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Honda Pop 110i da linha 2019 agora tem freio combinado CBS

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Na pista de testes, a Honda Pop 110i também mostrou a vantagem dos freios CBS no uso cotodiano
Guilherme Marazzi

Na pista de testes, a Honda Pop 110i também mostrou a vantagem dos freios CBS no uso cotodiano

Não há muito o que se dizer da Honda Pop 110i que não se possa perceber apenas a analisando visualmente. Desde que passou a fazer parte da família Honda, em 2006, a pequena valente sofreu, sim, um pouco de preconceito, mas superou o problema resolvendo o problema de transporte individual – e de grupos – lá nas regiões Norte e Nordeste do País.

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Poucas, ou quase nenhuma motcocleta como a Honda Pop
110i, eram vistas nos grandes centros do Sul e Sudeste. Mas isso começou a mudar. A simplicidade é sua maior virtude e, ao mesmo tempo, é também o que a deixa em desvantagem em relação aos scooteres, no que diz respeito à praticidade.

Seria a Pop simples demais? Não, esse é o seu trunfo, e está no preço, então, o argumento definitivo para que ela conquiste novos mercados e novos admiradores. O motorzinho de 109,1 cm 3 de cilindrada e 7,9 cv de potência apenas parece pequeno e fraco, mas é capaz de levar ladeira acima dois marmanjos de 90 kg cada um com surpreendente facilidade.

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O câmbio de apenas quatro marchas e com posições invertidas em relação aos convencionais pode confundir um pouco o piloto desacostumado, mas isso passa logo. E a embreagem manual no manete esquerdo passa a ser um trunfo para conferir ainda mais agilidade à motocicleta. Agilidade, mas não praticidade.

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A Honda Pop 110i 2019 ganhou agilidade e segurança na cidade com o freio CBS, principal mudança da pequena moto
Guilherme Marazzi

A Honda Pop 110i 2019 ganhou agilidade e segurança na cidade com o freio CBS, principal mudança da pequena moto

A partida é a pedal. Imagine-se tendo que religar o motor que apagou sem querer na saída de um semáforo, na frente de um Scania. E o pior: o câmbio tem que estar em neutro e a embreagem liberada, caso contrário a roda traseira gira e o motor não. Mas isso não é nada.

A chave de ignição é simples e não trava o guidão. A trava do guidão fica na lateral da mesa inferior da suspensão. Bem pouco prático. O freio dianteiro é a tambor, de forma que não se pode utilizar as práticas travas de freio para impedir que alheios a levem. O banco é enorme, dificultando a instalação de um bagageiro ou um baú.

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E não há espaço embaixo do banco para um capacete ou pequenos volumes. Nesse ponto, o banco que abre com a chave, para acesso ao depósito de combustível, é uma conveniência, pois, com um pouco de boa vontade, podemos esconder pequenos objetos embaixo dele. Mas não custava nada ter um ou dois ganchos embaixo do banco para prender um ou dois capacetes, né?

Como anda a Honda Pop 110i da linha 2019


O peso de apenas 87 kg da Honda Pop 110i a torna leve e ágil entre suas principais características
Guilherme Marazzi

O peso de apenas 87 kg da Honda Pop 110i a torna leve e ágil entre suas principais características

No meio do trânsito pesado, a Honda Pop 110i é leve e ágil ao extremo. Passa em qualquer lugar. Nesse zig-zag diário, o novo sistema CBS
dos freios vem muito a calhar. Basta acionar o pedal direito para que a frenagem usual seja perfeita, uma vez que ele aciona também, e em menor intensidade, o tambor dianteiro. Mas não se engane: para uma frenagem mais forte, ou mesmo de emergência, é fundamental que o freio dianteiro, acionado pelo manete direito, seja utilizado com vontade.

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O sistema CBS dos freios é a maior novidade da Honda Pop 110i para 2019. Para mostrar sua vantagem em relação ao freio convencional anterior, fomos pilotar a Pop 110i lá na pista oficial da Honda em Manaus, AM. Debaixo de chuva, os pontos positivos do CBS foram destacados, no teste prático feito pelos pilotos da fábrica. Em qualquer velocidade, acionando apenas o pedal do freio, a nova Pop CBS
parou na metade da distância utilizada pela Pop sem o CBS, já que nesse caso o freio dianteiro também entra em funcionamento, mesmo que em menor intensidade.

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A missão do CBS não é reduzir a distância mínima de frenagem, nem evitar o travamento da roda – apenas o ABS permite isso –, mas sim facilitar o acionamento normal do freio, já que é sabido que muitos usuários de motocicletas não gostam de usar o freio dianteiro, ou por medo de travamento ou mesmo por “preguiça”.

A Honda Pop
110i 2019 está disponível em três cores, a branca, a vermelha e a preta, sendo que no primeiro caso, o banco é vermelho. A Honda Pop 110i custa R$ 5.790, tem garantia de três anos e vem com sete trocas de óleo gratuitas.

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Usuários podem realizar diversos serviços do Detran-MT pela internet

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A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Serviços online no site do Detran-MT – Foto por: Lidiana Cuiabano

Serviços online no site do Detran-MT

Diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) relacionados a Habilitação e a Veículos podem ser realizados através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Ao entrar no site do Detran-MT, já na página principal, estão disponíveis dois menus: “Consulte Sua Habilitação” e “Consulte Seu Veículo” os quais os cidadãos têm acesso a informações sobre habilitação e o veículo consultado, como infrações em autuação, multa, débito em aberto, além da opção de emissão do licenciamento e Seguro DPVAT.

Ainda na página principal do site, também está disponível o menu “Consulte Sua Infração”, pelo qual é possível consultar a infração, o recurso de infração, recurso de defesa de autuação e demais informações sobre penalidades.

Outro menu disponível no site é o de “Serviços Online”. Ao clicar nele, o usuário consegue ter acesso rápido a serviços de Habilitação como: solicitação de segunda via de CNH, consulta de condutor e pontuação, validação de documento, consulta de turmas de exame teórico, solicitação de CNH definitiva, consulta de taxas de habilitação e recursos de infração, consulta da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

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Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está sendo realizado exclusivamente para os serviços que não estão disponíveis online. Para tanto, é necessário que o usuário faça o agendamento do seu atendimento através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). O horário para atendimento com agendamento é das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Para agendar, basta acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

São realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

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Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

O Detran-MT reforça que, no atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Fonte Assessoria

 

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Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

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Categoria: Dicas/Auto

Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

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Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

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4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

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