conecte-se conosco


Mato Grosso

Empaer e parceiros promovem circuito de caminhadas na natureza para fomentar o turismo rural

Publicados

em

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), junto com a Prefeitura de Mirassol D´Oeste e grupos de mulheres, promoveram o primeiro circuito de caminhadas na natureza. A iniciativa ocorreu no domingo (19.06) e contou com a participação de 70 pessoas, entre adultos e adolescentes, que percorreram 2,5 quilômetros dentro do assentamento Roseli Nunes.

No percurso, foram visitadas duas propriedades, sendo o ponto de largada, o Balneário Recanto do Amanhecer. Na primeira propriedade, do senhor José Gomes da Silva, ele aproveitou a oportunidade para explicar sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e o trabalho agroecológico desenvolvido na propriedade.

Na segunda, o presidente da Associação Regional de Produtores Agroecológicos, Nério Gomes de Souza, destacou sobre o trabalho desenvolvido pela associação, as construções agroecológicas e a produção de alimentos sem agrotóxicos.

O turismólogos da Empaer,  Robson Júnior Hartmann, explica que as caminhadas na natureza agrega a prática de atividade física e facilita a inclusão social de agricultores familiares junto à comunidade urbana. “A iniciativa  favorece o fluxo de pessoas com interesse pelo ambiente rural. A movimentação turística estimula a criação de serviços e atrativos, como café colonial, feiras, trilhas, cavalgadas, agroindústria, pousada, entre outras possibilidades. A ideia é fomentar o turismo rural, por meio, das caminhadas da natureza”, ressalta.

Veja Também:  Hospital Metropolitano passa a ofertar serviço de neurocirurgia

Segundo Robson, a primeira caminhada atingiu seu objetivo de agregar participantes de outros municípios, além de agregar a feira livre que oportunizou os agricultores de comercializar seus produtos.

Exemplo da líder do Grupo de Mulheres Roseli Nunes II, Priscila José Ferreira. Ela conta que produz temperos com a horta que tem em sua propriedade. “Vendi boa parte da minha produção na caminhada e estou ansiosa para as próximas. Meus temperos com e sem pimenta fizeram o maior sucesso”.

Foto: Empaer

O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Mirassol D´Oeste, Odacir Trindade dos Santos, destacou que o evento superou as expectativas. “Toda parceria com a Empaer é um sucesso. O zelo dos técnicos com as atividades é um primor e vamos sempre trabalhar em conjunto para fortalecer essa união”.

O circuito

A proposta de consolidar as caminhadas da natureza foi a forma encontrada para fortalecer o turismo rural em Mirassol D´Oeste. Os encontros começaram no mês de março no evento mensal das líderes rurais. Na ocasião, ficou estabelecido que os grupos interessados realizassem uma etapa do evento no decorrer do ano.

Veja Também:  Sema e PM apreendem 26 kg carne de jacaré durante fiscalização no rio Cuiabá

Ficou acordada ainda a participação de oito grupos e a realização da caminhada nas comunidades rurais: Roseli Nunes, Jabuti, Margarida Alves e Santa Maria. Foram definidos os percursos, horário, alimentação e a denominação “Circuito Miradolense de Caminhadas na Natureza”.

Programação

As próximas edições foram definidas para o dia 17 de julho, na Comunidade Jabuti. No dia 14 de agosto, na Comunidade Margarida Alves e 28 de outubro, na Comunidade Santa Maria.

Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Segunda-feira (04): Mato Grosso registra 771.458 casos e 15.017 óbitos por Covid-19

Publicados

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (04.07), 771.458 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 15.017 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Dos 771.458 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.682 estão em isolamento domiciliar e 743.034 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 72 internações em UTIs públicas e 84 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 80,90% para UTIs adulto e em 17% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (136.331), Várzea Grande (53.834), Rondonópolis (44.319), Sinop (35.034), Tangará da Serra (24.960), Lucas do Rio Verde (23.922), Sorriso (23.423), Primavera do Leste (23.165), Cáceres (18.050) e Alta Floresta (17.129).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Veja Também:  Sema e PM apreendem 26 kg carne de jacaré durante fiscalização no rio Cuiabá

Cenário Nacional

No domingo (03.07), o Governo Federal confirmou o total de 32.490.422 casos da Covid-19 no Brasil e 671.911 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira (04.07).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Veja Também:  Governo credencia instituições financeiras ao fundo de aval MT Garante; investimento é de R$ 100 milhões

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Tribunal reabre inscrição de credenciamento dos profissionais que irão atuar no Bem Viver

Publicados

em

Por

Tribunal de Justiça de Mato Grosso torna público, por meio do Edital 51, a reabertura do Processo Seletivo com a finalidade de credenciar pessoas físicas nas áreas de Fisioterapia, Educação Física e Auxiliar em Saúde Bucal para atuar junto ao Programa Bem Viver.
 
Inscrição
 
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico Protocolo Administrativo Virtual ( https://pav.tjmt.jus.br), no período de 01 a 15 d ejulho de 2022, incluindo-se sábados, domingos e feriados. Serão consideradas extemporânea e sem validade qualquer inscrição feita fora desse período.
 
Edital n. 40
 
Outros detalhes do certame continuam valendo e estão disponíveis no Edital N. 40/2022-PRES e seus anexos. O Processo Seletivo é composto pelas fases de divulgação do edital; inscrição dos interessados, com a inserção dos documentos, análise da documentação e do currículo e divulgação dos interessados habilitados.
 
Requisitos
 
São requisitos para o credenciamento: ter sido selecionado(a) no Processo Seletivo; ser maior de 21 anos; não possuir antecedentes criminais; Não exercer cargo público inacumulável; e Não ter credenciamento anterior com o Poder Judiciário Estadual, ou estar descredenciado há no mínimo um ano.
 
Requisitos específicos
 
Ser graduado em Fisioterapia ou Educação Física, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e com registro no Conselho Regional na respectiva área profissional, devendo apresentar certificado de curso específico/formação/especialização (RPG, Pilates, Shiatsu, Reflexologia) caso a vaga exija.
 
Auxiliar de Saúde Bucal deverá possuir curso em Auxiliar em Saúde Bucal – ASB e registro junto ao Conselho Regional de Odontologia.
 
Recursos
 
Serão admitidos recursos devidamente fundamentados, no prazo de dois dias, contados da publicação do resultado final do processo seletivo no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Os recursos deverão ser interpostos somente por meio do Protocolo Administrativo Virtual: https://pav.tjmt.jus.br/geracao-protocolo
 
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Também:  Débitos de serviços essenciais poderão ser parcelados

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana