conecte-se conosco


Mato Grosso

Escolas Plenas revelam protagonismo dos alunos como experiências exitosas

Publicados

em

Representantes das 10 Escolas Plenas de Cuiabá e Várzea Grande participaram, nesta quarta-feira (27), da abertura do curso de formação inicial das escolas de educação em tempo integral, no auditório da Escola Estadual Presidente Médici, no bairro Araés.

Além do debate de vários assuntos relacionados ao ensino integral, as escolas levaram as suas experiências exitosas para serem compartilhadas. É o caso da EE Honório Rodrigues de Amorim, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, que apresenta a experiência com o estudo orientativo.

Trata-se de uma disciplina da parte diversificada, com aulas três vezes na semana, com atendimento individual, que vai ao encontro do projeto de vida dos estudantes. “É o momento em que o aluno planeja seu futuro sua vida, troca idéias, é um trabalho contínuo com muito resultado”, destaca a diretora da escola, Kátia Garcia.

Pela mesma linha segue a EE Antônio Epaminondas (EPA), no bairro da Lixeira, que trabalha o protagonismo do aluno no processo do ensino aprendizagem. O diretor Eber Correa ressalta que os alunos precisam tomar frente, ser o protagonista, desenvolver os projetos. “Fizemos um projeto de ambientação da escola. Os alunos tomaram a frente, fizeram a limpeza, conheceram o bairro, a história da Lixeira. Enfim,  conseguiram desenvovler o tema. E isso fez a diferença”, frisa.

Veja Também:  Jornalista Rui Matos concorre à cadeira nº 02 da Academia Mato-grossense de Letras

O diretor lembra que a equipe técnica se manteve, desde o início do funcionamento da escola plena, o que dá uma sequencia nos trabalhos.  Outro ponto positivo é a implantação do ensino fundamental – a EPA tem turmas das séries finais. “Graças ao nosso trabalho no ensino médio, estamos levando essa experiência para o ensino fundamental”.

O coordenador do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá, Ezemar Mourão da Silva, que participa do evento, explica que o Cefapro colabora com a formação que contribui com a qualidade da aprendizagem dos alunos.           

A formação, que vai até sexta-feira (29), tem como objetivo dialogar sobre o modelo pedagógico e de gestão, com ênfase nas metodologias de êxito. Na quinta e sexta-feira (29.03), a formação ocorrerá no Cefapro de Cuiabá com os grupos de trabalho.

A rede estadual conta com 40 escolas em tempo integral, cinco ofertam Ensino Fundamental, 13 o Ensino Fundamental e Médio e 22 são exclusivas de Ensino Médio. 

A formação é promovida pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino Médio, núcleo integrante da Superintendência de Políticas da Educação Básica, articulada com a superintendência de Políticas de Desenvolvimento Profissional.

Veja Também:  Começa o campeonato Mato-Grossense feminino 2019

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Colegiado define distribuição de 111.240 doses de vacinas contra a Covid-19

Publicados

em


A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou a Resolução Nº 77, que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 111.240 doses de vacina contra a Covid-19 enviadas neste fim de semana pelo Ministério da Saúde, sendo 50.400 doses da Coronavac e 60.840 doses da Pfizer.

Conforme a Resolução Nº 77, a vacina da Pfizer deve ser aplicada como primeira dose em pessoas entre 40 e 49 anos. As doses da Coronavac contemplarão com a primeira e segunda dose pessoas de 40 a 44 anos.

O prazo de aplicação da segunda dose da Pfizer é de até 12 semanas. Já o prazo da segunda dose da Coronavac varia entre 14 e 28 dias.

O colegiado pontuou na Resolução que os municípios que já completaram a vacinação das pessoas de 40 a 49 anos devem seguir para a próxima faixa etária (ano a ano) em ordem decrescente de prioridade.

Ainda foi acordado o armazenamento de 18 doses da Pfizer na Rede de Frio Estadual, como novo estoque estratégico para reposição de eventuais perdas técnicas. Também foi pactuada a distribuição de um remanescente de 40 doses da Coronavac que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual como estoque estratégico.

Veja Também:  Ação da PM frustra assalto com refém em empresa no Distrito Industrial em Cuiabá

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 2.730.710 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Confira em anexo a resolução:

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Tangará da Serra sedia reunião para discutir recursos hídricos nos dias 4 e 5 de agosto

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam em Tangará da Serra (251 quilômetros distante de Cuiabá) a Oficina e a Reunião Pública para discutir as ações do Plano de Recursos Hídricos (PRH) de duas bacias hidrográficas da região, a do Alto Paraguai Superior e Alto Paraguai Médio.

As reuniões serão presenciais em duas datas: no dia 04/08 às 18h e no dia 05/08 às 8h, no Auditório Municipal. Para participar é necessário realizar a inscrição gratuita por meio de um formulário on-line DISPONÍVEL AQUI. 

O evento colherá contribuições para a elaboração do  Plano de Recursos Hídricos (PRH). O documento define as ações do Poder Público para as próximas décadas para a preservação e manutenção dos rios da região, incluindo informações sobre ações de gestão, projetos, obras e investimentos prioritários. Esta é a segunda cidade a receber o evento. Nos dias 2 e 3/08 uma oficina e uma reunião pública foram realizadas em Diamantino. Está previsto mais um encontro presencial em Cáceres.

Veja Também:  Começa o campeonato Mato-Grossense feminino 2019

Veja a programação:

Oficina e Reunião Pública em Tangará da Serra
Quando: 04/08 às 18h e 05/08 às 8h
Local: Auditório Municipal
Link para inscrições: https://forms.gle/Wn5rFPgHVyYa8SpE8

Oficina e Reunião Pública em Cáceres
Quando: 06/08 às 18h e 07/08 às 8h
Local: Auditório principal da Unemat
Link para inscrições: https://forms.gle/xckfaNqeqfjyZ2mPA

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana