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Economia

Curso ajuda a transformar projetos em negócios

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A primeira turma do Bootcamp de 2020 será de 20 a 25 de janeiro, das 18h a 22h e no sábado das 8h às 12h, no Sebraelab, na sede do Sebrae em Cuiabá

Assessoria de Imprensa Sebrae MT – Rita Comini

Crédito das fotos: Juliano Duarte

Muitos empreendedores aproveitam o início do ano para abrir um novo negócio ou refazer o modelo de negócio de empresa já em funcionamento visando um melhor posicionamento de mercado e o consequente crescimento. Para esse público que não se acomoda na zona de conforto ou que quer fazer de uma ideia um negócio, o Sebrae promove o curso Bootcamp – empreendedorismo em ação, cuja primeira turma de 2020 será de 20 a 25 de janeiro, das 18h às 22h e no sábado das 08 às 12h, no Sebraelab, na Sede do Sebrae em Cuiabá (avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3.999 – CPA).

Bootcamp, cujo nome tem origem nos Estados Unidos da América e refere-se aos nos treinamentos militares de alta intensidade, é um programa de ensino imersivo que foca nas habilidades mais relevantes sobre uma determinada área. O modelo pode ser aplicado em várias esferas e trabalha com atividades intensas utilizando a lógica do “aprender fazendo”.

É um curso dinâmico, que possui o foco na aprendizagem prática. São utilizadas ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios, tudo para tirar a sua ideia do papel ou para inovar o mercado.

O analista técnico do Sebrae MT, Juliano Duarte, um dos facilitadores do Bootcamp, ressalta que as ferramentas do curso podem ser usadas para testar desde novos modelos de negócios até um novo layout, uma promoção diferente, uma nova parceria. “São utilizadas ferramentas já existentes, mas estruturadas numa sequência. No Bootcamp há uma trilha a ser seguida e a pessoa chega às próprias conclusões”.

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Ele lembra que as mudanças que ocorrem no mundo impactam também os negócios. “Preço não é mais o atributo principal de um produto ou serviço, hoje as pessoas querem uma experiência e não se importam de pagar mais por ela”, constata, lembrando que os empresários e empreendedores precisam estar antenados com tudo que está acontecendo.

É o que está fazendo Jaqueline Cristiane de Assunção, 34 anos, com sua empresa a Exclusive by Jaq. Ela comercializa confecção, joias, tênis e muitos outros artigos, usando das redes sociais. Diz que tem uma clientela grande, mas se prepara para mudar o posicionamento. “Quero vender em grande quantidade (escala) com uma margem de lucro menor”, revela, acrescentando que a mudança deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro.

Sobre o Bootcamp, que fez em 2018, ela diz que abriu sua mente. “Adquiri um conhecimento grande e passei a vislumbrar a possibilidade de crescimento do meu negócio”, revela, destacando que é preciso muita dedicação e buscar conhecimento 24 horas, todos os dias.

Desde que começou a ser ministrado,  já foram 10 turmas em Cuiabá e no interior, com 181 participantes.

A jornalista e empresária Camila Bini, da Dialog Assessoria de Comunicação, fez o curso em janeiro de 2019 e destaca os exercícios práticos, possíveis de serem aplicados imediatamente. “Ouvir as ideias, dificuldades e soluções dos colegas da turma também é muito positivo. Ajuda a gente a rever conceitos e a repensar o cotidiano da empresa”, aponta.

Segundo ela, a própria participação no curso já fazia parte de um movimento em direção da reestruturação da Dialog, que completa 14 anos em 2020. Ela confessa que estava bem desanimada com seu mercado de atuação. “Em um dos exercícios, em que somos provocados a encontrarmos ou (no meu caso) a revermos o nosso propósito, ficou claro para mim que eu ainda não tinha esgotado as possibilidades de unir entregas profissionais de qualidade, satisfação pessoal e remuneração adequada”.

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A partir do curso iniciou uma série de pequenas correções, desde o relacionamento com a empresa de contabilidade, ao redesenho dos serviços ofertados. “A principal mudança foi identificar uma série de oportunidades no meu próprio segmento para as quais eu ainda não tinha olhos. A principal ‘consequência’ positiva do Bootcamp foi o lançamento dos Cursos Livres de comunicação da Dialog, no final de 2019. Pude testar formato, ouvir participantes e adequar conteúdos. O resultado comercial superou as metas que tínhamos. Ampliamos visibilidade, fechamos as turmas e o que para nós é o mais importante, qualificamos a imagem da Dialog como uma parceira tanto do empresário/gestor/líder como dos profissionais de comunicação”, conta.

O curso aborda temas que levam o empreendedor a atuar de forma mais inteligente e segura. Entre os pontos estão mindset empreendedor; cliente e mercado; problema e solução; prototipagem e mínimo produto viável; canais, vendas e modelos financeiros; lean canvas, storytelling e pitch.

Com uma carga horária de 24h, o curso tem vagas limitadas e o valor do investimento é de R$ 270,00. As inscrições podem ser feitas até a manhã do dia 20/01, pelo telefone 0800 570 0800, pelo site https://www.mt.sebrae.com.br/curso-evento/3523830/curso-bootcamp-empreendedorismo-em-acao ou presencialmente no atendimento do Sebrae.

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Economia

Guias de Recolhimento da União já podem ser pagas por PIX

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Tesouro Nacional e Serpro lançam plataforma digital que permite a compensação imediata dos pagamentos, impulsionando a transformação digital do país

PIX

A partir do dia, 16, o Governo Federal começa a adotar o PIX, o novo meio de pagamento eletrônico que permite transferências instantâneas e sem limitação de horários. A Guia de Recolhimento da União – GRU é o primeiro documento que já pode ser pago com a tecnologia, resultado de um projeto do Tesouro Nacional desenvolvido pelo Serpro, empresa de inteligência em TI do Governo Federal.

As GRUs são utilizadas para pagamento de taxas, como custas judiciais e emissão de passaportes, multas, aluguéis de imóveis públicos, pagamento de serviços educacionais – inscrições para concursos públicos e vestibular em universidades federais além de inúmeros outros serviços públicos,. Só no ano de 2019, foram pagas cerca de 37 milhões de GRUs em todo país, um ingresso de cerca de R$ 120 bilhões aos cofres públicos.

“É um avanço bastante significativo para a vida das pessoas. Um processo em construção que tende a ser ampliado. É muito importante avançar no contexto tecnológico e desburocratizar a economia”, afirmou o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.

Para o presidente do Serpro, Gileno Barreto, essa solução é mais uma iniciativa para impulsionar a transformação digital do Brasil e vai ao encontro dos objetivos do Governo Federal de desburocratizar os serviços para o cidadão. “É a evolução do pagamento da GRU para facilitar o acesso do cidadão a serviços de governo. O projeto será expandido futuramente também para o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)”, revelou.

Benefício ao cidadão

Como a tecnologia do PIX permite o pagamento instantâneo, o cidadão que pagar pelo serviço público  usando o novo meio eletrônico pode usufrui-lo na hora. “Ao efetuar o pagamento, o cidadão já pode ter o serviço de um órgão público disponível imediatamente. Sem a nova tecnologia, é preciso aguardar até três dias para o valor ser compensar na conta da União, obrigando a pessoa a esperar esse tempo para usufruir do serviço público. Mas com o PIX, tudo é instantâneo”, destacou o gerente do Serpro do Departamento de Negócio Soluções para Gestão de Finanças, Alexandre Magno.

PagTesouro

Para permitir o pagamento da GRU via PIX, o órgão ou entidade pública federal deve fazer parte do PagTesouro. Com a solução, o governo pode verificar, em tempo real, o efetivo recolhimento da taxa e o cidadão consegue a compensação imediata dos pagamentos. “Até agora, o único meio de pagamento no PagTesouro era o de débito automático para correntistas do Banco do Brasil. Com o PIX, há uma democratização, já que passamos a permitir a quitação para 762 empresas entre bancos, fintechs, serviços de pagamentos, cooperativas de crédito e afins”, explica o consultor de negócios responsável pelo projeto no Serpro, Nelson Santos.

O PagTesouro fica integrado aos ambientes virtuais dos órgãos que fazem parte do sistema. O usuário simplesmente percebe que surgiu a opção “pagamento por PIX” no ambiente que gera a GRU. Por enquanto, essa forma de pagamento é possível apenas para as GRUs emitidas por três órgãos: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Secretaria de Aquicultura e Pesca  (SAP/MAPA). “Na medida em que os contribuintes passarem a utilizar o PIX no seu cotidiano, a tendência é que o governo ofereça essa facilidade para o pagamento de todos os serviços públicos, o que deve aumentar significativamente o número de usuários do PagTesouro”, avalia Nelson Santos.

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Sicredi registra bom desempenho nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre

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Nessa região de atuação, a instituição financeira cooperativa possui mais de 532 mil associados, atendidos por 199 agências, localizadas em 152 municípios

A Central Sicredi Centro Norte abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre e o Amazonas, onde foi inaugurada a primeira agência no último dia 28 de setembro, em Manaus. Nessa área de atuação, a instituição financeira cooperativa mantém 199 agências, distribuídas por 152 municípios, sendo que em 41 dessas cidades, o Sicredi é a única instituição financeira presente. Ao todo são mais de 532 mil associados, conforme balanço referente ao 1° semestre de 2020.

Neste período, a Central Sicredi Centro Norte – composta por nove cooperativas – registrou desempenho positivo, apesar dos reflexos negativos da pandemia do novo coronavírus na economia brasileira e mundial. Em ativos, a instituição financeira cooperativa contabilizou R$ 20,5 bilhões, aumento de 40,6% em relação a igual período de 2019. O patrimônio líquido avançou 18,6%, de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,2 bilhões, o que demonstra a solidez e a robustez da instituição.

Os depósitos totais (depósitos à vista, depósitos a prazo e outros depósitos) somaram R$ 10, 5 bilhões no 1° semestre, incremento de 46,5% sobre o mesmo período do ano passado. A carteira de poupança passou de R$ 1,822 bilhão para R$ 2,348 bilhões, alta de 28,9%. São números de demonstram a confiança dos associados na instituição financeira cooperativa, que os retribui com a divisão dos lucros obtidos no exercício anterior, com a distribuição dos Resultados. E por falar em Resultados, de janeiro a junho deste ano foram contabilizados R$ 315,9 milhões, 18,6% maior que os R$ 266,3 milhões de igual período de 2019.

Os projetos e sonhos apoiados pelo Sicredi também podem ser traduzidos em números. A carteira de crédito, que inclui crédito comercial e financiamentos, rural e direcionados, carta fiança e crédito imobiliário, encerrou a primeira metade do ano em R$ 13,8 bilhões, sendo R$ 7,8 bilhões em crédito comercial e R$ 5,8 bilhões em rural. Outros R$ 2,3 bilhões foram concedidos, via Sicredi, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 784 milhões foram emprestados via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na comparação com o 1° semestre de 2019, os financiamentos com recursos do BNDES subiram 21% e os do Pronaf aumentaram 20%.

Presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, explica que a instituição financeira cooperativa não visa lucro. Ela tem a missão de contribuir com o crescimento econômico dos associados e das comunidades onde está presente, além de proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas. “O financeiro e o lucro gerado em nosso exercício são simplesmente o aparato com o qual atingimos a verdadeira causa do Sicredi, que é gerar prosperidade para todos. Afinal, nós somos um empreendimento coletivo, de propriedade dos nossos associados e que beneficia todas as esferas sociais. É uma sociedade de pessoas para pessoas”, define.

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Programas para associados e comunidade

Um dos princípios do cooperativismo de crédito, ramo do qual o Sicredi faz parte, é o interesse pela comunidade. Além de produtos e serviços financeiros oferecidos aos seus associados, com taxas mais competitivas, a instituição financeira se preocupa com o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde está presente.  Realiza ações de orientação e educação financeira, que no ano passado somaram mais de 1,3 mil somente durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), realizada de 20 a 26 de maio, que impactaram diretamente mais de 45 mil pessoas, nos estados atendidos pela Central Sicredi Centro Norte.

Pensando no público empresarial, especialmente os micro e pequenos negócios, o Sicredi firmou parceria, em 2019, com o Sebrae MT e juntos desenvolvem o Programa Energia Verde, que estimula a geração própria de energia nesses empreendimentos dos segmentos rural, comercial, prestação de serviços e indústria, para torná-los mais competitivos e sustentáveis. O Sebrae faz a consultoria e viabilidade e o Sicredi financia os projetos dos associados localizados em Mato Grosso.

Outro programa desenvolvido em parceria com o Sebrae MT é o Prospera MEI, que atende um grupo de 1,6 mil microempreendedores individuais mato-grossenses, durante um ano, com apoio nas áreas de finanças, marketing, vendas, planejamento estratégico e pessoas, e também nas atividades burocráticas.

Para auxiliar diretamente as comunidades onde o Sicredi está presente, o Sicredi implantou no ano passado a plataforma digital Sicredi na Comunidade, que facilita o processo de apoio por entidades que desenvolvem projetos de Patrocínio e Fundo Social. Desde sua implementação, R$ 3,7 milhões foram injetados nas regiões onde atua através das concessões de patrocínio e fundo social pela plataforma, movimentando a economia local, gerando emprego e renda.

Contra a Covid-19

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também sensibilizou as cooperativas do Sicredi. Na região Centro Norte foram realizadas várias ações no 1° semestre, a maior parte delas voltada à prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), incluindo projetos do Fundo Social.

As nove cooperativas que atendem os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre (Amazonas só passou a ser atendido no 2° semestre) destinaram, juntas, mais de R$ 2 milhões em recursos para realização de cerca de 120 ações para minimizar os impactos da doença. Na lista de iniciativas estiveram aquisição de respiradores para hospitais, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros aparelhos hospitalares; compra de cestas básicas para doação; e doações em dinheiro para ações de prevenção. Foram mobilizados aproximadamente 3,2 mil voluntários e as iniciativas beneficiaram mais de 570 mil pessoas direta e indiretamente em 66 municípios, sendo 55 em Mato Grosso, 8 em Rondônia, 2 no Acre e 1 no Pará.

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Essas e outras tantas ações realizadas pelo Sicredi são motivadas pelo modelo de negócios, que visa o bem-estar e desenvolvimento mútuo das pessoas. João Spenthof acrescenta que o cooperativismo de crédito quer o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida das pessoas. “Isso faz parte da nossa essência, está no nosso DNA. O interesse pela comunidade, educar, formar e informar são princípios do cooperativismo e praticamos isso no nosso dia a dia. Quando abrimos uma agência em uma pequena cidade ou até bairro desassistido de instituição financeira e longe dos centros urbanos, estamos promovendo a inclusão financeira, levando cidadania e ajudando no seu desenvolvimento”, acrescenta o presidente.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem mais de 500 mil associados, com 199 agências em 152 municípios.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SICREDI CENTRO NORTE

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