conecte-se conosco


Mulher

Estudo relaciona frequência de treinos com bem-estar mental

Publicados

em

Estudo relaciona frequência de treinos com bem-estar mental
FreePik

Estudo relaciona frequência de treinos com bem-estar mental

Todo mundo já sabe que movimentar o corpo fortalece os músculos e ossos, melhora a qualidade do sono, a capacidade respiratória e reduz a ansiedade. O que poucos sabem é que, não necessariamente, quem treina mais vezes por semana tem mais bem-estar emocional, apesar do melhor bem-estar físico. Foi o que comprovou pesquisa do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brasília (CEUB), ao analisar os impactos da intensidade, frequência e volume dos exercícios na saúde física e mental.

O estudo concluiu que a prática de exercício físico é um instrumento de melhoria da saúde mental, sendo a frequência moderada (de 3 a 4 vezes na semana) a mais interessante para a mente do indivíduo. Quando se avalia apenas o bem-estar físico, a frequência de 5 vezes gerou melhores resultados. Os 141 participantes voluntários, com idade entre 18 e 65 anos, foram entrevistados sobre estado geral da saúde, limitações físicas, qualidade de vida e o estado de estresse.

Isabel Miranda, estudante do 6º semestre de Educação Física do CEUB e autora da pesquisa, explica que os aspectos físicos e mentais foram avaliados de forma separada, considerando que cada indivíduo possuiu seus próprios parâmetros de avaliação. Para além da análise sobre a capacidade física, limitação e dor, no quesito mental, foram considerados fatores emocionais, níveis de estresse e até ideação suicida.

Veja Também:  5 filmes sobre a luta contra o racismo

“Avaliamos os dois cenários com parâmetros diferentes. Ainda assim, o bem-estar físico, do ponto de vista fisiológico, gera adaptações saudáveis para o bem-estar emocional. Ainda que haja essa relação, cada um tem suas especificidades”, explica Isabel, acrescentando: “Por isso, não necessariamente quem treina mais vezes na semana tem melhor bem-estar emocional, apesar de ter o melhor bem-estar físico”. O Ministério da Saúde recomenda a prática de atividades físicas por, pelo menos, 150 minutos por semana.

Equilíbrio até na prática de exercícios

A pesquisa do CEUB alerta que nem sempre a maior frequência, intensidade e volume de exercício são mais benéficas para a saúde mental. Os resultados mostram que “o equilíbrio, até quando se trata de exercício físico, é importante”. Ao comparar quem pratica exercícios todos os dias, quem está sedentário (13 participantes) e aqueles que mantém a frequência de 3 a 4 vezes, o primeiro grupo apresentou um pior estado de saúde mental.

“Podemos relacionar esse resultado a um possível exagero ou vício em praticar exercício físico de 5 a 7 dias por semana, sem permitir descanso ou momentos de lazer. Atletas de alto rendimento que praticam exercícios todos os dias, sem descanso, relataram algum problema de saúde mental, devido ao excesso da prática e das cobranças envolvidas, como a síndrome de burnout”, adverte Isabel. Ela indica aprofundar a pesquisa, distinguindo e comparando as modalidades praticadas quanto ao efeito na saúde física e mental.

Veja Também:  Lua de Neve e Microlua Cheia: tudo sobre o fenômeno deste sábado

A coordenadora do curso de Educação Física do CEUB e atual orientadora de Isabel Miranda em outro projeto de iniciação científica, Renata Elias Dantas, ressalta a característica multidisciplinar da pesquisa e enfatiza ser gratificante ver alunos interessados pela área de melhora da qualidade de vida das pessoas. “Temos essa preocupação de mostrar para os alunos as diversas possibilidades de atuação, como saúde, esporte, qualidade de vida ou melhora de comorbidades”, completa.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

Mulher

Os 8 tipos de pessoas que encontramos no trabalho

Publicados

em

Os 8 tipos de pessoas que encontramos no trabalho
Foto: Reprodução

Os 8 tipos de pessoas que encontramos no trabalho

Tem o puxa-saco, o preguiçoso, o reclamão, o animado… Você sabe dizer com qual desses você se identifica? Aproveite para compartilhar com seus amigos e descobrir qual tipo de pessoas eles são! E para continuar rindo, confira também 20 piadas (im)publicáveis em Seleções!

O PRESTATIVO

A notificação de “urgentíssimo” nos e-mails perde um pouco seu significado quando usada toda semana para anunciar que sobrou bolo de aniversário.
– meetingboy.com

O COMILÃO

Ótima ideia. Os colegas estão dando nome à comida que deixam na geladeira do escritório. Estou comendo um iogurte chamado Debbie.
@fussysaffa

O RECLAMÃO

Ah, você detesta seu emprego? Por que não avisou? Há um grupo de apoio para esse problema. Chama-se TODO MUNDO e se reúne no boteco.

@Drew Carey

O PREGUIÇOSO

Meu chefe me disse que tivesse um bom dia. Por isso, fui para casa dormir.
@JokeAuthority

O QUE ESTÁ POR FORA

Veja Também:  Amizades têm o potencial de promover o bem-estar mental e físico

É estranho o tanto de gente de meu escritório que se chama “Ei”.
@Drew Carey

O ANIMADO

Será que existe café demais? Acho que vou descobrir.
@aalexandru12

O CHATO

Fico me perguntando em quantas segundas-feiras consecutivas Todd responderá “Curto demais” quando lhe perguntarmos como foi o fim de semana. Já estamos na sétima.
@melowens

O PUXA-SACO

O chefe acabou de proibir apelidos excessivamente específicos, e o escritório inteiro está encarando Dedo-Duro Brian, o Estraga-Prazeres.
@ceejoyner

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Filha de Simony passa por transformação e surge irreconhecível; veja

Publicados

em

Aysha, filha de Simony
Reprodução

Aysha, filha de Simony

A filha da cantora Simony, Aysha, chocou a internet nesta quarta-feira (1º) ao surgir irreconhecível nas redes sociais. Neste feriado de Dia do Trabalhador ensolarado, a atriz e influencer deixou de lado aproveitar o calor em uma praia ou piscina e preferiu mostrar sua rotina de treinos.

Aysha exibiu o corpo definido aos seguidores, e aproveitou o espelho da academia para postar diversas selfies. Ela fez questão de mostrar sua beleza natural, surgindo sem maquiagem.

Aysha, filha de Simony
Reprodução

Aysha, filha de Simony

Aysha começou sua carreira na novela
Reprodução Instagram

Aysha começou sua carreira na novela “Carrossel”

A ex-atriz mirim ficou conhecida por compor o elenco da novela “Carrossel”, quando tinha nove anos. Ela interpretava Laura na programação infantil do SBT. Aos 20 anos, Aysha passou por um processo de reeducação alimentar e eliminou mais de 35 kg. A jovem afirma que sofria bullying na escola quando pequena.

Atualmente, ela acumula 900 mil seguidores no Instagram, onde compartilha fotos e vídeos de viagens, looks, trabalhos e treinos. Aysha pretende seguir os passos da mãe, que ganhou a vida como cantora, sendo intérprete de grandes sucessos.


Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana