conecte-se conosco


Política MT

Deputado recebe certificado de reconhecimento em ação social de Campo Novo do Parecis

Publicados

em

Foto: BRUNO BARRETO

No último sábado (16), o deputado estadual João Batista (Pros) recebeu o certificado de reconhecimento por ser um dos principais apoiadores do projeto Agente Mirim (Agem), desenvolvido por agentes penitenciários e voluntários de Campo Novo do Parecis, município do médio-norte de Mato Grosso.

A ação social contribui para retirar crianças e adolescentes de situações de risco e vulnerabilidade social. Em sua 4ª edição, a iniciativa deve atender aproximadamente 240 integrantes, um público na faixa etária entre 08 e 17 anos. A proposta é levar noções de hierarquia, disciplina, respeito e atitudes cívicas por meio de palestras, ações sociais, oficinas, acampamentos, treinamentos e instruções ministradas pela segurança pública, órgãos da justiça, conselho da criança e profissionais da saúde.

O Agente Penitenciário Fábio Aguiar, coordenador do projeto, enalteceu a visita do parlamentar no município e destacou o apoio ativo de João Batista desde o inicio das atividades do Agem. “A ação social é um trabalho de voluntariado, realizado em conjunto com a comunidade e também requer comprometimento dos pais ou responsáveis pelas crianças. O João Batista, sempre foi um auxiliador dessa iniciativa desde a fundação, tenho certeza que agora como deputado estadual a tendência é alavancar as ações”, pontuou Aguiar.

Veja Também:  Avallone propõe que recursos recuperados pela CPI sejam destinados integralmente à saúde pública

João Batista, afirmou que está em articulação com os demais parlamentares na Assembleia Legislativa, para fortalecer e expandir o projeto para todo o estado. “Eu sou apaixonado pelo trabalho realizado entre os agentes penitenciários e essas crianças, preparando eles para resistir o mundo das drogas e na prevenção contra a criminalidade. Minha intenção como deputado é fortalecer e dar continuidade no projeto, não só em Campo Novo do Parecis, mas em todo Mato Grosso”, ponderou o parlamentar.

A convite de Fábio Aguiar, o deputado visitou a aldeia indígena ‘Quatro Cachoeiras’, lugar de belezas naturais que se tornou um dos principais pontos turísticos da região. “Essa foi uma oportunidade de conhecer novas culturas e costumes, parabenizo o cacique Narcizo Kazoizaese e sua esposa Inês Nizokero, pela recepção calorosa e hospitalidade”, disse João Batista.

Tendo como guia turístico o cacique Narcizo, o parlamentar percorreu cerca de dois quilômetros de uma trilha cercada por mata. “Nos sentimos muito honrados em receber o deputado em nossa aldeia. Apresentamos um pouco de nossa cultura para ele e toda sua comitiva”, concluiu o cacique Narcizo.

Veja Também:  ALMT realiza sessão especial para entrega de 26 títulos e moções

Comentários Facebook
Propaganda

Política MT

Personalidades recebem honrarias e títulos de cidadão mato-grossense na ALMT

Publicados

em

A busca por oportunidades conduziu a Mato Grosso muitos dos cidadãos presentes na sessão especial realizada na noite de terça-feira (16), na sede do Parlamento estadual. Requerida pelo deputado Elizeu Nascimento (PL), a solenidade foi destinada à entrega de comendas, moções de aplausos e títulos de cidadão mato-grossense a pessoas que têm desenvolvido trabalhos relevantes para o estado.

A coronel PM Grasielle Bugalho chegou a Tangará da Serra (MT) em 1994, aos 15 anos. Aprovada no concurso público da Polícia Militar em 1997, ela concluiu o Curso de Formação de Oficiais no ano 2000. Atualmente, Grasielle responde pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e recebeu, na sessão especial, o título de cidadã mato-grossense e a comenda Dante de Oliveira.

“Me sinto emocionada pela outorga do título de cidadã deste estado onde cresci e me tornei tudo o que sou. Quero destacar o recebimento da comenda, destinada a quem exerce atuação em defesa da democracia e da cidadania. A campanha das “Diretas Já” está fazendo 40 anos e sempre é bom falar de democracia e enaltecê-la”, disse a coronel. 

Veja Também:  CST confirma data para encontro estadual de secretários municipais

Em fala na tribuna, ela destacou o trabalho de colaboração entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em prol de programas sociais para garantir cidadania, gerar renda e reduzir desigualdades. 

Para a professora Suzana Luz, agraciada com o título de cidadã mato-grossense, a homenagem serviu para resgatar memórias e repassar toda uma trajetória de superação. “Morávamos no Paraná e se ouvia falar do crescimento e das oportunidades que Mato Grosso oferecia. Eu era adolescente e fiquei animada quando minha mãe disse que por aqui havia universidade pública e bons empregos. Chegamos em 1985 e logo começamos a trabalhar. Aos poucos, nos integramos à cidade e decidimos ficar”, explicou a professora de Redação.

O deputado estadual Elizeu Nascimento enfatizou a diversidade da sessão especial, na qual foram homenageadas pessoas de diferentes categorias e classes sociais. “Essas sessões e as honrarias não devem ficar restritas às autoridades. Por isso, incluímos pequenos empresários, comerciantes, donas de casa, pastores, médicos, policiais de várias patentes. O estado é feito com a dedicação de todos”, disse Elizeu.

Veja Também:  Pedido de vista durante parecer da CCJR adia votação da mensagem que altera política da pesca

Ao longo da sessão, foram entregues as comendas Filinto Müller, Dante de Oliveira e Pastor Sebastião Rodrigues. O título de cidadão mato-grossense foi outorgado a 37 pessoas. O parlamentar também utilizou a ocasião para conceder moções de aplausos para servidores da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), membros da Igreja Voz da Verdade e policiais da Força Tática de Tangará da Serra que apreenderam, em março deste ano, 460 quilos de pasta base de cocaína na zona rural de Sapezal.

De acordo com o tenente-coronel Osmário Cícero de Oliveira Júnior, comandante da Força Tática de Tangará da Serra, a moção de aplausos é “uma forma de valorizar os oficiais que dedicam suas vidas a servir e defender, ajudando o Governo de Mato Grosso na luta contra as organizações criminosas”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

CCJR analisa mais de 30 projetos em reunião ordinária

Publicados

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisou mais de 30 projetos em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (16). Entre as 27 matérias que receberam parecer favorável está o Projeto de Lei (PL) nº 1823/2023, com objetivo de criar no estado Política de Conscientização e Prevenção do Traumatismo Cranioencefálico. 

Esse tipo de traumatismo é normalmente causado por acidentes de trânsito, explicou o deputado Dr. Eugênio (PSB). O parlamentar ainda disse que casos como esse são comuns na rede pública de saúde de Mato Grosso e defendeu a contratação de neurocirurgiões para atender esses pacientes em todos os hospitais regionais e municípios do estado. 

“É fundamental esse profissional para que nós possamos efetivamente salvar vidas. Na primeira hora nós conseguimos ter um prognóstico de mais de 90% de tentar recuperar a vida desse paciente. A cada hora que passa o prognóstico piora 10%. Se passar dez horas, como é o caso de um paciente que sai do Araguaia, até que seja regulado e colocado dentro de um centro cirúrgico aqui na capital, já se levou-se mais do que 10 horas até que isso ocorra”, argumentou Dr. Eugênio.

Veja Também:  Pedido de vista durante parecer da CCJR adia votação da mensagem que altera política da pesca

“Todos os hospitais regionais e também os hospitais municipais que tenham condição de contratar um neurocirurgião vão salvar muito mais vidas, porque o momento em que há o trauma, em um acidente de carro, o maior problema é o trauma do cérebro”, avaliou o presidente da CCJR, deputado Júlio Campos (União). Ele também falou sobre o parecer aprovado na comissão pela derrubada do Veto Parcial nº 18/2024 aposto ao PL nº 180/2023 – que deu origem à Lei nº 12.460/2024 – para proibir o corte do fornecimento de energia nas unidades consumidoras com home care. 

“Um paciente que está em home care é um paciente com muita dificuldade, muitas vezes até no final da vida. E necessita do serviço de energia para a sua sobrevivência. É uma questão até humanitária. Por isso, a nossa Comissão de Constituição, Justiça e Redação entendeu por derrubar esse veto”, afirmou Campos. “Foi a primeira reunião que a comissão realizou após a posse da diretoria da semana passada e aprovamos inúmeros projetos de interesse social”, completou. 

Veja Também:  Botelho contribui com a criação da Conafer em MT

Também está entre as propostas aprovadas o PL nº 772/2023 que visa acrescentar na legislação a possibilidade de uso da Carteira da Pessoa Idosa, emitida pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para comprovação de renda e assim esses idosos terem direito à gratuidade ou desconto em passagens intermunicipais dentro do estado, conforme previsto em lei. 

Estiverem presentes na reunião os deputados Júlio Campos e Dr. Eugênio, além de Sebastião Rezende (União) e Thiago Silva (MDB), que participaram de forma remota. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana