, é tempo de fechamento e conclusões, de esclarecer assuntos, de colocar os pingos nos is. Você pode aproveitar para fazer planejamentos e organizar-se melhor. Mercúrio e Plutão favorecem o pensamento estratégico. Pode também meditar a visualizar seus projetos se concretizando. Enquanto finaliza as pendências, aproveite para priorizar planos e metas, ganhar clareza sobre quais mudanças são necessárias promover em prol de algo maior e melhor. Estudos continuam favorecidos.

CÂNCER 

O período de mudanças, reformulações e libertações continua. É tempo de questionar, estudar, pesquisar e atualizar informações. Tudo com boas doses de autonomia e independência. Precisa as iniciativas que possa encaminhar por você mesmo, sem controle, cobranças ou exigências em relação aos outros. Com a Lua minguante, finalize o que for possível sem forçar situações. Porém, quanto mais diplomacia, equilíbrio e harmonia, melhor. Procure organizar a agenda para não exagerar no trabalho, reserve tempo para cuidar de si mesmo. 

Veja Também:  Mulheres repudiam golpe militar de 1964 nas redes sociais

LEÃO 

Com o Sol em Gêmeos, abertura para esclarecer assuntos e fazer bons contatos é fundamental. Você pode conversar, pesquisar, atualizar informações. Conte com um clima mais expansivo, bom para programar viagens e fazer contatos também com regiões distantes. O céu indica garra para diversas iniciativas. Mas um pouco de recolhimento também cai muito bem, a Lua segue minguante e favorece momentos de reflexão, mais introspectivos. A flexibilidade deve vir junto com a responsabilidade.

VIRGEM 

Conte com mais abertura para esclarecer dúvidas e trocar informações. Porém, é bom evitar repetições e restrições. O período ganha potencial produtivo, dinâmico e, ao mesmo tempo criativo. Você pode aprender algo novo também, praticar mantras e afirmações positivas. Em momentos de relaxamento pode ter novas ideias e compreensões. Mercúrio e Plutão combinam forças, favorecendo a intuição para identificar onde está o problema. Com investigações e análise você pode corrigi-los. 

LIBRA 

As trocas em suas relações estão justas e equilibradas? Você pode fazer bons contatos, mas é preciso realismo também. Independência e autonomia devem ser prioridade, evite restrições, controle e cobranças. Vênus vai se alinhar com Saturno para favorecer a organização das finanças. No dia 28 Vênus vai ingressar em Touro e ficar mais poderosa. Prepare-se, vale dar um trato no visual e refletir. Qual o valor que dá para seus dons, seu trabalho e para si mesmo? Acredita em seu merecimento de ser feliz e prosperar?

ESCORPIÃO 

A intuição continua afiada! Mercúrio segue em harmonia com Plutão: é tempo de conversas mais sensíveis, profundas, amorosas e transformadoras. Terapias e mergulhos mais profundos na alma continuam favorecidos. Ao invés da agressividade para confrontos, invista na flexibilidade e no bom humor. Assim pode obter bons diagnósticos, ganhar mais clareza sobre as ações e os movimentos que deve promover. Ao entrar em sintonia com tudo o que o cerca, você pode investir também na saúde e nos cuidados pessoais. 

SAGITÁRIO 

O tempo é um fator importante para que possa resolver tudo o que estava emperrado. Estabelecido o diagnóstico, faça o que tiver de ser feito, estabeleça pactos e conciliações. Conte com mais profundidade para importantes compreensões. Ao mesmo tempo, o conservadorismo deve ser deixado de lado para que possa absorver as novidades que chegam através de amigos, colegas de trabalho e lançamentos do mercado. Aproveite para dialogar, esclarecer, encaminhar ou finalizar o que for possível. Conte com energia! Porém, evite exagerar nos gastos, busque prazeres com comedimento.

Veja Também:  Podcast faz ataques machistas e racistas às princesas da Disney

CAPRICÓRNIO 

Bom período para o diálogo, para a tomada de decisões com raciocínio rápido. Mercúrio se combina com Plutão, favorecendo pesquisas, estudos e a resolução de pendências. Vênus e Saturno também se combinam: você só tem a ganhar se souber cultivar maturidade nos gastos e nas relações. Aproveite para alinhar interesses e se conectar com pensamentos mais prósperos. A dica é usar a comunicação com gentileza e consciência, para aprofundar os relacionamentos, encaminhar tarefas e conquistar mais espaço. 

AQUÁRIO 

É tempo de finalizações, em clima de dinamismo. Vênus e Saturno se combinam para favorecer o comprometimento, que pode ser equilibrado com doas doses de autonomia. Não é hora de forçar situações ou gastar energia com confrontos, mas de deixar a vida fluir, confiar, cultivar fé e inspiração. Se o peso das responsabilidades falar mais alto, procure cultivar uma postura profissional, madura e competente. Reserve tempo para os cuidados com a saúde. Momentos de reflexão e recolhimento também são importantes.

PEIXES 

Você pode seguir mais inspirado, disposto a conversar, trocar ideias e atualizar informações. Netuno continua em seu signo, prometendo mais inspiração, romantismo e refinamento. Com o Sol em Gêmeos você pode ativar contatos, introduzir mudanças e resolver o que for possível. É hora de arregaças as mangas e agir! Porém, cuidado com exageros nos gastos e na vida amorosa. Invista no critério, no comedimento, na atenção e na objetividade para que possa aprimorar suas sensíveis inspirações.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo. Siga também  o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 22 de maio de 2022

Publicados

em

Por

source
O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente

ÁRIES

O período é de fechamento e conclusões, com a Lua na fase minguante. Procure manter-se aberto e receptivo, cultivar sentimentos elevados, encantar-se com as artes e tudo o que é belo. Júpiter se alinha com Sol e Mercúrio, é tempo de concluir assuntos, finalizar o que for possível. Porém, cuidado para não prometer mais do que pode cumprir. Melhor conter os gastos e diminuir as expectativas. Prefira finalizar o que está pendente. Veja o que em você em sua vida quer alterar, ou mesmo erradicar.

TOURO  

O período é ideal para fechamento, finalizações e conclusões. Com a Lua minguante vale reservar mais tempo para ficar sozinho, investir no recolhimento e na introspecção. Cresce a sensibilidade, a inspiração e a intuição. Evite acumular compromissos, cuidado com excessos e exageros. Em momentos de silêncio pode ter ideias, compreensões e insights. Muitos aprendizados em parcerias e na forma como se relaciona com as pessoas estão em pauta. Evite medir forças, procure voltar a atenção para si mesmo.

GÊMEOS 

Aproveite a Lua minguante para meditar e tranquilizar sua mente, que é sempre tão acelerada. Exercite a comunicação não violenta, mais calma, pacífica e afetuosa. É tempo de refletir sobre seus valores, sua autoestima e seu merecimento. Procure também cuidar de si mesmo, ao invés de projetar carências e expectativas. Mercúrio segue retrógrado e se alinha com Júpiter, cuidado para não exagerar nas promessas e em mil assuntos ao mesmo tempo. É bom passar mais tempo em recolhimento, para reflexões e revisões. 

CÂNCER 

Análises, balanços, finalizações e conclusões estão em pauta. Com o início da Lua minguante resolva assuntos que o incomodam com tato, compaixão e receptividade, sem forçar situações. A preferência para atitudes mais ponderadas e práticas, sem pressa. Você pode também promover uma verdadeira desintoxicação emocional e livrar-se do peso de experiências passadas. Busque inspiração contemplando a natureza, ouvindo boa música e em tudo o que possa proporcionar encantamento. A intuição fica ainda mais afiada.

Veja Também:  Iniciativa estadual financia startups lideradas por mulheres em SC

LEÃO

Melhor deixar a teimosia de lado, está mais fácil abrir a mente e cultivar generosidade. Aproveite para ter mais cuidado e diplomacia ao se relacionar. Procure manter-se tolerante e flexível ante as situações. Vale também cuidar da sua energia, pegar mais leve e evitar tarefas extenuantes. Prefira encarar tudo com bom humor, sair de cena para evitar conflitos. A Lua minguante ingressa no sensível signo de Peixes, ensinando que a compaixão e o amor são sempre o melhor caminho.

VIRGEM 

Bom período para cultivar os laços de afeto e dar mais atenção às pessoas que ama. A Lua ingressa em Peixes e todos ficam mais suscetíveis, qualquer desentendimento pode ser dissolvido com palavras cordiais e solidárias. Fale com o coração, aproveite para cultivar mais inspiração, intuição e sensibilidade. Mercúrio segue retrógrado, pedindo revisões. Vale deixar de lado assuntos confusos, redobrar o cuidado em tarefas que exigem concentração. É tempo de dar asas à fantasia e à imaginação. 

LIBRA

Esteja aberto para dialogar, mas evite posturas desanimadoras. A lição do momento é evitar disputas, controlar o orgulho, a rigidez e o pessimismo para dar lugar ao entendimento. Quanto mais generosidade e leveza, melhor. Procure agir com boas doses de sensibilidade para respeitar as limitações dos outros. Procure descansar mais, respeitar seus limites e os limites dos outros também. Com a Lua em Peixes, aproveite para cultivar pensamentos e ideais elevados, sentimentos mais solidários a altruístas. 

ESCORPIÃO 

A dica é cultivar compaixão, empatia e sensibilidade para promover o entendimento. Assim fica mais fácil evitar as atitudes agressivas e os radicalismos. A vantagem vai para quem consegue cultivar leveza e gratidão, abrir o coração, relevar, compreender e perdoar. Com a Lua em Peixes, cresce a sensibilidade e a inspiração. O contato com a natureza a água, ou momentos de recolhimento e meditação ficam favorecidos. Conte com intuição para perceber o que deve ser finalizado e deixado para trás.

SAGITÁRIO  

É importante cultivar diplomacia. Mercúrio segue retrógrado e se alinha com Júpiter, é tempo de mal entendidos. Esteja aberto para dissolver conflitos com o diálogo generoso. O antídoto é a leveza e o bom humor. Procure cuidar de sua energia: alimentar-se com leituras inspiradoras, buscar informações, notícias e a companhia de pessoas positivas. Massagens, música, incenso, velas, cristais, terapias, um banho com ervas ou essências, tudo o que possa equilibrar e restaurar sua força é bem-vindo. 

Veja Também:  Mulheres repudiam golpe militar de 1964 nas redes sociais

CAPRICÓRNIO  

É aconselhável buscar leituras, informações e companhias inspiradoras. Mercúrio continua retrógrado, é bom ganhar tempo para pesquisar informações e obter clareza. Ainda bem que a Lua ingressa no sensível Peixes para mostrar o caminho da empatia, da compaixão, do amor e da solidariedade, que são sempre curativos. O romance e as atividades artísticas são bem-vindos. É tempo de cultivar a fé e a receptividade. De surfar com a vida e deixar que tudo siga seu curso natural. Tudo deve ser feito com calma e sem pressa. 

AQUÁRIO 

É importante equilibrar trabalho e descanso. Procure relaxar mais, descontrair-se, investir em seu bem-estar físico e emocional. Que função tem o prazer em sua vida? Quanto tempo reserva para o lazer? A Lua caminha em Peixes, estimulando atividades ligadas às artes, as práticas espirituais, a fantasia e a imaginação. Bom período para cultivar a paz interior, a quietude, para deixar tudo fluir com naturalidade. Evite forçar situações. Acolha o que vier, procure encarar a vida com gratidão e amor. 

PEIXES 

Imaginação e inspiração ganham destaque. A Lua transita agora em seu signo, indicando mais sensibilidade. Vale reservar tempo para ficar sozinho, dar asas à imaginação, meditar, cultivar uma postura mais contemplativa. Evite agora atitudes impulsivas, pressa, correria e agressividade. Procure respeitar seus limites energéticos. Desta forma pode recuperar seu equilíbrio, conectar-se com seu coração e com as dimensões mais elevadas. Ouça muita música, um pouco de encantamento tornará seu dia mais vivo.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana