Dia 13 de novembro é comemorado o dia da gentileza
Neste 13 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Gentileza. Para falar sobre o tema, o iG Delas entrevistou Rodrigo de Aquino, o especialista em psicologia positiva e embaixador do projeto Doe Sentimentos Positivos. Confira!
iG Delas: O que é agir com gentileza?
Rodrigo de Aquino : Gentileza é um gesto que apoia o outro. É uma atitude que, sem esperar nada em troca, acaba nutrindo um conhecido ou desconhecido, com esperança, otimismo, amor. É um ato aleatório de bondade que conecta que faz e quem recebe, com o que há de mais precioso em nós seres humanos: nossa humanidade.
Que diferença faz ser gentil ou ser rude?
Raras são as pessoas que conseguem ser boas o tempo inteiro. Nem a pessoa mais mal humorada do mundo consegue ser rude o tempo inteiro. Olhar o mundo com a lente da brutalidade e reagir com aspereza, torna as coisas mais difíceis e pesadas. Um chefe rude consegue as coisas não por inspiração e sim por medo, complicando os processos das organizações e adoecendo todos ao redor. Uma pessoa gentil, que sabe ouvir e pedir as coisas com educação, conseguem gerar muito mais engajamento e comprometimento. Isso vale para a relação entre líder e equipe, professor e alunos, assim como pais e filhos.
Que práticas de gentileza que podem ser aplicadas no dia a dia com as redes sociais?
A liberdade de expressão oferecida pelas redes é comumente confundida com liberdade de agressão. É preciso pensar antes de escrever ou tecer criticar. As coisas acontecem tão rapidamente no mundo digital que podemos agredir alguém, baseados em mentiras ou fatos mal apurados.
Nem sempre a “boa intenção” é composta por gentileza e a verdade, dependendo como é exposta, pode ser um punhal. Sendo assim, primeiro espere alguns minutos antes de emitir sua opinião, informe-se melhor antes de publicar suas ideias. Depois desse tempo, pense se sua opinião será realmente importante para quem vai ler, se é construtiva ou se ajudará o outro a se desenvolver. Consciência e gentileza devem andar juntas na vida real e nas redes sociais.
Por que as pessoas não conseguem ser gentis nas redes?
Muita gente consegue ser gentil nas redes, mas o que vemos é muita gente em busca de pertencimento, com o desejo de ser aceita, em querer estar do lado certo da história. Sem pensar direito, sem se aprofundar e tendo apenas suas referências e preconceitos como base, acaba entrando no que chamamos “efeito manada”. O que é um risco! Pessoas boas acabam se atropelando nesse círculo vicioso, causando danos incalculáveis a pessoas inocentes ou que simplesmente quiseram publicar uma foto ou um vídeo.
Muita gente entra nas redes sociais com o piloto automático ligado e se sente protegido atrás das telas. As leis atuais punem quem comete crimes virtuais. A vida acelerada, dentro e fora das redes sociais, nos pede senso de presença, conexão com o presente e com as leis ancestrais que pregam o respeito, a gentileza e a amorosidade como os melhores caminhos para a criação de um mundo melhor.
Paula Rondon lança nova coleção de roupa em parceria com Enjoei que promove sustentabilidade
A estilista Paula Rondon se uniu com a empresa de itens second hand e lançou uma nova coleção de roupas especial, apostando na sustentabilidade e no upcycling para reaproveitar roupas do dia a dia como leggings, jeans e camisetas, que seriam descartadas, e transformá-las em novos vestidos, camisas, shorts e tops. O lançamento acontece em 6 de dezembro, na plataforma do Enjoei, e reúne 30 peças exclusivas.
“Eu sempre crio minhas peças do zero e esta foi a minha primeira experiência com upcycling. Foi muito interessante desenvolver novas roupas trabalhando com tecidos e formas que já existiam. Assim como o slow fashion, o upcycling também é um caminho muito importante para um consumo mais consciente. O convite com o Enjoei foi um presente.”, declara Paula Rondon.
A plataforma, que já traz um olhar para a moda a partir de uma curadoria refinada de itens, celebra a novidade. “A gente acompanha e admira o trabalho da Paula há tempos. Dar nova vida a peças que até então estavam em desuso é a ideia central das duas marcas, então é uma parceria que faz todo sentido e estamos muito felizes com o resultado. É um movimento inteligente realizado com muito capricho e beleza, tudo o que o Enjoei acredita”, comenta Beta Balbi, brand manager do Enjoei.
A nova coleção reforça o entusiasmo do Enjoei em se juntar com uma marca feminina e independente, trazendo destaque ao mercado de moda nacional e autoral. As peças já estão disponíveis para venda no Enjoei.
A influencer e colunista de turismo de luxo Jake Leal conheceu mais de 30 países e afirmou que entre uma viagem e outra percebeu que deveria focar nas experiências e relações humanas à coisas materiais, além de contribuir com o empoderamento feminino.
“2023 foi um ano muito abençoado na minha vida, só tenho que agradecer a Deus pela minha saúde, pelas descobertas. As minhas grandes realizações foram viagens, eu conheci mais de 30 países esse ano. Foi o ano que eu fiz minha primeira viagem internacional. Passei a minha vida toda viajando dentro do Brasil e eu vou confessar que eu tinha até medo em relação a viajar pra fora do país, mas depois que engatou a minha primeira viagem no começo de 2023, foram mais de 30 países, viajei sozinha, tive experiências enriquecedoras, grandiosas, com pessoas maravilhosas”, disse.
Jake revelou qual foi seu maior aprendizado durante o ano de 2023. “O mais incrível de tudo é que eu sempre fui e continuo sendo uma pessoa muito ambiciosa. Sempre quis jatinho, iate e eu sempre focava muito nisso e depois dessa minha última viagem, desses últimos três meses na Europa, eu passei a observar a vida de uma outra maneira, não olhar só para o material como eu olhava antes e sim olhar para as relações, para as pessoas. A maior coisa que a gente leva dessa vida são as experiências e as trocas que a gente tem com as pessoas. Então isso foi incrível para mim, foi um grande aprendizado.
Jake contou que quer deixar em 2023 a pressa e que deseja viver mais no presente. “Mesmo que 2023 foi um ano incrível para mim, essa sensação de estar fazendo tudo correndo, atropelando uma coisa na outra, não quero mais para mim. Quero viver o essencialismo como diz um livro que eu tô lendo”.
A ex-BBB contou quais são suas principais metas para 2024. “A minha grande meta é me tornar uma grande palestrante, empoderar mulheres, ser uma grande contribuição para o mundo e viver o meu propósito. Também quero viajar o mundo inteiro e pretendo que o selo JAKSTAR, que é o selo que avalia experiências e hospedagem, já seja totalmente conceituado e esteja guiando muita gente que queira viajar”.