conecte-se conosco


Oportunidades

Estudo do Sebrae identifica os segmentos mais promissores para pequenos negócios em 2020

Publicados

em

Retomada da economia e expectativa de safra recorde devem beneficiar as empresas voltadas ao atendimento do mercado interno

Assessoria de Imprensa Sebrae Nacional

A expectativa de crescimento de 2,5% da economia brasileira em 2020, somada à projeção de uma safra recorde no setor agrícola, deve favorecer diretamente as micro e pequenas empresas (MPE) do país, que estão voltados majoritariamente ao mercado interno. O otimismo é maior para as micro e pequenas empresas que atuam no setor de serviços, para os negócios voltados ao atendimento das necessidades básicas da população, para o segmento da construção, bem como os pequenos negócios que atuam no setor do agronegócio. Essas são as conclusões do estudo “Negócios Promissores em 2020” realizado pelo Sebrae a partir do cruzamento e análise de um conjunto de dados do FMI, Banco Central e Ministério da Economia.

No setor de Serviços, de acordo com o estudo, as expectativas são positivas para os pequenos negócios de serviços pessoais, serviços prestados às empresas, na área da saúde, educação e transporte. Nos segmentos que atendem às necessidades básicas da população, continuam em alta as empresas que atuam no comércio de alimentos e de alimentação fora do lar (restaurantes e marmitas). Já na construção civil, as MPE de edificações, manutenção, comércio de material de construção e serviços especializados têm boas perspectivas de crescimento. Por fim, no segmento do agronegócio, o Sebrae aponta a possibilidade de um bom ano para os pequenos produtores rurais que atuam no comércio de cidades próximas às áreas de intensa produção agropecuária e no setor de máquinas e equipamentos.

Veja Também:  Desempregado por quase seis meses, aluno conquista vaga em banco após concluir curso da Seciteci

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, havia uma expectativa – em 2019 – de que houvesse uma recuperação mais forte da economia, que acabou não se confirmando. Assim, acabaram prevalecendo, segundo Melles, os pequenos negócios com um perfil mais voltado à manutenção e reparação de bens. “Agora, em 2020, com a retomada da economia e o aumento da confiança de consumidores e empresas, estamos caminhando para o fortalecimento dos negócios mais voltados ao atendimento do consumo de bens e serviços associados às necessidades básicas da população, como: gastos com alimentação, moradia, restaurantes e serviços pessoais”, comenta o presidente do Sebrae.

QUEM GANHA COM O CENÁRIO GLOBAL E NACIONAL

  • Serviços pessoais (cabelereiro, manicure, estética e beleza)Serviços prestados às empresas (administração, vendas, serv. jurídicos e org. de feiras)
  • Serviços de saúde, educação e transporte (cuidadores, clínicas, ensino superior,  treinamento e transporte carga/passageiro)
  • Serviços de informática e comunicação (serv. internet, desenvolvimento de programas, reparação de equipamentos de comunicação)
  • Bens e serviços voltados para o atendimento das necessidades básicas da população (comércio de alimentos, serv. pratos prontos)
  • Construção (manutenção/reparação de moradias, edificações, comércio de material de construção e serviços especializados)
  • Produtores rurais (p.ex. milho, soja e algodão) e atividades de apoio à agropecuária
  • Pequeno comércio do interior, próximo às grandes áreas produtoras da agropecuária
  • MPE que exportam para os EUA e Leste
Veja Também:  Mato-grossense ganha R$ 120 mil na Lotomania após apostar em 50 números e errar todos

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO RELATÓRIO

Produto Mundial deve crescer 3,4% a.a. (Fonte: FMI)

PIB brasileiro deve crescer 2,5% a.a. (Fonte: FMI)

Juros baixos, inflação e câmbio com tendência de estabilização (Fonte: Boletim Focus)

Melhora paulatina na Taxa de Desocupação e no rendimento médio real do trabalhador (projeções Sebrae)

Safra agrícola recorde em 2020 (Fonte: Conab/M.A.)

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Sine abre mais de 1,7 mil vagas de emprego nesta semana em MT 

Publicados

em

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento mais próximos de sua residência na capital ou no interior portando documentos pessoais e comprovante de residência.

Laise Ávila | Setasc/MT

Atendimento no Centro Estadual de Cidadania – Foto por: Josi Pettengill

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), inicia a semana com 1.722 vagas de emprego disponíveis nas 28 unidades do Sine instaladas em Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande para o público geral são 99 oportunidades de emprego para as áreas de: motorista carreteiro, técnico de enfermagem, operador de caixa, promotor de vendas, instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança, caseiro, assistente administrativo, cozinheiro de restaurante, estoquista, costureira em geral, entre outros

Já para as Pessoas com Deficiência (PCDs) estão disponíveis duas vagas, nas áreas de auxiliar administrativo e técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação.

Em Sapezal (559 km da capital) são 493 vagas de emprego. Entre as áreas ofertadas são: auxiliar de linha de produção, operador de máquina agrícola, soldador, trabalhador agrícola polivalente, almoxarife, vigia, classificador de grãos e borracheiro.

Entre os municípios com mais oportunidades, destaca-se Rondonópolis (216 km da capital) com 221 vagas nas áreas de operador de empilhadeira, pedreiro, promotor de vendas, auxiliar de armazenamento, ajudante de eletricista, mecânico, lavador de carros, chefe de departamento pessoal.

No município de Sinop (477 km da capital) foram disponibilizadas 194 vagas, dentre elas: Consultor de vendas, frentista, identificador florestal, operador de caixa, ajudante de açougue, soldador mecânico, salgadeiro, estoquista e técnico em segurança do trabalho.

Outro município em destaque é Lucas do Rio Verde (332 km da capital) são 189 vagas ofertadas nas áreas de office-boy, operador de processo de produção, servente de obras, pedreiro, safrista, auxiliar administrativo, auditor fiscal (em contabilidade), gerente comercial, instalador de som e acessórios de veículos.

Conforme o painel de vagas, em Confresa (a 738 km da capital) são 116 vagas disponíveis, como: classificador de grãos, operador de máquina agrícola, empregado doméstico nos serviços gerais, auxiliar de linha de produção, auxiliar de veterinário, supervisor administrativo, borracheiro, entre outros.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão-de-obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho e previdência social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento mais próximos de sua residência portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento.

Fonte: Assessoria

 

Veja Também:  Desempregado por quase seis meses, aluno conquista vaga em banco após concluir curso da Seciteci

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Escola Pública do Detran-MT forma mais de 500 profissionais por Ensino à Distância

Publicados

em

Nessa semana, 250 profissionais vão participar do curso de atualização de Agente de Trânsito

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Curso de Atualização de Agente de Trânsito – Foto por: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Curso de Atualização de Agente de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Escola Pública de Trânsito, vem avançando na capacitação dos servidores na modalidade de Ensino à Distância. Somente este ano, foram mais de 500 profissionais capacitados em cursos ofertados de forma on-line.

A gerente da Escola Pública, Martinha Helena Melgar Cruz, diz que a capacitação na modalidade de Ensino à Distância é um grande avanço na área da formação continuada dos servidores do Detran-MT.

“Com cursos nesse formato on-line conseguimos capacitar um grande número de servidores públicos com custos reduzidos para a administração pública”, ressaltou.

Nesta semana, 250 profissionais vão participar do Curso de Atualização de Agente de Trânsito. A capacitação teórica será realizada por Ensino à Distância remoto presencial, através da plataforma Google Meets.

O foco serão os profissionais que executam atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Estão inscritos Agentes do Serviço de Trânsito do Detran, policiais militares do Batalhão de Trânsito e policiais civis da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran).

Veja Também:  Mato-grossense ganha R$ 120 mil na Lotomania após apostar em 50 números e errar todos

O objetivo é aprimorar os conhecimentos desses profissionais que atuam nas atividades de fiscalização de trânsito em Mato Grosso.

Na última semana, a Escola Pública também realizou a capacitação no Curso de Atualização aos Examinadores de Trânsito, por meio do Ensino à Distância remoto presencial por meio do Google Meets.

“Uma vez por mês vamos ofertar cursos de atualização aos servidores do Detran-MT para aprimorar os atendimentos aos usuários no processo para a primeira habilitação”, ressaltou a gerente da Escola Pública, Martinha Helena.

Recentemente a Escola Pública de Trânsito formou 112 servidores no 1º Curso de Formação de Examinadores ministrado pelo Detran-MT, na modalidade de Ensino à Distância.

Os profissionais irão reforçar o quadro de servidores da banca examinadora em todo Estado, ampliando, desta forma, a capacidade de aplicação dos testes práticos para habilitação em Mato Grosso.

“Os cursos ofertados pela Escola Pública de Trânsito qualificam os nossos servidores e refletem diretamente na qualidade do atendimento ao cidadão”, disse o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Ensino à distância

Os cursos na modalidade on-line são realizados por meio de uma plataforma de Ensino à Distância disponibilizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran-MT.

Veja Também:  Mega-Sena acumulada: veja os números sorteados neste sábado

A plataforma foi construída e implementada pelos técnicos da coordenadoria através de um código fonte de acesso livre, ou seja, sem custos para o Estado. Isso vai possibilitar a formação continuada na modalidade on-line para outros tipos de cursos aos servidores do Detran-MT.

Escola Pública de Trânsito

A Gerência da Escola Pública de Trânsito do Detran-MT é responsável pelo planejamento, execução, acompanhamento, supervisão, avaliação, orientação, apoio e certificação dos cursos na área de trânsito ofertados pela Autarquia.

Entre as capacitações realizadas regularmente estão: Curso de Direção Defensiva, Curso Pilotagem Segura para motociclistas, Curso de Educação para o Trânsito voltado para professores, Curso Multiplicadores de Educação para o Trânsito, entre outros.

A Escola já formou, na atual gestão, 500 servidores em cursos presencias e 900 na modalidade de Ensino à Distância, de diversas áreas de atuação do Detran, sempre com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

 

 

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana