conecte-se conosco


Política MT

Claudinei comemora a convocação de aprovados nos concursos públicos da PJC e Politec

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) ficou satisfeito com a convocação de 30 classificados ao cargo de delegado para a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), na última quinta-feira (9), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) pelo Poder Executivo de Mato Grosso. Também, foi divulgado o chamamento de aprovados às funções de papiloscopista e técnico de necropsia para ocuparem 48 vagas disponíveis nas unidades da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) dos polos regionais de Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra. 

O parlamentar alega que, desde o início do seu mandato na Assembleia Legislativa, defende a nomeação dos aprovados nos concursos públicos da área da segurança devido ao déficit de servidores nas instituições públicas de Mato Grosso. “Tivemos uma notícia importante do governo estadual, com a convocação de aprovados dos concursos públicos para delegados da PJC e novos servidores para atender as unidades da Politec. Agradeço ao secretário da Seplag [Secretaria de Gestão e Planejamento de Mato Grosso], Basílio Bezerra, que trabalhou muito nisso. Ainda continuamos na luta por mais reforço de profissionais para melhorar o quantitativo de pessoal nas instituições da segurança pública de Mato Grosso. Ainda não chegamos na quantidade ideal”, declara o parlamentar. 

Déficit 

O parlamentar, que visitou os polos regionais da Região Integrada de Mato Grosso (Risp), em 2020, como presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Casa de Leis, explica que foi feito o levantamento para identificar as principais necessidades das forças de segurança pública. “Visitamos todas as instituições de segurança pública dos polos regionais. Para a nossa surpresa, há uma necessidade muito grande de novos servidores, principalmente nas polícias civil e militar, que não têm concursos há anos. Mas já estamos no aguardo do lançamento dos editais de concursos nesse semestre, conforme anunciado pelo governo de Mato Grosso”, comenta Claudinei. 

Veja Também:  Após indicações de deputada, governo publica edital para credenciamento de peritos e médicos legistas em 17 cidades

Em relação à Politec, ele conta que, além do déficit de profissionais, há uma situação preocupante que é a necessidade de reforma nos prédios das unidades do interior pertencentes à instituição. “Ainda bem que serão 24 papiloscopistas e 24 técnicos de necropsia. Sabemos que ainda é preciso de mais servidores. Mas sabemos também que agora será um alívio para aqueles que já estão na ativa e reivindicaram o reforço de pessoal”, detalha o parlamentar. 

“Estou muito feliz, sempre acreditei neste momento. Quero agradecer a todos os que não desistiram e lutaram por essas nomeações, o grupo da comissão, vereadores, deputados, enfim, muito obrigada. Pretendo ficar em Sinop e estou animada para começar a trabalhar. Essas novas nomeações serão um reforço importante para a área da segurança, em especial no interior, porque a necessidade é maior. Precisamos de mais servidores, e por isso vamos continuar cobrando o Estado”, posicionou Fabrícia Viêro Wisniewski, convocada ao cargo de papiloscopista no polo regional de Sinop. 

Nomeação

 Os aprovados serão empossados ao cargo de delegado nos próximos 30 dias, sendo que ainda terão que passar pelo processo de formação técnica na Academia da PJC para executar os trabalhos. Logo que finalizar a capacitação, serão definidas as unidades que serão lotados, de acordo com a decisão do Conselho Superior da instituição. 

Veja Também:  Silvio Fávero quer isenção de Guia de Trânsito Animal às APAE’s

Com os polos regionais definidos para receber os aprovados da Politec, será preciso que os convocados confirmem até o dia 17 de setembro, às 13h, na sede da Politec de cada polo regional, o município que pretendem assumir o cargo, sendo que a escolha será feita de acordo com a ordem de classificação. 

Outros concursos – Para os aprovados de concursos públicos dos sistemas penitenciário e socioeducativo, Delegado Claudinei adianta que já tem uma agenda na Secretaria da Casa Civil de Mato Grosso, nesta terça-feira (14), com outros parlamentares para tratarem sobre a valorização salarial dos servidores dessas instituições. “Buscaremos atualizar as informações sobre as possíveis nomeações dos aprovados dessas instituições da segurança pública e do andamento da construção dos novos prédios do Socioeducativo nos polos regionais de Mato Grosso. Continuamos na luta e acompanhando”, manifesta Claudinei.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

Política MT

Deputado cobra obra com 3 mil dias de atraso

Publicados

em


Foto: Fernanda Trindade

O deputado Ulysses Moraes (PSL) realizou uma fiscalização, na última sexta-feira (24), nas obras paralisadas da Escola Técnica de Sorriso. Na ocasião, o parlamentar acompanhado pelo vereador de Sorriso, Diogo Kriguer, colocou no local uma placa chamando a atenção para os 3.382 dias de atraso nessa construção. Moraes pede por uma solução urgente dessa situação.

“Esse é mais um elefante branco no estado de Mato Grosso. Infelizmente, uma obra que beneficiaria a educação no município de Sorriso está com obras paradas há mais de 10 anos. Isso é triste. A população precisa de uma resposta e de uma solução. Por isso, colocamos a placa como uma forma de cobrar o governo de Mato Grosso e mostrar para o cidadão a verdadeira situação dessa construção”, disse Moraes. 

De acordo com o Geo Obras, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), o início da obra ocorreu em outubro de 2010, com um prazo inicial de 360 dias para conclusão. Porém, em junho de 2013, a obra foi paralisada por rescisão contratual e dessa forma permanece até os dias de hoje. E vale ainda ressaltar que o valor total dessa construção em Sorriso é de R$ 5.914.035,57. 

Veja Também:  Após indicações de deputada, governo publica edital para credenciamento de peritos e médicos legistas em 17 cidades

O projeto original prevê a construção de 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas, quadra poliesportiva, biblioteca, centro de convivência com refeitório, além de salas para os setores administrativos e pedagógicos, totalizando 5.537 m² e com capacidade para atender 2,5 mil estudantes.

“Essa obra tem que ter uma solução. Eu e o vereador Diogo Kriguer fiscalizamos e vamos deixar a placa lá e iremos pedir esclarecimentos ao governo de MT. O cidadão do município de Sorriso precisa ter mais detalhes sobre a construção, saber se tem nova data para retomada da obra e data para entrega. São milhões em investimento que precisa de uma conclusão. Vamos continuar fazendo firmes cobranças por uma conclusão”, finalizou o deputado.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Dal Molin indica aquisição de carreta tanque para combate a incêndios florestais

Publicados

em


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Vegetação abundante, longo período de estiagem e altas temperaturas. Esses fatores associados à ação humana são responsáveis pela devastação anual de milhares de hectares de florestas, além da morte de um número imensurável de animais. 

Os danos ambientais só não são maiores graças à intervenção do Corpo de Bombeiros e de brigadistas, esses últimos contratados de forma emergencial para atuar nos municípios de maior incidência de queimadas.

Para fortalecer o trabalho desses profissionais, o deputado Estadual Xuxu Dal Molin (PSC) oficializou, por meio da Indicação 6582/2021, a necessidade da aquisição de uma carreta tanque com capacidade de 30 mil litros de água.

 Protocolado no dia  22, o documento foi encaminhado ao governo do estado, com cópia ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Alessandro Borges Ferreira.

Na indicação constam, ainda, a necessidade da aquisição de bombas modernas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros, equipamentos utilizados por equipes terrestres e também do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

Veja Também:  Silvio Fávero quer isenção de Guia de Trânsito Animal às APAE’s

“Graças ao esforço conjunto do poder público, entidades do setor produtivo e a sociedade como num todo, conseguimos reduzir o número de focos de queimadas em Mato Grosso. No entanto, isso não significa que podemos descansar. O trabalho preventivo precisa ser feito de forma contínua, assim como os investimentos em modernização”, avalia Xuxu Dal Molin.

Redução – Entre o período que compreende 1º de janeiro a 23 de agosto de 2021, Mato Grosso havia registrado 344 focos de calor. O número representa uma redução de 92,63% se comparado com igual período do ano anterior, quando foram identificados 3.773 focos.

Os dados são referentes a um levantamento feito pela plataforma BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e imagens do satélite Sentinel-2.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana