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Energia para as férias

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Carro elétrico permite viagem com conforto e segurança
Thiago Garcia/Arquivo Pessoal

Carro elétrico permite viagem com conforto e segurança

Fala, galera, beleza? Semana passada, tirei uns dias de folga para ficar com a família, mas não deixei de produzir conteúdo para vocês. Aliás, gostaria de deixar um agradecimento especial para o pessoal da Audi Eurobike Itaim, que emprestou a nave eTron. Muito obrigado pela experiência.

Nessas férias, viajamos para Serra Negra, interior de São Paulo, um trajeto de apenas 145 km, mas com muitos trechos de serra. A subida pode penalizar um pouco a autonomia de um veículo elétrico, mas o retorno é pura alegria de recuperação de energia.

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O Audi eTron possui autonomia de sobra para ir e voltar de São Paulo à Serra Negra. Entretanto, aproveitei a oportunidade para conhecer o carregador da Cervejaria Dortmund Bier. Não, eu não bebo, fui apenas pelo carregador mesmo.

Com 2 horas de carregamento na cervejaria, garanti meu retorno para São Paulo com autonomia de sobra. A pergunta que fica é: por que o carregamento não aconteceu no hotel? Bem, esse é exatamente o foco do texto de hoje.

Não foram poucas as vezes que viajei desde que adotei a mobilidade elétrica como forma de locomoção. Apesar de nunca ter encontrado um carregador em minhas viagens, na maioria dos lugares foram garantidas as recargas através de uma simples tomada.

Faço questão de citar os locais como forma de reconhecimento e incentivo:

  • Hotel Tauá Atibaia
  • Hotel Premium Campinas
  • Hotel Mil Flores, em Bragança Paulista
  • Hotel Recanto do Teixeira, em Nazaré Paulista

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Ainda gostaria de deixar uma menção honrosa para o Hotel Paraty, em Ibiúna, e Hotel Vale do Sol, em Serra Negra, que mesmo não conseguindo carregar por conta da infraestrutura, não se negaram a permitir o carregamento.

Observa-se a vontade dos hotéis para promover a recarga de veículos elétricos de seus hóspedes e eventuais viajantes. Nos tempos atuais, oferecer um ponto de carregamento é tão essencial quanto a garantia de Wi-Fi para seus clientes. Infelizmente, os sites de buscas de hospedagem não trazem um filtro com indicação de locais que oferecem o serviço de recarga (fica a dica).

Para quem deseja usufruir de um tempo com a família, nada melhor do que contar com o carregador no local de hospedagem para garantir o início do retorno com as baterias carregadas, tanto do carro quanto a nossa.

Bem, vontade já observamos que os hotéis têm, agora falta se prepararem. Felizmente sou precavido e me organizo para viajar, mas não são poucos os relatos de pessoas que viajaram contando com a tomada amiga e terminaram a viagem de guincho. 

Sendo assim, o ideal é que os hotéis estejam conscientes e preparados para receber os veículos elétricos. A tomada amiga não será suficiente quando tivermos mais hóspedes viajando com veículos elétricos simultaneamente. Se fosse utilizar uma tomada de 20A para carregar o eTron, poderia demorar por volta de 48h em uma tomada 110V para carregar 100% da bateria. Não era o meu caso, mas é necessário avaliar o cenário.

Não são poucos os hotéis que possuem centros de convenções e oferecer um serviço de carregamento de veículos elétricos será um diferencial para ser escolhido como local que sediará alguma feira, evento ou mesmo a festa anual da empresa.

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Atualmente, muitos locais estão adotando carregadores de veículos elétricos como serviços adicionais, tarifando a sua recarga em vez de cortesia. Como exemplo temos o Hotel Toriba, em Campos do Jordão, Villa Rossa, em São Roque, e o Double Tree/Urban Park, aqui em São Paulo, no bairro do Itaim, que adotam o sistema da Tupinambá Energia para gestão e cobrança da sessão de carregamento.

A tarifação da recarga permite a sustentabilidade financeira do serviço e manutenção do equipamento fornecido, sem contar que incentivará outros estabelecimentos a adotarem práticas semelhantes. Sempre digo para os clientes que presto consultoria: hoje você é escolhido por oferecer um carregador, amanhã você será excluído se não tiver um carregador para oferecer.

Outro ponto importante a se levar em consideração é os viajantes em trânsito. Já recebi diversos relatos de pessoas que acabam fazendo um pernoite ou mesmo um day use para garantir a recarga. Outros acabam consumindo no restaurante do hotel. Mas também não são poucos os relatos de usuários que tiveram o uso recusado por não estarem hospedados e precisaram ser guinchados até o próximo ponto de carregamento. Belo tiro no pé na minha opinião.

Resumindo: estamos construindo uma bela história da mobilidade elétrica no Brasil, mas ainda há muito para se fazer. E sim, carro elétrico é para viajar com conforto e segurança.

Meu caro leitor hoteleiro, deixo essa reflexão para se prepararem e me coloco à disposição para auxiliar no desenvolvimento da melhor experiência para seu hóspede.

Até mais!

Fonte: IG CARROS

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TBForte mostra seu primeiro carro-forte elétrico feito junto com a JAC

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Modelo é baseado no JAC iEV 1.200 T e tem custo de rodagem 50% menor que o a combustão
Divulgação

Modelo é baseado no JAC iEV 1.200 T e tem custo de rodagem 50% menor que o a combustão

O mundo corporativo busca cada vez mais aliar suas práticas operacionais com medidas de preservação do meio ambiente. Pensando nisso, a TBForte, empresa de transporte de valores do grupo TecBan, criou seu primeiro carro-forte elétrico.

O modelo é um JAC Motors iEV 1.200T Plus , que vem equipado com um motor elétrico de 170 cv de potência e 122 kgfm de torque, força entregue de maneira instantânea.

Para Gabriel Damasceno, Superintendente da TBForte , a empresa possui interesse em investir em um projeto repleto de atenção ao meio ambiente.

“Mesmo diante dos obstáculos iniciais a serem enfrentados, especialmente o custo dos veículos elétricos em relação aos tradicionais, a TBForte quer colaborar e mostrar consciência ambiental diante da tendência global”, declarou o executivo.

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A autonomia declarada do modelo é de 240 km. Segundo a TBForte, é suficiente para as atividades diárias do carro-forte . Além de não emitir gases poluentes, o veículo elétrico aumenta o custo-benefício por ter uma mecânica mais simples.

JAC iEV 1200T é o caminhão 100% elétrico no qual foi baseado o carro-forte elétrico
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JAC iEV 1200T é o caminhão 100% elétrico no qual foi baseado o carro-forte elétrico

O iEV 1.200T Plus não é o único modelo da JAC que a TBForte adiciona à sua frota, a companhia também adquiriu o compacto E-JS1 , para escolta  e atendimento técnico em caixas eletrônicos.

“Além de serem veículos menos agressivos ao meio ambiente, por conta da emissão zero de CO², o carro leve elétrico é isento de rodízio, o que permite otimizar a operação diária de nossas equipes”, completa Gabriel.

Alexandre Ventura, Gerente Executivo de Operações da TBForte, afirmou que o carro-forte elétrico faz parte do programa de renovação de frota da empresa, e que mais veículos serão adquiridos conforme a necessidade da TecBan em renovar sua frota.

No caso do iEV 1.200T Plus, a TBForte afirma que contou com o apoio da JAC para a realização de mudanças na posição do plug de carregamento, para uma operação mais simples.

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Segundo a empresa, o carro-forte elétrico apresentará um custo de rodagem entre 40 e 50% mais em conta que um a diesel tradicional.

A TecBan afirma que está trabalhando com sua equipe de infraestrutura para proporcionar recargas elétricas vindas de energia solar para seu carro-forte elétrico, mas atualmente, o modelo será recarregado em um wallbox convencional da JAC , mas com energia vindo da rede tradicional.

A TBForte estará presente no Lat.Bus, que é o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, o carro-forte elétrico será a principal estrela da empresa no evento, que acontece no São Paulo Expo entre os dia 9 e 11 de agosto, das 13 às 22h.

Fonte: IG CARROS

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Lamborghini Urus “Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak

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Lamborghini Urus ”Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak, em 10 minutos e 32,064 segundos
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Lamborghini Urus ”Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak, em 10 minutos e 32,064 segundos

O Lamborghini Urus de 2023 remodelado estabeleceu um novo recorde na pista de escalada de Pikes Peak nos EUA, antes da revelação completa do carro na próxima semana. 

O mais novo recordista destronou o modelo anterior, um Bentley Bentayga 2018 , que registrou um tempo de 10 minutos e 49,902 segundos. De acordo com os organizadores da façanha, o Urus completou a prova em 10 minutos e 32,064 segundos , um novo recorde para um SUV de produção.

A subida de Pikes Peak, no Colorado, EUA possui  156 curvas e tem 1.439 m de mudança de altitude, com a linha de chegada 4.302 m acima do nível do mar, o que exige muita habilidade e resistência para qualquer veículo.

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Poucos detalhes da nova variante Urus foram revelados, no entanto, servirá como um facelift de meia-idade para o SUV de estreia da Lamborghini, lançado pela primeira vez no final de 2017.

Outros rumores apontam que o novo “Urus Evo” ou “Urus Sport”, será definido como a última nova variante Urus com energia pura a gasolina, e está programado para ser vendido por menos de dois anos antes de ser sucedido pela variante híbrida plug-in em 2024, e com isso, toda a gama Lamborghini passará a ser apenas híbrida.

Ele será alimentado por um motor V8 biturbo, conforme o Urus convencional. Seja como for, as mudanças não se concentrarão apenas no aumento de potência, mas também à uma revisão do setup do chassis, com vista a um aumento da eficácia.

Com o piloto de corrida, Simone Faggioli – que detém recordes adicionais em Pikes Peak – no comando, o recordista Urus foi equipado com uma gaiola de proteção, um assento de corrida com cinto de seis pontos e um sistema de extinção de incêndio para atender aos regulamentos de segurança.

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O novo Lamborghini Urus 2023 deve ser revelado na íntegra no evento Pebble Beach Concours d’Elegance, na Califórnia, como parte da Monterey Car Week, nos dias 12 a 21 de agosto.

Fonte: IG CARROS

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