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Honda Accord 2019: aceleramos a nova geração do sedã de luxo, de 256 cv

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Honda Accord 2019: linhas sóbrias do sedã de R$ 198, 5  mil escondem um coração de esportivo
Cauê Lira/iG Carros

Honda Accord 2019: linhas sóbrias do sedã de R$ 198, 5 mil escondem um coração de esportivo

A tendência natural de um cliente que esteja disposto a gastar R$ 190 mil em um sedã de luxo é partir para as marcas alemãs. O próprio Audi A4 parte de R$ 173.990, enquanto o Classe C 180 passa a custar R$ 187.900 na versão Avantgarde. Talvez este seja o motivo de vermos tão poucos Honda Accord 2019 pelas grandes cidades brasileiras. Apesar de já ter sido um dos modelos mais vendidos na América do Norte, o sedã nunca foi exemplo de “best-seller” no Brasil.

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Ainda no ano passado, uma de minhas publicações favoritas dos Estados Unidos classificou o Honda Accord 2019
como o melhor sedã de sua categoria, destacando a condução acertada e a diversão ao volante. Isso me deixou com pulga atrás da orelha, vindo de um jornalista que gosta de avaliar esportivos. O Accord nunca escondeu sua proposta conservadora em relação aos rivais alemães que abusam e usam da dinâmica como um dos principais critérios. Estariam os japoneses dispostos a atingir um novo público?

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Talvez este seja um dos motivos por trás da integração do mesmo motor 2.0 turbo, de quatro cilindros do Civic Type-R
. Pisando forte no acelerador, dá para sentir toda sua potência (256 cv) e os bons 37,7 kgfm de torque puxando com vigor o sedã de 1.564 kg. De acordo com a marca, o Accord 2019 vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. 

No que diz respeito aos fiéis consumidores que vêm comprando o Accord pela sobriedade e conservadorismo, a Honda manteve as características clássicas do modelo. Suas linhas são retilíneas, mas ainda formam o estilo cupê que a Honda aposta em outros modelos. Os faróis full-LED também complementam a estética, onde as plaquetas nos refletores parecem inserções de cristais. O escapamento duplo cromado também complementa um pouco mais de esportividade à traseira que esboça traços saturados.

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Por dentro, a Honda tenta se distanciar dos rivais com um design muito equilibrado. Fiquei feliz pelo Accord não contar com  apliques que imitam de madeira, ou um relógio analógico no centro do painel. Ao mesmo tempo, as linhas não assustam e parecem familiares para qualquer motorista. Os comandos estão sempre à mão, de forma intuitiva e suave. Há quem goste da substituição da alavanca de câmbio por botões como um diferencial.

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Um toque da seta para a esquerda e o Accord projetará a imagem do retrovisor na central multimídia de oito polegadas, sempre com o esquadro de distância para o veículo ao lado. O sistema traz compatibilidade com Android Auto
e Apple CarPlay
, mas sua interface nativa já é um destaque na comparação com outros modelos da Honda. Mesmo acreditando em um mundo minimalista, sempre torço o nariz quando as fabricantes abdicam aos intuitivos botões giratórios para volume e estações de rádio. No caso do Accord, eles estão lá para facilitar a vida. O carregador sem fio para celulares no console é outro ponto para o time da Honda.

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Com duas zonas de ar-condicionado, seus passageiros também terão uma viagem bem agradável, mas o inflacionado sedã deve uma terceira zona para os ocupantes do banco de trás. Dê play no vídeo acima para comprovar que o espaço traseiro faz ótimo aproveitamento do entre-eixos de 2,83 metros. Há uma verdadeira sala de estar para quatro adultos e uma criança se acomodarem com extremo conforto. Os 574 litros de capacidade no porta-malas garantem espaço mais que suficiente para a bagagem de uma família grande.

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O câmbio de dez marchas também surpreendeu, mostrando-se muito elástica e ágil. Basta pressionar o acelerador com mais força para que o Accord reduza duas ou três marchas sem trancos em uma retomada, por exemplo. Quem preferir uma condução mais esportiva também poderá trocar as marchas pelas aletas atrás do volante. Isso será assegurado pelo equilíbrio nas curvas, garantido pela suspensão traseira no arranjo multilink.

Honda Accord 2019: rumo à automação


O interior do Honda Accord 2019 aposta na sobriedade. Apesar disso, alguns recursos são de última geração
Renato Maia/Falando de Carro

O interior do Honda Accord 2019 aposta na sobriedade. Apesar disso, alguns recursos são de última geração

O Accord também traz modo de condução semi-autônoma que, infelizmente, não funciona tão bem no Brasil. Não temos críticas ao controle de cruzeiro adaptativo que mantém uma distância segura do carro da frente sem intervenções, mas o sedã tem dificuldades para ler algumas faixas mais apagadas. Isso fica muito claro em alguns trechos da Marginal Pinheiros, onde a tinta já precisa de retoques. Mesmo assim, vale mencionar que a perua Volvo V60 mantinha o controle nas mesmas condições. O piloto automático também não segura a velocidade em aclives, fazendo com que o motorista use o freio.

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Por R$ 198.500, o Honda Accord 2019
quer cativar um público diferente – e traz todos os atributos para tal. Resta saber se os donos de Audi A4
ou C 180 Avantgarde vão abdicar o design alemão para investir num modelo japonês que anda muito, mas tem fama de não ser descolado. Antes de bater o martelo, vale a pena esperar pelo lançamento do novo BMW Série 3. Atração do Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o modelo chegará em breve às concessionárias.

Ficha técnica

Preço: R$ 198.500

Motor: 2.0, quatro cilindros, gasolina
Potência: 256 cv a 6.500 rpm
Torque: 37,7 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: automática, dez velocidades
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira), sólidos (traseira)
Dimensões: 4.88 m de comprimento, 1.86 m de largura , 1.46 m de altura,  2.83 m de entre-eixos 
Porta-malas: 574 litros
Tanque: 56 litros
Consumo: 9 km/l (cidade), 12,3 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 5,7 segundos
Vel. Máx: 203 km/h

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Usuários podem realizar diversos serviços do Detran-MT pela internet

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A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Serviços online no site do Detran-MT – Foto por: Lidiana Cuiabano

Serviços online no site do Detran-MT

Diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) relacionados a Habilitação e a Veículos podem ser realizados através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Ao entrar no site do Detran-MT, já na página principal, estão disponíveis dois menus: “Consulte Sua Habilitação” e “Consulte Seu Veículo” os quais os cidadãos têm acesso a informações sobre habilitação e o veículo consultado, como infrações em autuação, multa, débito em aberto, além da opção de emissão do licenciamento e Seguro DPVAT.

Ainda na página principal do site, também está disponível o menu “Consulte Sua Infração”, pelo qual é possível consultar a infração, o recurso de infração, recurso de defesa de autuação e demais informações sobre penalidades.

Outro menu disponível no site é o de “Serviços Online”. Ao clicar nele, o usuário consegue ter acesso rápido a serviços de Habilitação como: solicitação de segunda via de CNH, consulta de condutor e pontuação, validação de documento, consulta de turmas de exame teórico, solicitação de CNH definitiva, consulta de taxas de habilitação e recursos de infração, consulta da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

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Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está sendo realizado exclusivamente para os serviços que não estão disponíveis online. Para tanto, é necessário que o usuário faça o agendamento do seu atendimento através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). O horário para atendimento com agendamento é das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Para agendar, basta acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

São realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

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Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

O Detran-MT reforça que, no atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Fonte Assessoria

 

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Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

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Categoria: Dicas/Auto

Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

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Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

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4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

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