conecte-se conosco


Carros e Motos

Conceito elétrico da Seat antecipa futuro modelo da Volkswagen

Publicados

em


Seat El-Born será atração do Salão de Genebra 2019. Conceito é bem próximo do modelo de produção
Divulgação

Seat El-Born será atração do Salão de Genebra 2019. Conceito é bem próximo do modelo de produção

A marca espanhola Seat, uma das subdivisões do Grupo Volkswagen na Europa, acaba de revelar seu novo conceito elétrico para o Salão de Genebra 2019 (Suíça) que começa no próximo dia 7. Feito sob a plataforma MEB, o el-Born antecipa o novo hatch elétrico da VW, que será revelado em meados do segundo semestre, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha).

LEIA MAIS: VW T-Cross 2019: andamos no novo SUV compacto da marca

Apesar de se encaixar como um conceito, o modelo da Seat que será mostrado no Salão de Genebra 2019
é bem parecido com o modelo que sairá da linha de produção. De acordo com a fabricante, o el-Born
é capaz de percorrer até 420 km com a energia derivada de sua bateria de 62 kWh. Com motor de 200 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 7,5 segundos. Há grandes chances do futuro hatch elétrico da VW utilizar a mesma motorização.

O modelo é compatível com os principais terminais de recarga rápida disponibilizados na Europa. Ou seja, com a bateria esgotada, o proprietário poderá carregá-lo até 80% em apenas 47 minutos. O conceito surge montado em grandes rodas aro 20 com design de turbina que, de acordo com a Seat, colaboram para a eficiência aerodinâmica.

Veja Também:  Suzuki GSX-S750 da linha 2022 ganha novas cores entre as mudanças

Entre os equipamentos de conveniência, o el-Born inclui sistema de gerenciamento térmico que pode reduzir o consumo da bateria por parte de ar-condicionado, rádio e outros recursos elétricos. Dessa forma, é possível ganhar mais 60 km de autonomia por meio do resfriamento do módulo. Certamente, um item que será muito apreciado em países frios como a Noruega, onde o mercado de carros elétricos está previsto para crescer 40% em 2019.

LEIA MAIS: Lamborghini Huracan Evo surge em nova versão Spyder

A plataforma MEB que também irá equipar o hatch elétrico da VW tem a característica de maximizar o espaço interno. Julgando pelo design conservador e minimalista do Seat el-Born, podemos dizer que o modelo de produção herdará a maioria dos elementos estéticos do conceito. Destaque para o sistema multimídia de dez polegadas com diversas conectividades.

Além dos recursos elétricos, o primeiro modelo elétrico da Seat também terá nível dois de condução semi-autônoma, com assistente de estacionamento capaz de fazer balizas e parar em vagas perpendiculares.

Veja Também:  Porsche 718 Spyder de youtuber é destruído em incêndio de navio

Salão de Genebra 2019 antecipa o futuro


Futuro hatchback elétrico da Volkswagen será lançado no fim do ano, matando versões do Golf
Divulgação

Futuro hatchback elétrico da Volkswagen será lançado no fim do ano, matando versões do Golf

O futuro elétrico da VW
já deu as caras na África do Sul há alguns meses, com camuflagem pesada. Ainda que seu nome seja desconhecido, o site Autoevolution apurou com fontes ligadas à marca que poderá se chamar Neo, e chegará às lojas ainda em 2019. Por questões de mercado, a Volkswagen irá descontinuar o e-Golf (versão elétrica do hatchback) para não canibalizar suas vendas com o novo compacto.

LEIA MAIS: Skoda Kamiq europeu antecipa características do futuro VW Tarek

Antecipado pelo el-Born no Salão de Genebra 2019
e previsto para ser mostrado em Frankfurt, será o primeiro integrante de uma família de elétricos que terá SUVs, sedã médio e a nova Kombi. A chegada de novos modelos do gênero, entre outros motivos, tem sido motivada pelos incentivos fiscais para modelos elétricos na Europa, onde os carros movidos a combustão tendem a desaparecer gradativamente.

Comentários Facebook
Propaganda

Carros e Motos

O que está por trás do retorno da Abarth ao Brasil? Ouça no podcast

Publicados

em

Pulse Abarth 2023 é o primeiro SUV da marca de esportivos da Fiat no mundo e o primeiro Abarth nacional
Guilherme Menezes/ iG Carros

Pulse Abarth 2023 é o primeiro SUV da marca de esportivos da Fiat no mundo e o primeiro Abarth nacional

O Pulse Abarth é desenvolvido e produzido no Brasil, além de ser o primeiro SUV da marca no mundo. Previsto para chegar no último trimestre do ano, terá concessionários especializados na divisão esportiva, mas sempre dentro de uma Fiat.

Recentemente, pudemos conhecer o Pulse Abarth de perto, mas alguns detalhes ainda não puderam ser revelados. Entre eles, as informações exatas sobre a calibração do conjunto mecânico, bem como detalhes do interior, que estava majoritariamente coberto por mantas, para que ainda não pudesse ser visto.

No nosso podcast de hoje, tivemos uma conversa com o Pedro Silva, que é gerente de marketing de produto da Stellantis , e é o responsável por fazer o retorno da marca Abarth acontecer. Ouça na íntegra, a seguir, o que a divisão Abarth já pôde revelar sobre o novo Pulse esportivo .

Interessante é saber que, conforme for, a Abarth não irá se restringir aos modelos nacionais no Brasil. Poderão trazer os importados também, em determinado momento, conforme apuramos com Pedro. Além disso, a produção do Pulse Abarth não prevê limitações. Logo, o que vai definir quantos serão feitos, e por quanto tempo, será a própria demanda do mercado.

Além do mais, Pedro ressalta o trabalho realizado em cima do modelo. Como o carro é voltado aos entusiastas, destaca a importância de um método mais “artesanal” de desenvolvimento, para alterar o Fiat Pulse , como já conhecemos. Um dos pontos altos é o sistema de escapamento, que foi projetado artesanalmente para alinhar o ronco do motor ao padrão da Abarth.

Quando estivemos com o carro, pudemos notar que a parte de acabamento ainda apresenta muitas das mesmas superfícies plásticas do Fiat Pulse , além do mesmo cluster digital, volante multifuncional e teclas na parte inferior do painel. Algo que se destaca ao condutor é uma interface que mostra a pressão gerada pelo turbocompressor em tempo real.

Veja Também:  BMW Série 5 ganha nova versão mais luxuosa 530e Luxury

O visual é o mesmo da primeira revelação do carro. Conta com para-choques exclusivos, grade colmeia com o brasão do escorpião da Abarth . Além disso, vem com luzes auxiliares na parte inferior do pára-choque, enquanto a traseira traz extrator de ar e dupla saída de escape.

Na tampa do porta-malas está escrito Abarth, em vez do tradicional Fiat , por extenso. Como se não bastasse, destaque para a pintura vermelha que está presente no friso inferior do para-choque dianteiro, capas dos retrovisores e no adesivo Abarth na base das portas. O teto e o defletor traseiro são pintados de preto.

O motor 1.3 turbo e o câmbio automático de seis marchas são os mesmos do Jeep Renegade . Além disso, ao todo, o Pulse Abarth tem os mesmos 185 cv e 27 kgfm do “primo” da Jeep. Entretanto, apuramos que a calibração de toda a eletrônica associada aos componentes mecânicos foi desenvolvida especificamente para o carro.

Ou seja, o Pulse Abarth tem resposta mais imediata no atuador do pedal de aceleração, bem como ganhos de potência e torque em rotações que não são as que geram os picos de rendimento. O resultado é uma aceleração até 100 km/h em 8 segundos e máxima que supera os 210 km/h.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Volvo inaugura novo ponto de recarga rápida no interior de São Paulo

Publicados

em

Novo eletroposto da Volvo é parte da estratégia de expansão da infraestrutura elétrica da marca sueca
Divulgação

Novo eletroposto da Volvo é parte da estratégia de expansão da infraestrutura elétrica da marca sueca

Visando cumprir seu compromisso com a infraestrutura de eletrificação no Brasil, a Volvo inaugura mais um carregador elétrico, desta vez, a cidade de Avaré localizada a 270 km da capital paulista, foi a escolhida para receber o eletroposto.

“A Volvo entende que seu compromisso com a eletrificação vai muito além de apenas disponibilizar o veículo 100% elétrico. Há toda uma preocupação com infraestrutura em estradas até porque hoje somos líderes do segmento de elétricos e esse investimento é uma maneira de passar mais segurança e comodidade para todos os nossos clientes”, garante Luis Rezende, head da Volvo Car Latam Hub.

 O plano de expansão da estrutura de recarga da Volvo é composto de cinco etapas, e atualmente está na primeira etapa, que visa instalar 13 eletropostos de carga rápida em rodovias nos estados de São Paulo e Minas Gerais, e deverá ser finalizado ainda este ano, segundo a fabricante. O eletroposto de Avaré está localizado no km 247 da Rodovia Castello Branco e contará com carregadores fornecidos pela Enel e Weg , e irá beneficiar além de moradores da região, quem viaja para Presidente Prudente, Bauru, e outras cidades próximas.

Enquanto os carregadores rápidos são exclusivos para carros elétricos, a Volvo também instalou carregadores do tipo Wallbox, que podem ser utilizados tanto por carros elétricos e híbridos, mas no caso dos elétricos, realizam a recarga de forma mais lenta.

Segundo a Volvo , nessa primeira fase do projeto de corredores elétricos, serão investidos cerca de R$ 10 milhões, e os primeiros postos elétricos foram instalados em Caiati (SP), no km 500 da Rodovia Régis Bittencourt, entre São Paulo (SP) e Curitiba (PR) e o segundo em São Sebastião (SP) próximo à Marina, na Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, ligando a capital ao Litoral Norte.

“Temos a ambição de conectar todo o Brasil por meio de corredores elétricos. Estamos sendo protagonistas da transformação porque acreditamos nos carros elétricos e esse investimento significativo que estamos fazendo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos.”, destaca Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil.

A recarga é gratuita, para proprietários de modelos Volvo ou de outras marcas. Visando evitar interrupções no funcionamento, o eletroposto é monitorado 24 horas através de câmeras e dados do carregador.

Para proporcionar uma experiência mais fácil ao usuário, todos os carregadores da Volvo estão disponíveis no Waze , com o nome: Eletroposto Carga Rápida Volvo.

O planejamento da Volvo é cobrir 3.250 km saído de São Paulo, conectando a cidade à Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Baixada Santista e Litoral Norte. Cada carregador tem capacidade para fornecer energia para dois veículos de forma simultânea.

“Estamos proporcionando aos proprietários de veículos elétricos a possibilidade de fazerem viagens interestaduais com seus veículos. Todos os carregadores serão instalados em locais de parada e conveniência, com segurança e comodidade para que as pessoas possam deixar seus carros carregando enquanto almoçam, jantam ou simplesmente fazem a parada para um cafezinho”, explica Rafael.

Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de carregar um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos.

As próximas rodovias que receberão os carregadores rápidos são:

– Cajati (SP) – Rod. Regis Bittencourt – Instalado

– São Sebastião (SP) – Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo – Instalado

– Avaré (SP) – Rod. Castello Branco – Instalado

– Botucatu (SP) – Rod. Marechal Rondon

– São Carlos (SP) – Rod. Washington Luiz

– Porto Ferreira (SP) – Rod. Anhanguera

– Uberlândia (MG) – BR-050

– Cambui (MG) – Rod. Fernão Dias

– Oliveira (MG) – Rod. Fernão Dias

– Itaipava (RJ) – Rod. Washington Luiz

– Cubatão (SP) – Rod. Dos Imigrantes

– Ubatuba (SP) – Rod. Oswaldo Cruz

– Jacareí (SP) – Rod. Presidente Dutra

Eletroposto Volvo Avaré (SP) Localização

Rod. Pres. Castello Branco, km 247 – S/N – Zona Rural, Avaré – SP, 18705-050

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana