
A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o CRAS União, CRAS Maracanã, o Centro de Convivência para a Pessoa Idosa e o CREAS deram abertura oficial à campanha “Agosto Lilás”. A campanha tem como intuito a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, completa em 2022, 16 anos da legislação.
No dia 05/08 no Centro de Convivência “João Nicolau Petroni” foi realizada capacitação sobre a violência contra a mulher, com os servidores e as servidoras da SMAS. E no dia 08/08 foi realizado a foto oficial com os servisores e as servidoras, com o video da campanha e a ida as rádios locais.
A lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”. Diante a estatística do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que o município de Barra do Bugres ocupa o 6º lugar em casos de violência doméstica no Estado, um dado considerado alarmante em relação ao número de habitantes do município, a Prefeitura e a SMAS está organizando diversas ações que visem o engajamento da sociedade com a causa, desde o incentivo à denúncia até o combate efetivo da violência.
A Prefeita Maria Azenilda Pereira frisou a importância de atividades e ações voltadas ao combate à violência contra as mulheres, “Vamos fazer mais ações de combate, é importante frisar que a mulher merece atenção e carinho, e não violência. E queremos juntos mudar essa realidade triste que muitas mulheres e suas famílias vivem, que são agredidas dentro e fora de suas casas, isso deve acabar, é um absurdo”, disse a Prefeita.
E a Secretária Municipal de Assistência Social Joana Miriam Pereira Carrasco enfatiza a importância do engajamento da sociedade sobre os canais de denúncias. “Estamos promovendo diversas ações para conscientizar os munícipes do que é violência contra a mulher, fazendo com que as pessoas que tem medo de procurar os órgãos responsáveis, saibam que serão acolhidas e atendidas. Não podemos ficar calados diante destes crimes”, disse a Secretária Joana Miriam.
Canais de Denúncia 24 horas sobre a Violência contra a Mulher:
- 180 – Central direta de atendimento à mulher;
- 190 – Policia Militar;
- 197 – Polícia Civil.
Esses números funcionam todos os dias, 24 horas.
Fonte e fotos: Assistência Social