conecte-se conosco


Mato Grosso

Espetáculo de dança Quilombo de Nanã estreia neste sábado (31)

Publicados

em


O espetáculo de dança Quilombo de Nanã estreia neste sábado (31.07), às 19h30, com apresentação presencial na comunidade onde o grupo Elementares do Quilombo nasceu, a Lagoinha de Baixo na Chácara Ouro Verde, em Chapada dos Guimarães. Serão 30 lugares, dos quais 20 serão destinados aos moradores da comunidade e 10 para o público externo.

O espetáculo é a segunda obra do grupo Elementares do Quilombo. O projeto foi contemplado no edital MT Nascentes, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e teve por objetivo a montagem da obra e a continuidade da formação artística do grupo.

O grupo fará outras três apresentações. No domingo (01.08), às 20h, a apresentação será online com transmissão pelo canal Elementares do Quilombo no Youtube. No dia 07 de agosto (sábado), às 19h30, a apresentação será presencial no Espaço Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães. E a última apresentação será no dia 20 de agosto (domingo), às 20h, com transmissão pelo Youtube.

O espetáculo multimídia conta com direção de Oz Ferreira e coreografia de Tatiana Reis, e aborda de forma poética aspectos da diáspora africana por meio das manifestações culturais encontradas na comunidade, contemplando aspectos como danças, lutas, modos de vida, práticas religiosas, formas de organização política e suas reverberações. A pesquisa para criação da obra iniciou de forma independente em agosto de 2019.

Veja Também:  Em 75 dias de piracema, 2,6 toneladas de pescado são apreendidas

Além da circulação do espetáculo o projeto contemplou outras duas fases: residências artísticas e ateliê de criação. As ações ocorreram concomitantemente, e parte delas virtualmente, aberta a artistas convidados. “Essas etapas foram importantes para o processo de qualificação artística do grupo, pois ajudaram a alcançar o objetivo principal, que é o resgate cultural das comunidades quilombolas”, pontua a proponente do projeto, Tatiana Reis.

O elenco é composto pelas bailarinas Tatiana Reis, Gonçalina Reis, Fabiana Cruz, Micheli Cruz e Grazielly Costa. O audiovisual que compõe a obra coreográfica foi gravado na Lagoinha de Baixo e teve apoio de moradores em sua produção, e a participação especial de Cilda Reis de Castro. Também participaram Kamilla Braz, Tarsila Rubira, Ramon Rodrigo da Costa e Camila Viana, que fizeram as residências artísticas oferecidas pelo projeto.

Elementares do Quilombo

O grupo apresenta em forma de dança as forças dos elementos da natureza: água, terra, ar e fogo. Nasceu em novembro de 2017 na comunidade quilombola Lagoinha de Baixo, com intuito de preservar a cultura e origem. Desde 2019 o grupo leva seu trabalho para outras partes de Chapada dos Guimarães, se apresentando e oferecendo oficinas de dança em escolas e eventos de comunidades vizinhas, integrando programações como festas regionais, saraus, II Mostra Gigantes de Artes Cênicas [2019], e da programação cultural municipal no Carnaval de 2020.

Veja Também:  Corretor imobiliário de Nova Mutum sobre a 1ª Ferrovia Estadual: "É o progresso chegando"

Agenda

31/07 (sábado) – 19h30

Local: Comunidade Quilombo Lagoinha de Baixo – Chácara Ouro Verde, Chapada dos Guimarães-MT

– Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível

– Reserva e orientações pelo Whatsapp (65) 9960-4166

01/08 (domingo) – 20h

Local: Canal do Youtube do grupo Elementares do Quilombo

– Após a exibição o grupo fará um bate papo pelo Instagram @elementaresdoquilombo

07/08 (sábado) – 19h30

Local: Espaço Aldeia Velha – Rua Guaicurus, 300 – Chapada dos Guimarães-MT

– Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível

– Reservas e orientações pelo Whatsapp (65) 9960-4166

08/08 (domingo) – 20h

Local: Canal do Youtube do grupo Elementares do Quilombo

– Após a exibição o grupo fará um bate papo via Instagram @elementaresdoquilombo

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Licença Internacional, CNH Definitiva, 2ª Via e Renovação podem ser solicitadas pelo MT Cidadão

Publicados

em


Cidadãos mato-grossenses podem solicitar Licença Internacional de Direção (PID), 2ª via, renovação e CNH definitiva diretamente pelo aplicativo MT Cidadão. O app ainda permite a atualização do exercício de atividade remunerada, agendamentos e solicitação de atendimentos de junta médica e emissão de certidão.

Outra facilidade é validação por meio do QRcode em dispositivos móveis ou no site do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).  Os serviços públicos digitais fazem parte da última atualização do app, que já se encontra disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos,

AGENDAMENTO

Para facilitar a vida dos usuários, o app passou a disponibilizar um serviço de agendamento para a realização de coleta das imagens de biometria, assinatura e de face. O usuário também pode optar por agendar a retirada do documento na sede do órgão ou optar pela entrega a domicilio.

Para o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, as soluções disponibilizadas mais uma vez colocam Mato Grosso na vanguarda da tecnologia. No último ano, Mato Grosso foi o terceiro estado que mais evoluiu no ranking de serviços públicos digitais formulado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

Veja Também:  Polícia Militar lança ‘Operação Guardião do Nortão’ para garantir a segurança em eleição em Matupá

MT Cidadão

O MT Cidadão é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que visa ampliar a transparência e prestação de serviços ao cidadão. Desenvolvido e mantido pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), é uma plataforma que disponibiliza em um só lugar vários serviços digitais essenciais e relevantes para o cidadão.

A atualização já está disponível para Android na loja Google Play e para o sistema IOS na App Store.

Este projeto foi objeto de atividade realizada em conjunto entre a Diretoria de Habilitação do Detran-MT, liderada pelo diretor Alessandro Alencar de Andrade, responsável pela definição das regras do processo e pelas equipes da MTI de sustentação do Sistema Detran-NET, de Transformação Digital  e de Infraestrutura, liderados pelos analistas Carlos Pini, Fernando Duarte, José Dias, Sayuri Joazeiro e Uiliam Silva.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Tese de mestrado será apresentada pela primeira vez em propriedade rural em MT

Publicados

em


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) promove nesta quarta-feira (29.09), às 9h, a primeira defesa de mestrado em uma propriedade rural. A iniciativa representa o primeiro passo do projeto ‘Defesa no Campo’ e irá acontecer em uma propriedade em Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá).

A conclusão do trabalho acontecerá na propriredade do senhor Joarez Vilas Boas e será defendida pelo engenheiro florestal Hector de Oliveira, discente do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato (UFMT), sob a orientação do coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, o engenheiro agrônomo e doutor, Fabrício Ramos. A banca avaliadora será composta por cinco membros, mestres e doutores especialistas no segmento.

Fabrício explica que o objetivo do projeto é inovar no serviço de pesquisa e extensão rural, integrando a universidade com o produtor rural. Ele defende a importância que as pesquisas de pós-graduação como, mestrado e doutorado sejam realizadas nas propriedades rurais, sendo que no geral, têm sido finalizadas no ambiente das universidades.

Veja Também:  Cavalaria da PM recebe reforço de novos policiais

“Essa iniciativa visa estimular estudantes a realizarem as defesas dos seus trabalhos científicos nos locais onde ocorreram as pesquisas, pois entendemos que essa abordagem é importante para melhorar a difusão do conhecimento gerado, além de valorizar os agricultores e produtores rurais que demandam, apoiam e participam das pesquisas”, define ele.

Durante a execução do projeto, o produtor participou ativamente de todas as etapas, cujo objetivo foi mapear a capacidade de uso do solo da sua propriedade para determinação das áreas mais propícias para cultivos intensivos.

Serviço:

Primeira ‘Defesa no Campo’ promovida pela Empaer

Onde: Propriedade rural do senhor Joarez Vilas Boas, em Santo Antônio do Leverger

Horário: 9h

 Amostragem para análise física e química e classificação das cores do solo Foto: Empaer-MT

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana