conecte-se conosco


Barra do Bugres

Dois indígenas são eleitos vereadores em Mato Grosso

Publicados

em

Safira Campos

page_indígenas_vereadores.jpg

Dois indígenas foram eleitos vereadores em municípios de Mato Grosso neste domingo (15). São eles Leonardo Xavante (PV), em Santo Antônio do Leste (277 km de Cuiabá), e Lennon Corezomae (Podemos), em Barra do Bugres (129 km de Cuiabá). O feito tem sido comemorado por lideranças indígenas como Sônia Guajajara e pela Campanha Indígena, ação criada este ano com objetivo de fortalecer candidaturas deste tipo.

Filiado ao Partido Verde, Leonardo Xavante foi o terceiro candidato mais votado de Santo Antônio do Leste. Natural de Jataí (GO), Leonardo vive desde a morte do pai, em 2013, na aldeia Água Limpa. De acordo com o vereador, o interesse pela política surgiu após a morte do pai, que também atuava como liderança indígena. “Entre 2013 e 2016, comecei a ganhar cada vez mais consciência de que a política é uma ferramenta importantíssima para fortalecer a busca dos direitos indígenas e da natureza”, disse.

Veja Também:  PM recupera 8 veículos em Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Lambari D’Oeste e Barra do Bugres

Já Lennon Corezomae é da aldeia Pindará, do povo Guajajara, que possui aldeias também no Maranhão. Ele é mestre em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e professor de educação física da rede municipal de ensino de Barra do Bugres. Filiado a um partido de direita, o Podemos, Leonon afirma que suas frentes de trabalho são voltadas a promover a autonomia das aldeias indígenas. As propostas estão relacionadas ao incentivo ao turismo, ao repasse do ICMS ecológico às aldeias, e à possibilidade de desenvolver projetos de agricultura de larga escala no território indígena.

Nas redes sociais, a ação ‘Campanha Indígena’, trabalhou na divulgação de candidaturas dessa natureza em todo o Brasil. O objetivo foi ajudar, de maneira suprapartidária, a ampliação da representação dos povos originários nos Poderes Executivo e Legislativo do país. O questionamento sobre candidatos indígenas filiados a partidos de direita ganhou destaque nas discussões nas redes sociais.

“A realidade da política partidária sobretudo em milhares de municípios espalhados pelo país é bem distinta dos contextos das grandes capitais. Muitas alianças locais podem ter contextos diversos às visões políticas partidárias em âmbito nacional. Pela Campanha Indígena queremos construir uma caminhada com passos cada vez mais firmes e sentimos a necessidade de não restringir a participação de candidatos pela legenda partidária, mas sim pela trajetória da liderança na defesa dos direitos indígenas e do reconhecimento dessas candidaturas pelos povos”, afirmaram os organizadores da iniciativa.

Veja Também:  Mulher é assassinada a golpes de marreta e enterrada em matagal

Fonte? Preto no Branco

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

PM de Nova Olímpia prende suspeito com arma artesanal

Publicados

em

Na tarde da última terça-feira, enquanto realizava patrulhamento pelas ruas da cidade de Nova Olímpia, a guarnição da polícia militar avistou um indivíduo conduzindo uma motocicleta. Ao avistar a viatura, o indivíduo realizou uma manobra ilegal, rapidamente o suspeito foi abordado para que fosse notificado, quando em busca na sua mochila, foi localizado 04 munições cal 36.

Com os indícios, a guarnição se dirigiu até a residência do rapaz, localizada no bairro São João e, em buscas, localizou uma arma de fogo oriunda de fabricação artesanal, diante disso, a GUPM conduziu o suspeito e levou material até a delegacia de polícia local.

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Vereadores participam da posse dos novos coordenadores pedagógicos eleitos
Continue lendo

Barra do Bugres

PM prende suspeito com revolver na Comunidade Jatobá

Publicados

em

Durante patrulhamento de rotina realizado nas comunidades rurais que cercam a cidade de Nova Olímpia, a Polícia Militar recebeu diversas denúncias em que, um indivíduo armado vinha aterrorizando a população na Comunidade Jatobá, diante de tais denúncias, a GUPM partiu em diligencia buscando localiza-lo, logrando êxito em sua prisão bem como apreensão de uma arma de fogo.

No local foram apreendidos 01 revólver calibre 38, 13 munições intactas e 8 munições deflagradas. Diante disso, a PM conduziu o indivíduo para a delegacia de forma que as providências cabidas fossem tomadas.

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana