conecte-se conosco


Política MT

Comissão dá continuidade a discussões para prevenção e combate a incêndios do Pantanal

Publicados

em


Foto: Ronaldo Mazza

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (3), mais uma reunião para discutir as medidas de prevenção a incêndios que estão sendo adotadas no estado.

Segundo a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Jusciery Rodrigues Marques, embora Mato Grosso ainda figure em primeiro lugar no ranking de focos de calor registrados de janeiro a agosto de 2021, houve redução de 22,9% do número de registros, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação aos focos de calor registrados no Pantanal mato-grossense, a redução foi de 90,54%. 

“Esse é um número bem expressivo. O Corpo de Bombeiros tem intensificado as ações no bioma Pantanal para que não aconteça o mesmo incidente do ano passado. Apesar da seca expressiva, estamos conseguindo controlar a questão da degradação ambiental e fazendo monitoramento dos focos de calor”, frisou.

Em todo o estado, o Corpo de Bombeiros conta com 400 militares e brigadistas e 78 instrumentos de resposta para conter ilícitos ambientais, entre quartéis, equipes de intervenção apoio operacional e brigadas municipais, estaduais e descentralizadas, sendo 10 somente na região do Pantanal. Além disso, segundo Jusciery, foram realizadas capacitações de militares e membros das comunidades locais para atuarem na prevenção e combate a incêndios.

Veja Também:  Proposta de Cattani prevê o uso de gado como garantia para financiamento

Poços artesianos – A necessidade de perfuração de poços artesianos em municípios localizados na região do Pantanal foi um dos temas discutidos durante a reunião. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Carlos Avallone (PSDB), anunciou que irá solicitar que a Assembleia Legislativa destine parte do seu duodécimo para a construção de poços. 

Em nome do senador Wellington Fagundes (PL),  a assessora Justina Fiori informou que o parlamentar conseguiu R$ 3 milhões para a compra de uma perfuratriz e que busca mais recursos para auxiliar os municípios na perfuração de poços.

Terras indígenas – O vereador de Poconé Dudu Carrapato (PSDB) questionou a atuação do Corpo de Bombeiros Militar para conter incêndios em terras indígenas. Em resposta, Jusciery explicou que a equipe só pode entrar nas áreas indígenas com autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai), mas disse que foram realizadas capacitações em algumas tribos.

O deputado Gilberto Cattani (PSL) destacou a importância da medida e relatou ter sido procurado por representantes da etnia Umutina, de Barra do Bugres, que solicitaram a criação de uma brigada de incêndio em sua aldeia. O parlamentar também defendeu que a Assembleia Legislativa contribua com a capacitação de indígenas e aquisição de equipamentos para combate a incêndios.

Veja Também:  Deputado Romoaldo Júnior é eleito presidente da CFAEO

Caminhões-pipa – O comandante da Defesa Civil do estado, coronel Cesar Brum, afirmou que os municípios devem enviar seus planos de ação para combate a incêndios e que demandas como aquisição de caminhões-pipa serão atendidas pela pasta.

Baias – Carlos Avallone também anunciou que irá propor a criação de um comitê de crise para analisar as obras que seriam feitas emergencialmente no período de seca e não foram concluídas. “Vamos criar esse comitê para que possamos ter ação mais imediata com relação às baías”, explicou.

Também participaram da reunião o representante do Corpo de Bombeiros, coronel Pereira, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Cuiabá, Poconé e Cáceres, Vicente Falcão, Raul Costa Neto e Ida Beatriz, respectivamente, além de representantes de pantaneiros.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

Política MT

Faissal visita Barra do Bugres, recebe título e doa uma tonelada de ração

Publicados

em


Foto: Carol Coutinho / Assessoria de Gabinete

O deputado estadual Faissal Calil (PV) esteve nesta quinta-feira (16) em Barra do Bugres, onde recebeu, na Câmara Municipal, o título de cidadão barrabugrense, homenagem feita pelo vereador Professor Lennon Ferreira (Podemos). Na cidade, o parlamentar aproveitou ainda para visitar entidades e uma aldeia indígena, além de fazer a doação de uma tonelada de ração para uma associação de defesa dos animais.

Em seu discurso de agradecimento, destacou a importância de Barra do Bugres para Mato Grosso e enumerou diversas ações feitas em seu mandato para o município. O deputado ressaltou ainda que os vereadores  barrabugrenses tem atuado de forma exemplar, e que, enquanto estiver na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), irá lutar para atender todas as demandas locais que chegarem em seu gabinete.

“Fiquei muito feliz em ganhar esse título, porque escolhi Mato Grosso para viver. Vim do Rio Grande do Sul e minha família escolheu esse estado. Hoje, estou na política buscando retribuir tudo o que essa terra já fez por mim. Pauto minha atuação como parlamentar, tenho atuado de forma firme para que essa cidade se desenvolva e cresça ainda mais. Defendi, por exemplo, que o Hospital Regional não fosse retirado daqui, entre outras ações”, apontou o deputado.

Veja Também:  João Batista cria CPI da Previdência na Assembleia Legislativa

Após as homenagens, Faissal foi até a Associação de Protetores dos Animais da cidade, onde fez a doação de uma tonelada de ração. Também esteve na sede da APAE do município, onde conheceu as instalações da entidade. O deputado terminou a viagem a Barra do Bugres com uma visita a Aldeia Indígena Umutina.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Várzea Grande e Acorizal podem ser beneficiados com indicações

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou duas indicações no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), durante última sessão plenária realizada na última quarta-feira (15) para o município de Várzea Grande, a intenção segundo o parlamentar é melhorar a parte da infraestrutura onde ficam localizadas diversos cidadãos da comunidade da zona rural e também do bairro da Manga.

A primeira Indicação n° 6299/21 encaminhada ao prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, com cópia ao secretário Municipal Viação e Obras Públicas, Luiz Celso de Morais, propondo a necessidade de pavimentação asfáltica na Rua da Paz, travessa João Celestino e na Rua Gonçalo Gomes, que fica localizada no bairro Manga em Várzea Grande.

O prefeito também recebeu a Indicação de n° 6304/21, com cópia ao secretario Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, propondo a necessidade de instalação de placas de sinalização e redutores localizados e diversas vias do bairro Manga do município.

Acorizal – Para as comunidades da zona rural, de Acorizal (distante 69 km de Cuiabá) o deputado apresentou a Indicação n° 6303/21 ao governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), com cópia ao secretario de infraestrutura e Logística Marcelo de Oliveira, justificando a necessidade de viabilizar a implantação de placas nas margens da rodovia MT-010, indicando as comunidades da zona rural, do município.

Veja Também:  Proposta de Cattani prevê o uso de gado como garantia para financiamento
Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana