conecte-se conosco


Mato Grosso

Governo de Mato Grosso e Oi Futuro lançam edital MOVE_MT voltado para iniciativas da economia criativa

Publicados

em


Estão abertas as inscrições para o edital Move_MT de aceleração de projetos e negócios criativos, de inovação e impacto sociocultural, que é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro. O programa vai selecionar até 30 iniciativas de economia criativa que irão receber 2.500 horas de formação e mentoria para ajudar a criar negócios rentáveis e sustentáveis.

As inscrições podem ser feitas pelo site oifuturo.org.br/editais até as 20h (horário MT) do dia 05 de agosto. 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a parceria com a Oi Futuro visa fortalecer a gestão dos negócios criativos no Estado.

“Apesar de não envolver diretamente a transferência de recursos aos selecionados, o edital oferece formação e aceleração especializadas que ajudarão a transformar o empreendimento, a ideia ou o projeto criativo em um negócio rentável. Para isso, temos a expertise da Oi Futuro por meio do Labora, que é um ambiente de aprendizagem e articulação reconhecido no Brasil”, explica Keiko.

As iniciativas selecionadas no edital Move_MT passarão por formações coletivas e consultorias individuais realizadas por uma equipe de especialistas, pelo período de seis meses. O objetivo é auxiliar os empreendedores em questões específicas relacionadas às áreas de gestão organizacional, estruturação de projetos e uso de tecnologias em seus modelos de atuação. O ponto de partida serão reuniões de diagnóstico, em que cada acelerado vai elaborar um plano de ação para seu negócio ou projeto de impacto sociocultural.

Veja Também:  Suspeito de matar namorada em Brasnorte é preso em flagrante em Tangará da Serra

Além da formação, o edital dispõe de até R$ 257 mil reais em recursos para reconhecimento e distribuição entre as iniciativas que atenderem as metas previstas e obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos. 

Na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, após a pandemia. Na ocasião, os selecionados irão conhecer o ecossistema de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, que já acelerou mais de 80 negócios e organizações de impacto social desde 2017.

As experiências e aprendizados de toda a jornada serão registrados em um e-book do projeto, que será publicado e disponibilizado gratuitamente pelo Oi Futuro e Secel-MT.

Podem participar da seleção pública pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que atuem na economia criativa de Mato Grosso. As iniciativas propostas podem ser nos seguintes segmentos: Mundo das Artes (artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional); Negócios Digitais (startup, fablab, mídia digital, software, novas mídias); e Criação Funcional (arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo). 

Veja Também:  Homens correram risco de morte durante brincadeira perigosa e foram peresos em Campo Novo Do Parecis

“Vamos apoiar iniciativas artísticas, culturais e digitais e mostrar que é possível empreender e criar negócios criativos rentáveis. Com o Move_MT, toda a sociedade sai ganhando, afinal o objetivo é ampliar o desenvolvimento inovador e sustentável, e também projetar os projetos inovadores daqui de Mato Grosso para o restante do país e do mundo”, enaltece o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Etapa pré-aceleração

Na primeira etapa do Move_MT, artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o estado participaram dos workshops coletivos e gratuitos que abordaram temas de gestão, economia criativa, inovação e tecnologia.

Foram quatro workshops online realizados no período entre 26 maio a 14 de julho deste ano, abrangendo cerca de 200 participantes em cada um deles.

Serviço

Inscrições edital Move_MT

Período: 20 de julho a 05 de agosto de 2021

Acesso ao edital e link de inscrição: https://oifuturo.org.br/editais/move_mt/

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Domingo (01): Mato Grosso registra 490.574 casos e 12.795 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (01.08), 490.574 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.795 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 261 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 490.574 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.416 estão em isolamento domiciliar e 465.859 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 406 internações em UTIs públicas e 269 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 68,12% para UTIs adulto e em 31% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (99.732), Rondonópolis (34.868), Várzea Grande (32.809), Sinop (23.554), Sorriso (17.156), Tangará da Serra (16.840), Lucas do Rio Verde (14.624), Primavera do Leste (13.033), Cáceres (10.685) e Barra do Garças (9.978).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Veja Também:  Vacinação contra aftosa alcança 99,15% do rebanho de Mato Grosso

O documento ainda aponta que um total de 376.852 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (31.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.917.855 casos da Covid-19 no Brasil e 556.370 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.880.273 casos da Covid-19 no Brasil e 555.460 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (01.08).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Veja Também:  Nova Olímpia lança Edital do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professores

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Operação conjunta apreende aeronave que transportava 324 kg de cocaína

Publicados

em


Uma operação integrada realizada neste sábado (31.07) resultou na apreensão de uma aeronave que transportava cerca de 324 quilos de cloridrato de cocaína. Trata-se de uma ação de combate ao tráfico internacional de drogas.

A aeronave modelo CESSNA 182P foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e contou com o apoio da Polícia Federal e do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).

O caso aconteceu no Distrito de Guariba, município de Colniza (1.022 km de Cuiabá). De acordo com o levantamento do Gefron, o prejuízo ao crime é de mais de R$ 8,7 milhões. 

Diante dos fatos, aeronave e entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Porto Velho (RO).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Governador: “Fiquei satisfeito e, se tudo correr bem, até julho 50% da população do país deve ser vacinada”
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana