conecte-se conosco


Mulher

Como o ciclo menstrual interfere no humor e comportamento

Publicados

em


source
Como o ciclo menstrual interfere no humor e comportamento
Reda

Como o ciclo menstrual interfere no humor e comportamento

Que a tensão pré-menstrual (TPM) causa mudanças nos sentimentos e emoções no fim do ciclo menstrual, todo mundo sabe. Mas todo o período, que dura cerca de 28 dias, tem alterações nos níveis hormonais que mexem com o humor e comportamento feminino. Saiba como essas transformações acontecem em cada fase do ciclo!

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Primeira fase: menstruação

Nos primeiros cinco a sete dias, os hormônios estão em baixa, isso porque os atuam para construir um ambiente favorável para uma gestação. Desse modo, o sangramento encerra esse processo eliminando toda essa preparação dos hormônios. Assim, apesar das cólicas, dores de cabeça, e outros sintomas, as sensibilidades diminuem, como nas mamas, bem como as gengivas podem inflamar, além disso, o inchaço causado na TPM começa a diminuir, mesmo que ainda incomode, já que o útero começa a ficar menor.

Veja Também:  MC Soffia lança novo single: "Meu lugar de fala"

Segunda fase: preparação da ovulação

Nesse momento ocorre o período fértil, em que o estrogênio aumenta junto com a testosterona, preparando o óvulo para ser liberado do ovário e, consequentemente, ocorrer a fecundação. Para isso, os hormônios juntos deixam a mulher mais bonita, confiante, determinada, feliz e com a autoestima lá em cima. Bem como deixa a memória mais afiada e a criatividade em alta. Além disso, os fatores principais nessa fase é a libido e tesão, deixando-a pronta para o sexo e, assim, para uma possível gestação (objetivo principal da ação dos hormônios), com isso, a vagina estará mais lubrificada. 

Terceira fase: TPM

Leia Também

Após o período fértil, o estrogênio cai e outro hormônio toma conta: a progesterona. Ele é responsável por toda a preparação do útero, ou seja, com revestimento e irrigação do endométrio para o desenvolvimento do bebê. Nesse momento, junto com a ação do estrogênio (que sobre um pouco o nível), aumenta a capacidade do pulmão (ótimo período para praticar esportes), queimando mais calorias e deixando o corpo menos dolorido. Contudo, caso não ocorra a fecundação, todos os hormônios sofrem uma queda, o que prepara o corpo para eliminar toda a preparação para a gravidez, causando instabilidade do humor, inchaço, dor de cabeça e outros diversos sintomas pré-menstruais.

Veja Também:  Mulher é impedida de entrar em festa devido ao peso: "Nada de garotas grandes"

Lidando com humor e comportamento diferentes

O resumo da obra é que o corpo muda conforme os hormônios mudam. Para lidar com as transformações de humor e comportamento, primeiro, é preciso entender o seu ciclo pessoal, já que cada mulher tem um ciclo único – é importante anotar tudo que ocorre para analisá-lo. Segundo, aproveite os momentos! É comum encontrar mulheres que querem acabar com a menstruação, tomando pílulas para controlar, mas é essencial entender que é um processo natural.

LEIA TAMBÉM

  • Quem é você na TPM? Descubra como cada signo fica nesse período
  • Como a vaporização do útero pode ajudar no emocional e físico
  • Ciclo menstrual e as fases da lua: entenda a relação

    Fonte: IG Mulher

    Comentários Facebook
    Propaganda

    Mulher

    Horóscopo do dia: previsões para 25 de setembro de 2021

    Publicados

    em


    source
    mandala
    Marcelo Dalla

    mandala

    ÁRIES 

    A Lua se combina com Marte no início do dia, indicando uma manhã mais dinâmica. Aproveite para adiantar o que for possível! Você pode clarear dúvidas, obter informações, tomar iniciativas importantes. A Lua cheia ingressa no sensível Câncer no fim da tarde e o clima fica mais intimista. Além disso, o Sol segue em Escorpião: os processos de cura, transformação e renascimento estão em destaque. Aproveite para cuidar bem de si mesmo e de seu equilíbrio emocional para que tudo ocorra bem no mundo lá fora. 

    TOURO 

    A Lua segue em Gêmeos, beneficiando os aprendizados, a expressão de ideias e de sentimentos. Fica mais fácil cultivar leveza e bom humor. Enquanto isso o Sol segue em Escorpião, signo oposto ao seu: parcerias e relacionamentos ganham em evidência. Atenção para evitar enganos e decepções! Vênus desafia Netuno, pedindo mais pesquisas e aprofundamentos, para que não aceite “gato por lebre”. Já à noite, com a Lua no sensível Câncer, procure estar próximo de quem ama e oferecer apoio às pessoas mais queridas. 

    GÊMEOS 

    Período bom para pesquisas, estudos e investigações. O Sol segue em Escorpião, favorecendo a determinação para aprofundamentos. Cuidado para não assumir mais compromissos do que pode dar conta, prometer o que não pode cumprir ou deixar passar detalhes importantes nos intercâmbios. No período da manhã a Lua se alinha com Marte, a primeira parte do dia pode ser mais produtiva. No fim da tarde a Lua ingressa em Câncer, dá vontade de passar mais tempo com pessoas queridas, de tornar o ambiente que o cerca mais acolhedor. 

    CÂNCER 

    O período da manhã é melhor para iniciativas mais produtivas. A Lua segue em harmonia com Marte e você pode esclarecer dúvidas, encaminhar negociações. No fim da tarde a Lua ingressa em seu signo, vale passar mais tempo em casa, investindo em acolhimento e tudo o que possa alimentar sua alma. Aproveite para refletir: você alimenta seus sonhos? Exerce alguma atividade com inspiração, encantamento, arte, prazer, amor e alma? Caso não, pode buscar conselhos, dialogar e se dedicar a esta descoberta. 

    Veja Também:  5 magias poderosas para conquistar sua alma gêmea

    LEÃO

    O movimento está favorecido pela manhã, com a harmonia de Lua e Marte. Conte com mais fluidez nos intercâmbios, aproveite para colocar as tarefas em dia. Recuperações, curas, transformações e reconstruções estão em destaque. O Sol continua no transformador Escorpião: você pode inclusive retomar algo que havia deixado para trás. Seja por falta de oportunidade, de estímulo ou de determinação.  Continue aberto para deixar o orgulho de lado, ouvir, dialogar, perdoar, relevar.

    VIRGEM 

    Cuidado para não ficar atolado de responsabilidade, é importante respeitar seus limites energéticos. Procure estabelecer prioridades e cultivar perseverança para avançar. Procure também canalizar seus esforços em metas claras e projetos bem estruturados. Quanto mais foco, mais produtivo pode ser o período. Por hoje, a harmonia da Lua com Marte promete mais fluidez e dinamismo pela manhã. Vale programar um novo curso, algo que traga inspiração, novas compreensões e estimule sua imaginação. 

    LIBRA  

    Bom dia para encaminhar os negócios e propor conciliações. Mercúrio segue direto em seu signo favorecendo contatos, divulgações, estudos e negociações. Fica mais fácil conhecer pessoas que podem abrir novas portas. Porém, cuidado com ilusões e enganos, evite julgar pelas aparências! Com o Sol em Escorpião, aproveite para pesquisar melhor, mergulhar mais fundo em qualquer assunto. Momentos de introspecção também são bem-vindos, favorecem o contato com a intuição para compreensões profundas. 

    Leia Também

    Leia Também

    ESCORPIÃO 

    Você pode aproveitar o momento para fazer contatos, reuniões, encaminhar negócios e pendências. Reuniões, encontros, conversas e acordos estão favorecidos. Principalmente pela manhã. O Sol segue em seu signo, indicando mais confiança e força para que possa promover curas e transformações em sua vida. Novas oportunidades podem chegar após seu aniversário. As relações mais íntimas também ficam favorecidas. A Lua ingressa no acolhedor Câncer no fim da tarde, inspirando mais sensibilidade e acolhimento. 

    Veja Também:  4 truques simples para descomplicar a maquiagem!

    SAGITÁRIO 

    A aproveite para fazer bons contatos, expandir sua consciência com leituras, estudos, cursos e assuntos filosóficos. Você pode falar com quem for preciso para encaminhar tarefas que estavam paradas. Mas você segue agora no final de um ciclo solar. Até seu aniversário, evite acumular muitos compromissos, é importante respeitar seus limites energéticos. As atividades artísticas, as práticas espirituais e os momentos de recolhimento estão favorecidos. O clima de prazer junto às pessoas que ama também pode restaurar suas forças. 

    CAPRICÓRNIO

    O período da manhã tem potencial mais dinâmico e produtivo. Lua e Marte combinam forças para favorecer a curiosidade, o movimento e as iniciativas. Procure inspirar-se com tudo o que alimenta a alma, assim pode compreender mais os outros e estreitar os laços em suas relações e parcerias. Você pode também promover transformações necessárias em sua vida, abrindo-se para novos modelos. O Sol segue em escorpião, evidenciando o que deve ser curado, finalizado e transmutado. É tempo de limpezas e curas.

    AQUÁRIO 

    Bom período para esclarecer assuntos, atualizar conversas e intercâmbios. Seu projeto pode ser criativo, original e ousado, mas ao mesmo tempo deve ser bem elaborado, pesquisado e estruturado para que se torne viável e seja postos em prática, com boas estratégias. Esta é a lição de Saturno em seu signo! A Lua ingressa em Câncer no fim da tarde: Aproveite para cultivar o equilíbrio emocional e investir nas relações de afeto. Um convite para atividades mais intimistas, sensíveis e inspiradas.

    PEIXES 

    Os processos de cura, limpeza e desintoxicação continuam em evidência. O Sol segue em Escorpião e pergunta: o que não quer mais para a sua vida? O que deve ser deixado para trás? Período de mais sensibilidade e intuição, bom para aprofundamentos, terapias e pesquisas. Vênus desafia Netuno e pede cuidado com enganos. É bom ganhar tempo para pesquisar melhor antes de fazer investimentos. No início da noite a Lua ingressa em Câncer: dá gosto cuidar da casa e de quem ama. As trocas de afeto ficam beneficiadas. 

    Fonte: IG Mulher

    Comentários Facebook
    Continue lendo

    Mulher

    Outubro rosa: como fica o sexo após o câncer de mama?

    Publicados

    em


    source
    Outubro rosa: como fica o sexo após o câncer de mama?
    Reprodução: Alto Astral

    Outubro rosa: como fica o sexo após o câncer de mama?

    Durante todo o mês de outubro, os conteúdos sobre câncer de mama tomam conta da internet e redes sociais, assim como as luzes cor-de-rosa iluminam as cidades. Falar sobre prevenção, detecção, diagnóstico e tratamento é fundamental para conscientizar e alertar mulheres sobre a doença. Mas e o depois? Uma vez que a mulher é diagnosticada e trata o tumor — por meio da cirurgia — seu corpo muda, impactando diretamente na sua autoestima e vida sexual.

    Segundo a psicóloga Gabriela Daltro, especialista em sexualidade, as mulheres costumam sentir uma alteração da imagem corporal após o procedimento cirúrgico, independentemente de qual seja. “Com isso, será necessário se reinventar no âmbito erótico, que é tão importante para a sexualidade e a qualidade de vida”, destaca.

    A sexóloga salienta a importância do par, em um momento tão delicado, para descobrir esse novo corpo e, junto dele, novas formas de obter prazer. “Algumas dicas que podem ajudar nessa descoberta são apreciar um toque nas mãos, na nuca, aumentar o tempo das preliminares e fazer uma massagem, por exemplo. As possibilidades de prazer vão muito além dos seios”, aponta.

    Veja Também:  MC Soffia lança novo single: "Meu lugar de fala"

    O sexo importa, mas é preciso estar confortável

    Existem outros fatores importantes para a retomada da vida sexual que vão além da estética. É preciso lembrar que passar pelas etapas do câncer de mama afeta também os aspectos psicológicos e hormonais femininos, o que costuma causar estresse e redução da libido. Dessa forma, o autoconhecimento deve ser colocado em questão e o acompanhamento com um psicoterapeuta fornecerá respostas para as principais questões, inclusive às que dizem respeito ao sexo.

    Vale lembrar que não há momento certo para buscar o prazer — seja ele individual ou a dois. Na verdade, o que deve ser considerado na hora de tomar essa decisão é o bem-estar da paciente, suas vontades, disposição e, sobretudo, se estará confortável na relação. Por isso, a situação pede paciência de ambas as partes.

    Experimentando coisas novas

    Leia Também

    Gabriela reforça a importância de estimular o corpo e os sentidos antes da relação e elenca algumas dicas que podem ser úteis para ativar o prazer:

    • Tomem banhos juntos no chuveiro ou na banheira, aproveitando o momento;
    • Abuse de géis e óleos corporais, fazendo massagens e curtindo os toques;
    • Invista em beijos pelo corpo todo, sem pressa ou restrições;
    • Lubrifique-se! Devido às alterações causadas pela doença e tratamento, algumas mulheres podem enfrentar secura vaginal;
    • Sinta-se linda! Escolha uma roupa bonita, arrume-se, peça sua comida preferida… O importante é estar confiante consigo mesma.
    Veja Também:  6 receitas espetaculares de lasanha para o jantar

    ONG Orientavida

    A ONG Orientavida vem promovendo a campanha Pense Rosa, que ajuda mulheres que estão na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) a realizarem mamografias. A cada 12 pulseiras vendidas no site da ONG, a venda é revertida em um combo de diagnóstico de câncer de mama. Até agosto deste ano, 11 mil mamografias foram realizadas. A meta da ONG Orientavida é atingir 15 mil até dezembro de 2021. Participe!

    Fonte: Gabriela Daltro, psicóloga especialista em sexualidade e membro do corpo clínico da plataforma Sexo sem Dúvida.

    Fonte: IG Mulher

    Comentários Facebook
    Continue lendo

    QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

    EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

    Barra do Bugres e Região

    Mato Grosso

    Agronegócio

    Mais Lidas da Semana