conecte-se conosco


Geral

Deputado Professor Allan Kardec destaca justiça social na homenagem a Rondon em Mimoso

Publicados

em

Parlamentar relembra herói nacional e de reconhecimento internacional pelo que fez como instalador de linhas telegráficas, indigenista, engenheiro, militar e professor.

Fotos: Julio Rocha/Assessoria

O deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) destacou a firmeza e a referência de justiça social do Marechal Candido Mariano da Silva Rondon, em cerimônia de homenagem e entrega de comenda pela passagem do Dia das Comunicações e de Rondon, comemorado no Distrito de Mimoso, Santo Antônio de Leverger, onde o herói nacional nasceu. 
Ele ainda lembrou do Rondon pacificador e demarcador de territórios para o desenvolvimento. O evento foi organizado pela Câmara Municipal do município, nesta quinta-feira (5/5), com a presença do Estado Maior, oficiais e praças da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª BIMtz). 
“Marechal Rondon, um conterrâneo pantaneiro nosso de Mimoso, é um herói nacional reconhecido internacionalmente pelo que fez como instalador de linhas telegráficas, indigenista, engenheiro e professor da Escola Militar do Rio de Janeiro, então capital do Brasil”, disse.
“Um homem de justiça social e defesa não só de nossas fronteiras. Mas de pessoas. Pelo seu trabalho profissional de engenheiro militar e como cidadão, foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz”, explica o deputado.
Professor Allan enumera algumas das influências de Marechal Rondon e reconhecimentos em Mato Grosso pelo seu trabalho de demarcação na fronteira oeste do Brasil, como o nome do Estado de Rondônia, das cidades de Rondonópolis, Rondolândia e o aeroporto internacional da região metropolitana de Cuiabá. 
“Seu lema aos liderados no contato com os índios era ‘morrer, se preciso for, matar nunca’ “, descreve.
O deputado Professor Allan Kardec afirma que Rondon foi defensor dos indígenas e demarcador de suas terras. Primeiro chefe do Serviço de Proteção ao Índio, embrião futuro da atual Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele relembra que Marechal Rondon foi idealizador do Parque Nacional do Xingu, no norte do Estado.
Pelas suas expedições, afirma o Professor Allan Kardec, é reconhecido pelo IBGE como “Civilizador dos Sertões”. Rondon teve muito contato com índios, como os nhambiquaras e bororos. “Seu legado é imemorável para o desenvolvimento, cultura e cidadania do Brasil. Viva Rondon!”, comemora o parlamentar.
Fonte: Assessoria – Jonas da Silva 

Comentários Facebook
Veja Também:   Ação do Bem visa ajudar crianças e famílias carentes
Propaganda

Geral

Homem tenta matar irmã com facão durante briga por causa de religião em MT

Publicados

em

O irmão fugiu após a agressão, mas depois foi até a delegacia e se entregou.

 

Por g1 MT

Após uma briga por causa de religião, um homem tentou matar a irmã com golpe de facão neste sábado (14), em Araguainha, a 471 km de Cuiabá. Os dois acabaram feridos.

Segundo o boletim de ocorrência, uma mulher de 30 anos acionou a Polícia Militar após ser agredida com um facão pelo irmão, de 25 anos.

A polícia foi até o local e encontrou a mulher com um corte no punho. Ela disse que estava conversando com o irmão e eles entraram em discussão por motivos religiosos, quando ele pegou o facão e a acertou.

A mulher foi socorrida e levada para atendimento médico. O irmão fugiu após a agressão, mas depois foi até a delegacia e se entregou.

Ele também estava ferido com um corte no rosto, do lado esquerdo.

Os policiais também levaram o homem ao hospital para receber atendimento médico, e após a sutura ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Alto Araguaia para responder por homicídio doloso tentado.

Veja Também:  10 de outubro: Especialista recomenda 7 hábitos diários de combate ao estresse

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Dr. Leonardo acelera obras de pavimentação de ruas e avenidas de Cáceres

Publicados

em


O deputado federal Dr. Leonardo (Republicanos) investiu mais de R$ 25 milhões na pavimentação de ruas e avenidas do município de Cáceres. Após a prefeitura avançar com parte das licitações, as ações começam a sair do papel e as primeiras obras já estão sendo realizadas em benefício da população.

As obras vão transformar a realidade da infraestrutura de Cáceres, um município histórico que é a “capital” da região Oeste. No entanto, por muitos anos a cidade ficou sem receber os investimentos necessários para o seu desenvolvimento e protagonismo regional.

“Estamos trabalhando muito pela melhoria da infraestrutura de Cáceres. As obras estão acontecendo e os cidadãos já podem conferir os avanços. Vamos seguir cobrando que as nossas emendas federais sejam aplicadas corretamente nas obras de pavimentação dos bairros, porque os trabalhos não podem parar”, afirmou o deputado Dr. Leonardo.

Neste momento, as obras estão na fase da execução dos serviços de drenagem das águas pluviais, que devem ser feitas antes da pavimentação. As ações estão começaram em avenidas importantes como a Av. dos Estados no bairro Jardim Celeste, e também na Rua Pedro Alexandrino no bairro Vila Irene, que interliga ao residencial Don Máximo.

Veja Também:  ONU alerta para o aumento da pobreza e da fome no mundo

Como coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso, o deputado Dr. Leonardo tem feito uma gestão muito séria e obtido resultados positivos para Cáceres e toda a região.


Assessoria de Imprensa – Ericksen Vital 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana