conecte-se conosco


Barra do Bugres

Com apoio da Funai, Unidade de Referência Tecnológica do Café é implementada em aldeia de Barra do Bugres

Publicados

em

Indígenas do povo Umutina da aldeia Massepô, localizada no município de Barra do Bugres (MT), receberam mudas de café clonal doadas pelo governo do estado para a implantação da 1° Unidade de Referência Tecnológica (URT) do Café em aldeia da baixada cuiabana. O projeto conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e tem o objetivo de fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do café como atividade sustentável de geração de renda às comunidades.

A iniciativa faz parte do Programa Mato Grosso Produtivo-Café, executado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A URT possui área de um hectare e serve para monitorar a adaptação do café na região, com o intuito de expandir a cultura do produto no estado.

O cacique da aldeia Massepô, Felisberto Cupudunepá, destaca que o plantio do café é uma importante alternativa de renda para a comunidade. “O café tem uma boa produtividade e durabilidade, e seu cultivo é menos trabalhoso se comparado a outras culturas”, acrescenta a liderança.

Ainda segundo Felisberto, toda a aldeia está envolvida no projeto e segue empenhada nos trabalhos. “O caminho é esse, primeiro buscar conhecimento, trabalhar, e aos poucos ampliar a área de cultivo”, destaca. De acordo com o cacique, a pretensão é alcançar, nos próximos dois anos, a produção de mais de 30 mil pés de café.

O café clonal é uma técnica desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do estado de Rondônia. Os clones, oriundo de mudas selecionadas, são produzidos por um processo de hibridação, fruto do cruzamento de duas espécies de café, Conilon e Robusta. Além de boa produtividade e resistência a doenças, o produto apresenta características como maturação igualada dos frutos, aspecto que melhora a produção e a qualidade dos grãos.

Assessoria de Comunicação/Funai

 

Veja Também:  Boletim informativo do Covid-19 em Barra do Bugres em 06 de abril 2021

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Dr. Leonardo se reuni com Major Sávio comandante da 12º Cia de Barra do Bugres

Publicados

em

Durante esta semana o Deputado Federal Dr. Leonardo esteve em Barra do Bugres e na ocasião, realizou várias reuniões de grande importância para o futuro do município.

A Associação Comercial de Barra do Bugres, por meio do Presidente Iandro Almicci fez questão de acompanhar e participar de vários desses encontros. Entre essas reuniões, ocorreu uma de relevância para todos, na qual era tratado a segurança pública.

Nessa reunião, esteve presente o Major Sávio, comandante da 12ª CIA de Polícia Militar. Com a presença do Major, foram discutidos relações de investimentos, efetivos e das ações de combate ao crime realizado pela PM.

Por fim, o Deputado Dr. Leonardo parabenizou as ações de sucesso, principalmente ao solucionar e prender suspeitos pelos inúmeros roubos a caminhões de cargas na região.

Comentários Facebook
Veja Também:  Livro com fotos e poemas sobre Tangará da Serra será apresentado no Chile
Continue lendo

Barra do Bugres

ACIBB e vereadores se reúnem com prefeito Dr. Divino em busca de melhorias para o Comércio

Publicados

em

A ACIBB, na figura de seus representantes, sobretudo na figura do presidente Iandro Almicci reuniram-se nesta quarta-feira (23) no gabinete do prefeito para abrir diálogo com pautas relativas aos comerciantes. Estiveram presentes o Prefeito Dr. Divino (PDT) e os vereadores Junior Chaveiro e Ney da Saúde.

Uma das pautas destacadas foi o aumento de casos de Covid-19 no município, mesmo com as restrições aplicadas via decreto, o que de fato isenta os empreendedores de nossa cidade. Além disso, buscou-se uma parceria da Associação comercial com o Executivo Municipal para a realização de algumas ações de melhorias que visam a revitalização da fonte da Praça Eliazário Arantes (frente ao Banco do Brasil) e dos preparativos e enfeites para o natal em nossa cidade.

Comentários Facebook
Veja Também:  Arquivo Público reúne gestores e líderes de documentos do Estado
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana