conecte-se conosco


Tecnologia

Facebook lança realidade virtual para pessoas se reunirem, mas como avatares

Publicados

em


source
Facebook libera reuniões com avatares
Divulgação/Facebook

Facebook libera reuniões com avatares

O Facebook lançou nesta quinta-feira (19) um novo aplicativo de realidade virtual chamado Horizon Workrooms. O produto, que pode ser baixado gratuitamente pelos proprietários do Quest 2, oferece uma sala de reuniões virtual onde as pessoas que usam os óculos de realidade virtual Oculus Quest podem se reunir como se estivessem em uma reunião de trabalho presencial como versões de avatar de si mesmos.

Quadros brancos virtuais interativos alinham-se nas paredes para que as pessoas possam escrever e desenhar coisas como em uma sala de conferência física.

O teste beta do aplicativo Horizon Workrooms ocorre no momento em que muitas empresas continuam com seus funcionários trabalhando em casa, depois que a pandemia Covid-19 obrigou o fechamento dos espaços de trabalho físicos e uma nova variante está se espalhando pelo mundo.

O Facebook vê seu último lançamento como um primeiro passo para a construção do “metaverso” futurístico que seu presidente-executivo, Mark Zuckerberg, alardeava nas últimas semanas. O produto é mais um passo em direção a uma forma definitiva de conexão social para seus 3,5 bilhões de usuários.

A maior rede social do mundo investiu pesadamente em realidade virtual e aumentada, desenvolvendo hardware como os Oculus VR, trabalhando em tecnologias de óculos e pulseiras e comprando vários estúdios de jogos de realidade virtual, como o BigBox VR.

Ganhar domínio neste espaço, que o Facebook aposta que será a próxima grande plataforma de computação, permitirá que no futuro dependa menos de outros fabricantes de hardware, como a Apple, disse a empresa.

O vice-presidente do grupo Reality Labs do Facebook, Andrew “Boz” Bosworth, disse que o novo aplicativo Workrooms dá “uma boa idéia” de como a empresa vê os elementos do metaverso. “Este é um dos passos fundamentais nessa direção”, disse Bosworth a repórteres durante uma entrevista coletiva em realidade virtual.

O termo “metaverso”, cunhado no romance distópico de 1992 “Snow Crash”, é usado para descrever espaços compartilhados imersivos acessados por meio de diferentes plataformas, onde o físico e o digital convergem. Zuckerberg o descreveu como uma “internet incorporada”.

Veja Também:  Xiaomi 12 Ultra terá câmera de 200 MP da Samsung, aponta vazamento

Comentários Facebook
Propaganda

Tecnologia

Com grave vício em Fortnite, jovem é internado por dois meses; caso é inédito

Publicados

em


source
Fortnite levou jovem ao vício
Unsplash/Joshua Hoehne

Fortnite levou jovem ao vício

Um adolescente espanhol ficou internado durante dois meses em razão de um grave vício no jogo Fortnite, caso tratado como o primeiro do mundo estudado pela literatura científica. O jovem foi hospitalizado após apresentar um distúrbio comportamental que o levou a se isolar em casa e recusar interações sociais.

Segundo a equipe médica do hospital provincial de Castellón, onde o menor deu entrada, ele exibia uma série de sintomas relacionados à dependência ao jogo, entre eles rejeição de ir aos serviços de saúde, inflexibilidade pessoal persistente e pouco interesse pelo meio à sua volta.

Os profissionais de saúde informaram ainda que o jovem desencadeou alterações no desempenho das atividades básicas diárias, teve o sono prejudicado e dificuldade de aceitar o tratamento prescrito.

Desde o início do ano letivo, a família do menor, antes com um desempenho acadêmico elevado, notou um aumento do absentismo, interrupção dos tempos de descanso e desinteresse pelos estudos, o que implicou uma mudança de turma.

Veja Também:  Xiaomi 12 Ultra terá câmera de 200 MP da Samsung, aponta vazamento

O tratamento envolveu tanto o adolescente quanto a família, e os resultados mostraram uma diminuição significativa no uso de tecnologias na primeira fase após a hospitalização, que consistia em promover sua socialização de maneira supervisionada. Os médicos também observaram uma melhoria no desenvolvimento pessoal e social do paciente.

De acordo com o hospital, este é o primeiro caso de vício associado ao Fortnite estudado pela literatura científica. Especialistas que integram a pesquisa alertaram para a necessidade de prestar atenção ao comportamento de jovens que dedicam horas a videogames, dada “a crescente precocidade do seu consumo”, especialmente devido à “falta de maturidade nas funções executivas e cognitivas durante a adolescência”.

A pesquisa conclui que se deve fiscalizar o uso que os menores fazem dessas tecnologias, “estabelecendo limites claros e bem definidos” e “promovendo a prática de outras fontes de satisfação”.

Veja Também:  Ex-funcionários do WhatsApp criam rede social sem algoritmo e anúncios

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

iPhone 13 bate recorde e pré-venda na China ultrapassa 2 milhões de encomendas

Publicados

em


source
iPhone 13 foi lançado nesta semana
Reprodução/YouTube/Apple

iPhone 13 foi lançado nesta semana

iPhone 13 mal chegou ao mercado e já está batendo recordes na China. De acordo com um relatório divulgado pelo jornal The South China Morning Post, a Apple já ultrapassou a marca de dois milhões de pedidos na pré-venda da nova linha no país.

No ano passado, o iPhone 12 alcançou 1,5 milhões de pedidos no mesmo período. O iPhone 13 foi lançado na terça-feira (14) e, no Brasil,  o modelo mais completo chega a R$ 15,5 mil.

De acordo com Ethan Qi, analista da Counterpoint Research, a dificuldade da Huawei de competir no mercado de smartphones pode estar ajudando no bom desempenho da Apple na China.

A gigante chinesa sofreu sanções dos Estados Unidos e perdeu diversas empresas fornecedoras de componentes eletrônicos, prejudicando sua distribuição global.

“Não há um smartphone [no mercado] que possa ser uma ameaça para o iPhone 13 acima da faixa de preço de 5.000 yuan. Não há um produto que seja tão forte quanto a antiga série Huawei Mate”, disse ele ao jornal.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana