conecte-se conosco


Mulher

Higiene do sono: entenda o que é e aprenda a colocá-la em prática

Publicados

em


source
Higiene do sono: entenda o que é e aprenda a colocá-la em prática
Redação João Bidu

Higiene do sono: entenda o que é e aprenda a colocá-la em prática

Você tem conseguido dormir bem à noite? Desde o começo da pandemia  da Covid-19 e a instauração da quarentena,  casos de pesadelos e noites mal dormidas têm sido cada vez mais frequentes entre as pessoas. Mas, é importante saber que, além do estresse diário, os  distúrbios do sono podem ser as causas da sua dificuldade para dormir.

Por outro lado, existem alguns hábitos do dia a dia podem influenciar a qualidade do seu sono – tanto de forma negativa quanto positiva. Portanto, para conseguir dormir melhor, a  higiene do sono é um método que vai te proporcionar noites mais agradáveis. Se interessou pelo assunto? Então descubra o que é e como fazer a higiene do seu sono!

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

O que é Higiene do Sono?

A higiene do sono é uma identificação de hábitos que prejudicam a qualidade do descanso durante a noite. Assim, para colocá-la em prática, você deve mudar alguns hábitos diários relacionados, por exemplo, à alimentação e a estímulos externos. Isso porque, quando chega a hora de dormir o cérebro precisa compreender que é o momento de se “desligar”. 

No entanto, algumas substâncias e atividades provocam um efeito contrário, impedindo, assim, o processo adequado do sono. Confira como a organização dos seus hábitos durante o dia podem induzir o sono à noite.

Alimentação

Alguns alimentos, sobretudo aqueles que têm cafeína em sua composição, são estimulantes para o cérebro – e essa característica impede a indução do sono. Além disso, a ingestão de doses altas de cafeína também pode provocar problemas de estômago, como azia, dor no estômago e o excesso de acidez.

Quem já tem problemas de insônia, muito estresse e ansiedade precisa diminuir ou cortar o consumo dessa substância. Comidas muito gordurosas e pesadas também levam mais tempo para serem digeridas e, por isso, devem ser evitadas próximo à hora de dormir.

Veja Também:  Top 3 signos mais rancorosos do Zodíaco

Veja quais são os alimentos que prejudicam a qualidade do sono:

  • Café;
  • Chocolate;
  • Medicamentos com cafeína;
  • Chá mate, chá preto ou chá verde;
  • Refrigerantes;
  • Bebidas alcóolicas;
  • Carnes gordurosas;
  • Fast food;
  • Guaraná em pó;
  • Bebidas energéticas; 
  • Pimenta e gengibre.

Prática de exercícios

Atividades físicas durante o dia ajudam na queima de calorias e de energia acumulada. Por isso, para diminuir a agitação do corpo e da mente e conseguir entrar no processo de sono, o ideal é inserir à rotina pelo menos 15 minutos de exercícios físicos de leve, moderada ou alta intensidade – dependendo do seu condicionamento. Para o corpo se acostumar e sentir os benefícios das atividades, a prática precisa ser diária!

Iluminação adequada

A melatonina é um hormônio ligado ao sono e ela é melhor produzida quando estamos no escuro. Portato, tentar dormir em um quarto muito iluminado pode ser uma tarefa bem difícil para o cérebro, pois a luz interfere na liberação dessa substância no corpo.

Leia Também

Não apenas a luz das lâmpadas afetam o sono, mas também a iluminação produzida pelas telas de computadores, celulares e televisão. Então, para ter um sono mais tranquilo, deixe de lado os equipamentes eletrônicos pelo menos 2 horas antes de se deitar para dormir.

Atividades de relaxamento

A meditação  é uma ótima aliada para acalmar a agitação da mente e proporcionar serenidade para o corpo. Um fator importante para a prática meditativa é a respiração, que também pode ajudar no processo de relaxamento pelo corpo. Portanto, aprenda dois tipos de respiração controlada que você pode fazer na cama antes de dormir:

  • Respiração abdominal deitada

Se não estiver conseguindo dormir por causa da ansiedade, faça essa respiração para relaxar o corpo e a mente. Com as luzes apagadas, deite na cama e coloque as mãos sobre o abdômen. Respire lentamente e inspire contando até cinco. Em seguida, solte o ar também em cinco segundos. Lembre-se de fazer a respiração apenas pelas narinas. 

  • Relaxamento progressivo
Veja Também:  Autoajuda: 5 livros sobre felicidade que podem mudar a sua vida

Essa técnica exige que você mantenha atenção no seu corpo, então, deixe os pensamentos pra lá. Deite-se e, com os olhos fechados, enrijeça os grupos musculares, um de cada vez, por 3 segundos cada. Você pode começar pelos pés, passando pelos joelhos, coxas, bumbum, peitoral, braços, mãos, pescoço, mandíbula e os olhos. Durante todo o processo respire de forma lenta e profunda. Em seguida, solte todos os músculos, focando sua atenção em cada um deles, até que seu corpo esteja totalmente relaxado.

Tome mais sol

Ter o hábito de se expor ao sol, mesmo durante a quarentena, traz diversos benefícios para o organismo – e um deles tem relação com o sono. Passar uma hora em um local aberto, recebendo os raios solares na pele, é uma maneira eficaz de ajudar o cérebro na diferenciação entre os períodos de vigília e de repouso. Apenas não se esqueça de passar protetor solar e, neste período de isolamento, evite aglomerações!

Ambiente apropriado

Talvez o ambiente ao seu redor esteja prejudicando a indução do seu sono. Experimente deixar o ambiente do quarto mais relaxante com a ajuda de aromas  e músicas  calmas ou ruídos da natureza. Além disso, evite deixar o quarto com excesso de bagunça para não causar ansiedade e sintomas de estresse.

A cama precisa ter relação apenas com o sono, para que seu cérebro não associe outras atividades a ela. Assim, evite trabalhar, estudar ou fazer atividades nesse espaço durante o dia.

O quarto precisa ser livre de fatores que impeçam a produção do sono, então, além dos estímulos tecnológicos do celular, computador e televisão, situações desagradáveis precisam ser evitadas dentro do quarto. Brigas e discussões, por exemplo, causam tensões que aumentam as catecolaminas pelo corpo; substâncias responsáveis pela excitação e agitação. Portanto, precisam ser evitadas para conseguir ter uma melhor noite de sono.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

Mulher

Lembra delas? Irmãs que brigaram pela vela do bolo selam paz em aniversário

Publicados

em


source
As irmãs Maria Eduarda e Maria Antônia brigaram pela vela do bolo em 2020, mas este ano selaram a paz
Reprodução/Instagram @asmariasdepb

As irmãs Maria Eduarda e Maria Antônia brigaram pela vela do bolo em 2020, mas este ano selaram a paz

Maria Antônia e Maria Eduarda ganharam a internet em 2020 quando logo depois do parabéns da família, a mais velha (Antônia) decidiu assoprar a vela do bolo antes que a pequena (Eduarda) tivesse alguma chance. A caçula ficou tão chateada que partiu para cima da irmã, que simplesmente dava ares de estar bem satisfeita consigo mesma. Os internautas ficaram completamente divididos: alguns sugeriram que Maria Eduarda era uma criança agressiva, enquanto outros diziam que Maria Antônia tinha traços frios e sem sentimentos.

Passado um ano, a prova de que elas são apenas crianças aprendendo a lidar com seus sentimentos chegou. A mãe Marinês dos Santos Fernandes partilhou vídeos do aniversário de quatro anos da Maria Eduarda para, além de celebrar mais uma vez o aniversário da pequena, mostrar que a relação das duas evoluiu e o quanto elas se amam. O primeiro vídeo feito pela mãe mostra justamente a evolução das duas

Este ano, aliás, Maria Eduarda não teve nenhum problema para apagar sua velinha, que ainda reacendeu duas vezes!

A mãe também partilhou mais algumas fotos do momento em família, onde Maria Eduarda e Maria Antônia aparecem juntas, com os pais, avós, tias e tios.


Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Veja Também:  Escola de tecnologia quer formar 90 desenvolvedoras para trabalhar na XP
Continue lendo

Mulher

Lary Bottino é a quinta eliminada de A Fazenda 13

Publicados

em


source
Lary Bottino é a quinta eliminada de A Fazenda 13
Reprodução: Alto Astral

Lary Bottino é a quinta eliminada de A Fazenda 13

Nessa quinta-feira (21), A Fazenda chegou ao fim para Lary Bottino! A ex-De Férias com o Ex foi eliminada da competição com apenas 9,61% dos votos a favor de sua permanência. A peoa perdeu a disputa (pela preferência do público) para Gui Araujo, que recebeu 28,24% dos votos, e Valentina Francavilla, que mais recebeu votos, com 62,15%.

Após sua saída, a peoa declarou torcida para Gui Araujo, também ex-De Férias com o Ex, com quem já tinha amizade antes do início do reality rural.

Nenhum seguidor?

Bottino não escondeu a cara de surpresa na Cabine de Descompressão após descobrir que não ganhou um número significativo de seguidores durante sua passagem pelo programa. “Não mudou nada?! Choque!”, ela exclamou. Lucas Selfie, apresentador e ex-peão, tentou amenizar o baque de Lary, justificando que muita gente tem perdido seguidores.

Veja Também:  Casal é detonado por fazer ensaio de casamento com o tema "escravidão"

Como a roça foi formada

Leia Também

Na terça-feira (19), a fazendeira Dayane Mello indicou Bil Araújo. Rico Melquiades acabou recebendo seis votos dos peões. Já MC Gui, com o Poder da Chama Vermelha, anulou cinco dos votos recebidos pelo alagoano, decisão que colocou na roça Gui Araujo, que havia recebido três indicações.

Mais: é tradição do reality o mais votado da casa puxar um peão da baia para a roça, e dessa vez, Gui escolheu Valentina Francavilla para o terceiro banco da berlinda. Lary acabou restando no resta um e também foi para a roça. Já na quarta-feira (20), Bil Araújo venceu a prova do fazendeiro e se livrou da berlinda.

Consultoria: UOL e R7

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana