conecte-se conosco


Mato Grosso

Governo de MT realiza dia das crianças para estudantes do programa Classe Hospitalar

Publicados

em


Muitos sorrisos e olhinhos esperançosos: assim começou mais um dia de ensino para os estudantes do Programa Classe Hospitalar, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Considerando os planos de ensino desenvolvidos pelas escolas, adequados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos dias 07 e 08 de outubro, a comemoração do Dia das Crianças também chegou aos hospitais Santa Casa e Júlio Müller, em Cuiabá.

Neste ano, além de palhaços, super-herói, picolés e presentes o clima de diversão trouxe a novidade de cães terapeutas.


A escolha pela temática desenvolvida pela Seduc é uma forma de proporcionar que os estudantes da rede estadual de ensino com comorbidades crônicas – e impossibilitados de frequentar uma unidade escolar – possam dar continuidade nos estudos, em momentos que, em suas particularidades, se valoriza muito mais o tratamento da doença.

Para Valéria Melli, pedagoga hospitalar, o papel de brinquedista no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças que, por hora, estão impedidos de frequentar a escola, o Dia das Crianças é um momento diferente para que os estudantes mantenham o aprendizado e a vivência similar à de quem está fora do ambiente hospitalar.

Veja Também:  Visita técnica mostra resultados de pesquisa sobre flores tropicais

“O mês de outubro é muito esperado por todas as crianças. Sabemos que o ato de estudar para as crianças que vivem o ambiente hospitalar, devido a condição de fragilidade, muitas vezes, não é possível. Quando chegamos com alegria e contagiamos a todos do hospital o brincar se torna um fator que proporciona saúde num mundo de sentidos que é possível aprender, criar e expressar sentimentos. Promovemos ânimo, uma ação indispensável para quem vive a realidade de hospital”, destaca a profissional.

Ao falar sobre o filho, Alanna dos Reis Santos, revela que a presença de todos fez toda diferença para o dia de Davy dos Reis Alcântara, de 7 anos, em tratamento de insuficiência real. “Ele festejou cada detalhe enquanto era atendido em uma das cadeiras de hemodiálise. Tomou picolé, ficou com a língua verde falou muito do Batman e se divertiu com os bonecos e presentes. Fiquei ainda mais feliz por ver a alegria dele”, destacou Alanna.

Quando questionado do que ele mais gostou, Davy é categórico em dizer que queria ainda mais diversão. Com os olhos marejados pela presença do Batman ou dos palhaços, ele disse querer sempre a presença de todos. 

Veja Também:  Governador afirma a técnicos que momento é de criar alternativas e pensar fora da “caixinha”


O fato de estarem do ambiente escolar não deve ser utilizado como empecilho para a diminuição de sua participação em atividades comuns. Secretário Alan Porto afirma que o mês de outubro é muito lembrado sobre a importância do brincar e os estudantes em tratamento não poderiam ficar de fora da festa.

“Temos ferramentas importantes que vieram para auxiliar no aprendizado. São 20 horas que nossos pedagogos se dedicam ao ensino desses alunos. Sou pai de duas meninas e sei a importância do brincar, ainda mais em um momento de tanta sensibilidade. A brincadeira faz com que o medo e a ansiedade diminuam, pois, ao viver situações alegres no ambiente hospitalar a criança se sente mais segura. Todos os anos, a Superintendência de Políticas de Diversidade planeja as ações nos hospitais e todos os anos a felicidade e a emoção estão presentes” afirma o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Domingo (24): Mato Grosso registra 545.098 casos e 13.910 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (24.10), 545.098 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.910 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 29 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 545.098 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 1.638 estão em isolamento domiciliar e 528.974 estão recuperados. 

Devido à manutenção na base de dados do sistema oficial do Ministério da Saúde, não foi possível publicar o Ranking da Vacinação em Mato Grosso nesta semana. A perspectiva é de que o Ranking seja atualizado até a próxima terça-feira (26.10).

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 71 internações em UTIs públicas e 37 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 25,82% para UTIs adulto e em 6% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (113.090), Várzea Grande (40.175), Rondonópolis (38.252), Sinop (26.280), Sorriso (18.392), Tangará da Serra (17.798), Lucas do Rio Verde (15.700), Primavera do Leste (14.784), Cáceres (11.932) e Alta Floresta (10.817).

Veja Também:  Corregedoria em Ação: Corregedor conversa com servidores e visita cartórios em Sinop

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 404.835 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 85 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (23.10), o Governo Federal confirmou o total de 21.723.559 casos da Covid-19 no Brasil e 605.457 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 21.711.843 casos da Covid-19 no Brasil e 605.139 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (24.10).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

Veja Também:  Seduc abre inscrições para concurso que incentiva cultura mato-grossense

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Curso para uso de cães em operações Bope começa nesta segunda-feira (25)

Publicados

em


A Polícia Militar, por meio do canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais realizará a aula inaugural do 4º Curso de Cinotecnia Policial para emprego de cães em operações policiais, na segunda-feira (25), às 9h. O evento será no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá.  

A aula inaugural do curso contará com a participação do especialista em cinotecnia,  major Rafael Ribeiro Marcondes, do Corpo de Bombeiro Militar, que já atuou em 88 ocorrências reais de busca de pessoas e restos mortais e também comandou a equipe de regaste com cães na Operação Brumadinho no 2019. 

A curso do Bope tem o objetivo de ampliar a operacionalidade do canil, através da preparação de policiais para a condução e adestramento de cães em ações policiais. Treze alunos participarão da instrução, dentre os participantes estão, policiais militares e civis, policiais do Sistema Prisional, do Exército Brasileiro, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.  

A instrução que ensina o comportamento e as técnicas de emprego de cães em operações policiais segue até o dia 03 de dezembro. Atualmente, o canil da PMMT possui sete animais e quatro operadores para atuar em todo o Estado. 

Veja Também:  Governador afirma a técnicos que momento é de criar alternativas e pensar fora da “caixinha”

Serviço 

Aula inaugural do 4º Curso de Cinotecnia Policial do Bope 

Data: Segunda-feira (25.10) 

Horário: 9h 

Local: auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), Centro Político Administrativo, na Capital

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana