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Agronegócio

ETANOL/CEPEA: Médias mensais da temporada atual são as maiores das últimas 3 safras

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Cepea, 19/7/2022 – Considerando-se os primeiros três meses da temporada 2022/23 (de abril/22 a junho/22), as médias mensais dos Indicadores CEPEA/ESALQ dos etanóis hidratado e anidro estão respectivamente 6,8% e 10,4% acima das registradas no mesmo período da safra anterior, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-M de junho/22). Tratam-se, também, das maiores médias para esse período das últimas três temporadas. Segundo pesquisadores do Cepea, com a possibilidade de a produção ser menor – por conta das condições climáticas desfavoráveis no último ano –, a cana, de forma geral, não apresentou o padrão necessário para a antecipação das atividades de moagem no ano safra 22/23, como ocorre na maioria das vezes, o que acabou influenciando as cotações do biocombustível – a quantidade de cana processada deve ter queda de mais de 11%, e a qualidade, de 4%, resultando em diminuição de 7% na produção de etanol, segundo dados da Unica. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

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Agronegócio

Estados Unidos vão comprar grãos ucranianos para programa da ONU

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A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) está gastando mais de U$ 68 milhões na compra e envio de grãos ucranianos. A agência está fornecendo os recursos para o Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, que historicamente obtém a maior parte de seus grãos da Ucrânia. Esse é o maior acordo de exportação desde a invasão russa e o estabelecimento do acordo para novos embarques a partir de portos ucranianos do Mar Negro. 

Com o acordo de exportação de grãos, intermediado pela ONU e pela Turquia, nos últimos dias, cada vez mais, navios estão entrando e saindo dos portos ucranianos. Nesta terça-feira (16), por exemplo, mais cinco navios deixaram a Ucrânia no maior comboio desde que o acordo foi assinado,

Diante desse aumento de embarques, a Onu espera que o corredor de grãos do Mar Negro possa cumprir a meta de aliviar uma possível crise alimentar global e reduzir os preços mundiais dos alimentos.

Fonte: AgroPlus

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Agronegócio

Problemas de logística atrapalham escoamento de carne em Mato Grosso

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A infraestrutura das rodovias de MT, ainda trazem problemas para o escoamento da produção agropecuária, principalmente, para a carne bovina. Essa situação atrapalha a chegada do produto ao porto de Barcarena (PA), através do chamado Arco Norte. 

O volume exportado pelo referido porto, é responsável por apenas 0,72% do volume total, isso representa 2,29 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) no período de janeiro a julho de 2022.

Já o porto de Santos (SP) embarcou um total de 228,53 mil TEC no mesmo período, respondendo por 99,28% das exportações de carne bovina de MT, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

O grande entrave da região é a falta de pavimentação das importantes rodovias de entroncamento de MT, especialmente as da região norte como as BRs 174 e 158, além é claro, de rodovias estaduais.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de MT, Oswaldo Pereira, essa questão faz com que a carne de MT perca competitividade.

Fonte: AgroPlus

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