conecte-se conosco


Religião

Convênio firmado pelo Governo destina R$ 6,6 milhões para o médio-norte Barra do Bugres não participa

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso firmou um convênio com a concessionária de energia elétrica do Estado (Energisa), que prevê a aplicação de R$6,6 milhões em ações de eficiência energética nos órgãos públicos estaduais, e em sete municípios do médio-norte. A assinatura aconteceu na tarde desta segunda-feira (02/03), no Palácio Paiaguás.

O acordo foi assinado pelo governador Mauro Mendes, pelo presidente do MT Participação e Projetos S/A, Wener Santos, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o diretor-presidente da Energisa, Riberto José Barbanera, o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e os prefeitos dos municípios contemplados.

O projeto possibilitará a troca da iluminação pública para lâmpadas mais econômicas das cidades de Nova Marilândia, Arenápolis, Nortelândia, Santo Afonso, Denise, Nova Olímpia e Alto Paraguai. 

O governador ressaltou a importância de ações que melhoram não só a eficiência, como a qualidade da iluminação pública nas cidades, e agradeceu a todos os envolvidos, principalmente ao presidente da Energisa, que atendeu por meio de edital ao projeto do MT PAR.

“Não é fácil fazer a infraestrutura em um estado tão continental como o nosso, não só a iluminação, como estradas, é um desafio gigante para todos nós que somos gestores públicos. Esta ação é um exemplo de que quando trabalhamos em parceria, alcançamos melhores resultados”, afirma, sobre o trabalho conjunto realizado entre o governo, MT PAR, Energisa e prefeituras.

Veja Também:  Paróquia Nossa Senhora Aperecisa retoma celebrações presenciais nesta quarta-feira em Tangará

Conforme o presidente do MT PAR, Wener Santos, o projeto está entre as atribuições da sociedade de economia mista, que prevê ações descentralizadas que auxiliem não só a administração estadual, mas todos os municípios.

“Comecei a conversar com os prefeitos, e vi a dificuldade que eles têm hoje de pagar as contas de energia dos municípios, e esta seria uma opção de termos uma economia neste gasto. Queremos avançar junto aos municípios, diminuir custos do Estado, as despesas, e gerar empregos”, ressalta.

O diretor-presidente da Energisa, Riberto José Barbanera, conta que órgãos e empresas que passam pela transição e adequam os equipamentos para tornar o prédio mais eficiente, alcançam uma economia de até 40% no consumo de luz.

“A distribuidora possui recursos para aplicar em projetos que ao mesmo tempo insere nos prédios uma tecnologia mais eficiente, que traz redução no consumo de energia, bem como os custos de manutenção”.

O prefeito de Nortelândia (253 km a médio norte), Jossimar José Fernandes, o Zema, um dos municípios que receberão os investimentos, a sensação de segurança que uma iluminação pública eficiente traz para a população é o principal benefício da parceria.

“A eficiência energética é um sonho de todo gestor público. E o governador Mauro Mendes ter olhado para a nossa região é um ganho muito grande. Somos de uma região considerada pobre, com poucos recursos para essa finalidade. Teremos uma luminosidade maior nas ruas, e a sensação de mais segurança, graças a essa parceria”.

Veja Também:  Casal De Empresários Cai No Golpe Da Dedetização Em Campo Novo Do Parecis

Convênio

O projeto do MT PAR possibilitou a captação dos recursos junto ao Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa, que investe em iniciativas que promovam o uso eficiente da energia elétrica, e a consequente otimização energética do sistema elétrico nacional.

A economia em energia dos órgãos estaduais será possível por meio da troca de fiação elétrica, lâmpadas, e aparelhos com ar condicionado mais modernos e eficientes. Os órgãos estaduais contemplados são: a Secretaria de Trabalho e Assistência (Setasc), Casa Civil, Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), e entorno do CPA.

MT Parcerias

A sociedade atuou diretamente na definição do escopo, estruturação e análise de pré-viabilidade, análise econômico-financeira, além do desenvolvimento de solução jurídica para viabilizar o Convênio.

O MT PAR é uma sociedade de economia mista criada pelo Governo de Mato Grosso para promover a geração de investimentos no Estado, proporcionando a melhoria na oferta e na qualidade dos serviços públicos para o cidadão, por meio da viabilização e operacionalização de parcerias e alianças entre o setor público e a iniciativa privada.

Fonte: GOV MT

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Município de Salto do Céu está com risco moderado de contaminação pela Covid-19

Publicados

em

Indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES

Ana Lazarini | SES-MT

Os demais 140 municípios estão na classificação de risco “baixo” – Foto por: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (07.12) mais uma atualização do panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. 

O Boletim Informativo nº 305 mostra, a partir da página 12, que o município de Salto do Céu configura na classificação de risco “moderado” para contaminação do coronavírus.

Os demais 140 municípios estão na classificação de risco “baixo”, indicado pela cor verde. Atualmente, nenhuma cidade de Mato Grosso é classificada com risco “muito alto”, indicado pela cor vermelha que representa alerta máximo de contaminação.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Assessoria

Veja Também:  Campanha da Fraternidade é lançada em MT

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Religião

Administração de Porto Estrela transforma antiga casa da sopa em Centro Comunitário

Publicados

em

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana