conecte-se conosco


Barra do Bugres

Idoso aguarda há 4 meses cumprimento de liminar que determinou cirurgia em 24 horas devido ao risco de morte

Publicados

em

Por Flávia Borges, G1 MT

Benedito Pedroso de Amorim, de 73 anos, está há cerca de 5 meses aguardando pela cirurgia. — Foto: Arquivo PessoalUm paciente idoso aguarda o cumprimento de uma liminar concedida pelo juiz José Juiz Leite Lindote, em 4 de dezembro do ano passado, para a realização de uma cirurgia de aneurisma de aorta abdominal.

A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Ela sai do coração, passa pelo peito e segue rumo ao abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas. Um aneurisma de aorta abdominal (AAA) consiste de uma protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo abdômen.

Com o tempo, esta protuberância na aorta pode tornar-se fraca e a força normal da pressão arterial pode causar a ruptura. O que, por sua vez, pode levar a fortes dores e hemorragia interna grave.

A Secretaria de Saúde do Estado afirmou que não tem conhecimento do caso e que em casos de liminar, o dinheiro para a realização do procedimento é bloqueado das contas do estado e o fato não passa pela secretaria.

No total, Benedito está há cerca de 4 meses internado, aguardando o cumprimento da liminar, que determinava que a cirurgia deveria ser realizada em, no máximo, 24 horas, devido à gravidade do caso.

“Ante o exposto, restando comprovado a probabilidade do direito e evidente o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, defiro, em parte, a tutela de urgência para determinar que os requeridos providenciem, no prazo máximo de 24h, contados da intimação dessa decisão, a realização do procedimento cirúrgico vascular /endovascular conforme laudo médico, em rede pública ou particular de saúde credenciada ao SUS”, diz trecho da decisão.

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Publicados

em

O Vereador Lennon Corezomaé “Podemos”esteve em visita na capital juntamente com o cacique Luciel Boroponepá, o líder jovem Luciano Ariabo Quezo e o Coordenador da Escola Estadual Julá Paré, Marcio Monzilar.
Foi entregue demandas com relação a Educação Escolar Indígena, Agricultura mecanizada em grande escala e maquinários para o Território Indígena Umutina. O gabinete do Deputado Faissal se comprometeu a dar encaminhamento nas solicitações e apresentar uma resposta para os representantes.
O Povo Balatiponé atualmente tem vários Projetos de sustentabilidade em andamento e tem procurado parceiros para fortalecer as iniciativas e fazer com que a população avance na geração de renda e possa acolher novamente parte dos parentes que saíram em busca de trabalho na cidade.
Fonte: Assessoria
 
Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Bandidos invadem fazenda Parecis em Diamantino e tentam roubar defensivos agrícolas
Continue lendo

Barra do Bugres

Vereador, Cacique e Lideranças do Povo Balatiponé buscam parceria junto ao Conselheiro Humberto Bosaipo.

Publicados

em

As lideranças indígenas estiveram na casa do conselheiro para tratar de assuntos relacionados aos projetos de geração de renda do Território Umutina. Foi abordado a importância de apoiadores para que o Povo Balatiponé consiga o licenciamento ambiental para legalização de um espaço no Território Indígena Umutina para realizar o plantio mecanizado.
Também foi colocado em pauta a necessidade de melhorias estruturais para Escola Estadual Indígena Julá Paré, como construção de uma quadra poliesportiva e de uma casa tradicional. Foi mencionado a importância da aquisição de um transformador para Escola Estadual que consiga manter o ar condicionado para que se tenha climatização nas salas de aulas.
Outro ponto importante mencionado foi o conserto do trator do Território Umutina e realização dos jogos indígenas a nível regional e estadual.
O conselheiro ouviu as demandas e se propôs a ser parceiro e apoiador dos Projetos de geração de rendo do Povo Balatiponé.
Fonte: Assessoria 
Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Veja Também:  Violinista cuiabana vai se apresentar em Festival Internacional de Música na Rússia
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana