conecte-se conosco


Dr. João (MDB)

Deputado Dr. João defende a construção de clínica pública para o tratamento de jovens

Publicados

em

Objetivo é oferecer atendimento especializado para jovens dependentes de drogas e álcool

MICHELLE DAS NEVES MOURA / Gabinete do deputado Dr. João de Matos

Foto: Ronaldo Mazza

O deputado estadual Dr. João (MDB) apresentou em sessão plenária, no último dia 11 de março, a Indicação 1074/2020 sobre a necessidade de construir e implantar uma clínica pública para o tratamento de jovens com dependência de álcool e drogas em Mato Grosso. O parlamentar faz o alerta para o alto índice de jovens que utilizam essas substâncias. Além de prejudicar a saúde, as consequências geram diversos problemas sociais, inclusive acidentes de carro, desentendimentos em casa e nas ruas, dentre outros transtornos.

Segundo Dr. João, a maioria desses jovens não tem acesso a tratamento adequado na rede pública de saúde (SUS). “Poucos conseguem atendimento por meio de convênio ou mesmo particular, a dificuldade começa no atendimento, depois para onde encaminhar, tratar e dar a assistência necessária para esses adolescentes”, afirma o deputado.

O fato de não haver tratamento adequado aponta para consequências sérias no futuro. Em Mato Grosso, os pacientes têm como opção pública (gratuita) apenas o atendimento ambulatorial nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou internações curtas em hospitais gerais, para desintoxicação.

“Esse sistema tem se mostrado insuficiente, pois não consegue atender a demanda, nem em quantidade e nem em qualidade. O número de usuários de drogas é crescente. Se ações não forem implementadas para tratar, principalmente, os jovens, mais e mais presídios terão que ser construídos”, adverte o parlamentar.

Veja Também:  Aumento nos casos de hanseníase preocupa autoridades

Pesquisa feita pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), com apoio da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), constatou que os estudantes de escolas públicas estão usando drogas cada vez mais precocemente. Crianças de 10 anos de idade começam a ter contato com as drogas – e o álcool, na maioria das vezes, é a porta de entrada para o vício. A maioria dos usuários está na faixa de 16 anos de idade. Na faixa etária de 10 a 12 anos, 12,7% dos estudantes já usaram algum tipo de droga na vida. Quase a metade dos alunos pesquisados (45,9%) cursa uma série que não é adequada à sua idade.

A pesquisa constatou que a defasagem escolar é maior entre os que consomem drogas, quando se compara com o grupo de alunos que não consome. O total de estudantes que usam drogas, na rede estadual de ensino, é de 22,6%. As substâncias mais procuradas são os solventes, a maconha, os remédios para diminuir a ansiedade (ansiolíticos), os estimulantes (anfetaminas) e os remédios que atuam no sistema nervoso central parassimpático (anticolinérgicos). Entre os meninos, a maconha é a primeira da lista e, entre as meninas, o consumo maior é de estimulantes. Os jovens envolvidos com substâncias entorpecentes apresentam sintomas de transtornos mentais graves, como hiperatividade ou desatenção, transtornos de aprendizagem ou bipolar, depressão, irritabilidade e comportamentos desafiadores.

Veja Também:  Quarta-feira (06): Mato Grosso registra 385 casos confirmados da Covid-19

O mal das drogas atinge a humanidade principalmente de quatro formas: primeira, a pessoa-usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, substância destruidora de sua própria saúde; segunda, a família da pessoa-usuária, que, dia após dia, é massacrada pelo sofrimento de acompanhar um ente querido destruir paulatinamente a própria vida, em razão de sua dependência química; terceira, o Estado, por assistir sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes; e quarta, a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas, movidas em torno do tráfico de drogas: furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da droga.

Assim sendo, pelos motivos expostos, o deputado Dr.João entende por ser de fundamental importância à construção e a implantação de uma clínica pública em Mato Grosso.

Gabinete do deputado Dr. João de Matos

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Parabéns Barra do Bugres pelos seus 77 anos de progresso

Publicados

em

Neste dia 19 de abril, a nossa cidade completa 77 anos, e hoje, vejo nada mais justo que parabenizar o povo Barrabugrense… gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade.

 

Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma cidade cada vez melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município desenvolve tão bem. Semeando ações e colhendo conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Barra do Bugres cada vez mais justa e cidadã.

 

Assim, enaltecemos nossa cidade, terra do índio, do poaiero, de belas cachoeiras, do Bugres e do Paraguai, da pecuária e dos canaviais. Terra de um povo hospitaleiro, trabalhador e que diariamente ajuda a construir a cidade que queremos.

Parabéns Barra do Bugres pelos seus 77 anos, esperamos todos juntos torna-la cada dia melhor, são os votos da Câmara Municipal.

Fonte: Assessoria

 

Veja Também:  Fiocruz adia para agosto meta de entrega de vacinas contra covid-19

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Hospital Regional de Barra do Bugres será reformado para atender o Médio-Norte do Estado, diz deputado

Publicados

em

Bronca Popular – EDÉSIO ADORNO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) assumiu a administração do antigo Hospital Municipal de Barra do Bugres ‘Roosevelt Figueiredo Lira’ e, por meio do Convênio 003/2015, repassou sua administração para Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Norte (CIS). A unidade de saúde foi transformada em Hospital Regional. Sua missão seria atender a população de pelo menos dez municípios do estado, o que de fato aconteceu, apesar das intercorrências e dificuldades que surgiram ao longo do tempo.

O Convênio firmado entre a SES e o CIS venceu no último dia 27 de julho e o Hospital Regional de Barra do Bugres fechou, temporariamente, suas portas para a população. Vereadores, lideranças populares e os prefeitos da região entraram em parafuso. Deixar o povo sem assistência médico-hospitalar é inaceitável.

Preocupado com a grave situação, o deputado Dr. João Matos (MDB), que faz parte da Comissão de Saúde da ALMT, procurou o governador Mauro Mendes (DEM) e reivindicou uma resposta emergencial para os gestores municipais da região.

Veja Também:  SES é notificada sobre quarta morte por Covid-19 em MT

Compromisso do governador

Dr João Nova 1.jpg

“Participamos de reuniões com o governador Mauro Mendes, o vice Otaviano Pivetta, o secretário Gilberto Figueiredo (Saúde) e vários prefeitos da região e a conclusão foi o anuncio feito pelo próprio Mendes de que o Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Consórcio Intermunicipal da região, fará uma grande reforma no Hospital Regional de Barra do Bugres”, afirmou o deputado João Matos.

“Faremos uma grande reforma naquela unidade, com dignidade e qualidade, para fornecer um serviço de saúde de qualidade para aquela importante região”, prometeu Mauro Mendes.

Uma ampla reforma geral do Hospital Regional de Barra do Bugres, de acordo com o prefeito Raimundo Nonato, é “um sonho” da população de toda a região que é atendida pelo hospital.

O Hospital Regional de Barra do Bugres atende pacientes de ao menos outros dez municípios: Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Arenápolis, Denise, Nortelândia e Porto Estrela.

“Um hospital com essa importância não pode ser fechado nunca. Essa reforma precisa ser executada o mais rápido possível para salvar vidas e garantir paz social na região”, explicou Dr. João.

“Discutimos as propostas e soluções que vamos levar ao governador Mauro Mendes”, escreveu Matos

Ainda de acordo com o deputado, o Hospital Regional de Barra do Bugres, atendia a demanda eletiva, urgência e emergência dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde Médio-Norte.

Fonte: A Bronca Popular

 

 

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana