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Economia

Ferrovia Norte-Sul vale mais que o dobro do preço pelo qual foi leiloada

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Divulgação/Valec

O leilão do trecho da Ferrovia Norte-Sul já havia sido questionado pelo MPF, pelo TCU e por entidades de ruralistas

Arrematado pela Rumo Logística por R$ 2,72 bilhões nesta quinta-feira (28), o trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Estrela D’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO) foi avaliado por um valor quase 40% maior (R$ 3,8 bilhões) em estudo feito em 2008 pela Valec, que até então controlava a construção. Se corrigido, o valor real do trecho seria de R$ 6,5 bilhões – mais que o dobro do desembolsado pela Rumo.

O leilão do trecho da Ferrovia Norte-Sul
já havia sido questionado pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, que representa os ruralistas. Além de condenar os valores, as entidades suspeitam de que o certame poderia favorecer a Rumo, empresa controlada pela Cosan que já administra o trecho da EF-364 entre Estrela D’Oeste e Porto de Santos, no litoral paulista.

O problema do monopólio, porém, não se relaciona exclusivamente à Rumo. A VLI Logística,  subsidiária da Vale e concorrente da Rumo no leilão
, já administra o trecho da ferrovia entre Açailândia (MA) e Porto Nacional. Se tivesse arrematado a seção oferecida hoje, a VLI seria responsável por uma construção de cerca de 2 mil km que atravessa praticamente todo o País.

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Os seguidos pedidos para adiar o leilão foram ignorados pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL). Mesmo com as controvérsias apresentadas, o Planalto se limitou a assinar um acordo com o MPF e garantiu a realização do certame com o aval do ministro Augusto Nardes (TCU), que acatou todos os argumentos do Ministério da Infraestrutura em defesa da disputa.

O fato de empresas estrangeiras terem se afastado do leilão também é motivo de desconfiança. Pelo menos um grupo russo e um chinês estudaram entrar na briga, mas desistiram porque o edital não esclarecia de que forma se daria o direito de passagem
, uma espécia de permissão para que múltiplas empresas possam utilizar a ferrovia.

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Entre os parlamentares, o leilão também é duvidoso. Ontem (27), segundo publicou o El País Brasil
, ao menos dois deputados foram à tribuna da Câmara para se queixar da disputa. A senadora e ruralista Kátia Abreu (PDT) chegou a entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar o certame, questionando o valor mínimo oferecido (R$ 1,353 bilhão) e a questão do direito de passagem.

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Valores e contrapartidas


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Divulgação/Rumo Logística

Para vencer o leilão, a Rumo se comprometeu a investir R$ 2,7 bilhões no trecho da Ferrovia Norte-Sul oferecido

Para vencer a disputa, a Rumo se comprometeu a investir R$ 2,7 bilhões no trecho da Ferrovia Norte-Sul
oferecido pelo governo

. O valor está muito abaixo do desembolsado pelo poder público até agora: R$ 9,8 bilhões. Em 2007, a título de comparação, a União leiloou o trecho Açailândia-Porto Nacional, de 720 km, por R$ 1,4 bilhão. Hoje, quase 12 anos depois, foram concedidos mais de 1.500 km por praticamente o mesmo valor.

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Economia

Vereadores de SP aprovam 1ª votação da privatização da Sabesp

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A Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17), em primeira votação, o projeto de lei que possibilita a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pelo abastecimento de água. Foram 36 votos favoráveis e 18 contrários.

O Projeto de Lei 163 de 2024 altera a legislação municipal e autoriza a capital paulista a aderir à privatização e manter os contratos com a companhia, uma vez sob comando da iniciativa privada. Ainda não há data prevista para a segunda votação, que será definitiva.

Entre os defensores do projeto, o vereador Sidney Cruz (MDB) argumentou que, com a transferência da empresa para a iniciativa privada, a universalização do saneamento básico deverá ocorrer até 2029 e beneficiar milhares de pessoas. 

“Essas famílias que vivem em volta da represa Billings e da represa Guarapiranga, essas famílias sem água potável, não dá. E eu tenho certeza que todos que estão aqui sabem que é verdade o que eu estou falando”, disse.

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Já a vereadora do PT, Luna Zarattini, criticou a privatização da companhia e citou como exemplo a transferência à iniciativa privada da administração da Companhia de Águas do Rio de Janeiro. “A privatização não vai melhorar os serviços e tampouco vai diminuir as tarifas. Muito pelo contrário, depois de privatizada, aumentou o número de reclamações sobre a Águas do Rio e diminuiu o tratamento de esgoto”, afirmou, acrescentando que o projeto não é claro se as tarifas de água serão mais baratas com a medida. 

Na esfera estadual, o projeto de lei da privatização da Sabesp já foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em dezembro de 2023. No mesmo mês, foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas.

Atualmente, metade das ações da Sabesp está sob controle privado, sendo que parte é negociada na bolsa de valores B3 e outra parte na Bolsa de Valores de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O governo de São Paulo é o acionista majoritário, com 50,3% do controle da empresa. O projeto, já aprovado na Alesp, prevê a venda da maior parte dessas ações, com o governo mantendo poder de veto em algumas decisões.

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Em 2022, a empresa registrou lucro de R$ 3,1 bilhões e seu valor de mercado chegou a R$ 39,1 bilhões. Atualmente, a companhia atende 375 municípios e tem 28 milhões de clientes. 

Fonte: EBC Economia

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Economia

Haddad diz esperar acordo do G20 até novembro para taxar super-ricos

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Grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana, o G20 pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro, disse nesta quarta-feira (17) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em viagem aos Estados Unidos, o ministro disse que o governo do presidente Joe Biden apoia a medida, proposta pelo Brasil, que exerce a presidência do G20 até novembro deste ano.

“Podemos, em julho, e depois, em novembro, soltar um comunicado político com um consentimento dos membros do G20 dizendo que, sim, essa proposta precisa ser analisada, tem procedência e que vale a pena, ao longo de três ou quatro anos, nos debruçarmos sobre ela para ver sobre o que nós estamos falando”, disse o ministro, em entrevista coletiva ao lado do ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire.

Apesar do aparentemente entrosamento, o ministro da Fazenda disse ser necessário que os países do G20 tratem o assunto como prioridade nos próximos anos. Segundo Haddad, é preciso haver coordenação internacional porque a taxação por apenas um país seria ineficaz e criaria conflitos de interesse. “Se algum país achar que vai resolver esse tipo de injustiça sozinho, ele vai ser prejudicado por uma espécie de guerra fiscal entre os Estados nacionais”, advertir o ministro.

Em relação ao engajamento de outros países, Haddad citou o governo do presidente Joe Biden como potencial aliado. “Especificamente, a administração Biden tem dado sinais claros de que algo precisa ser feito [sobre a taxação de super-ricos]. Ou no plano doméstico, ou no plano internacional”, afirmou.

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Sobre o Brasil, o ministro da Fazenda disse ser necessária vontade política para que a proposta avance. De acordo com Haddad, o comunicado conjunto do G20 deverá ter três eixos: o intercâmbio de dados entre os países; o apoio técnico da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE); e um prazo curto para implementação das medidas, que mostre o compromisso dos países com a taxação.

O ministro francês Bruno Le Maire disse concordar com a necessidade de aprovação da medida. “Essa é apenas uma questão de vontade política e de determinação política”, declarou.

Endividamento

De manhã, Haddad disse que o mundo pode estar à beira de uma nova crise de endividamento, após os gastos com a pandemia de covid-19 e a alta da inflação no planeta. Em evento do G20 de combate à pobreza e à fome, ele afirmou que nenhum país conseguirá superar o problema isoladamente. Segundo o ministro, a taxação dos mais ricos é essencial para reduzir a dívida.

“As conversas sobre tributação estão explorando formas inovadoras de fazer com que super-ricos paguem sua justa cota de impostos, contribuindo, assim, para ampliar o espaço fiscal adicional para a implementação de políticas públicas contra a fome e a pobreza”, declarou o ministro.

Nesta quarta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI), que promove a reunião anual de primavera em Washington, revisou para baixo o crescimento da dívida pública brasileira. Conforme a instituição, a dívida bruta subirá de 84,7% em 2023 para 86,7% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, contra estimativa anterior de 90,3% do PIB em 2024.

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Apesar da desaceleração o FMI recomendou que o Brasil faça um esforço fiscal mais “ambicioso” e corte mais gastos ou aumente a arrecadação. Haddad avaliou como positiva a revisão das projeções.

“O fato de o FMI dizer que nossa dívida está se estabilizando num patamar melhor do que eles supunham inicialmente é significativo, mas o desafio existe. Se tem uma pessoa que nunca negou que temos um desafio fiscal, é este que vos fala”, declarou o ministro.

Agenda

Até sexta-feira (19), Haddad participa da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial, além de promover uma segunda reunião de ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20. Nesta quinta (18), Haddad presidirá a segunda reunião ministerial do G20, às 10h (horário local), também na sede do FMI, e dará uma entrevista coletiva por volta das 13h.

À tarde, o ministro terá uma reunião bilateral com o ministro de Finanças da China, Lan Fo’an. Em seguida, o ministro participará de uma reunião fechada promovida pelo FMI e pelo G20 sobre riscos para a economia global.

Fonte: EBC Economia

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