conecte-se conosco


Educação

IFMT abre inscrições para 3.070 vagas no Ensino Médio, 215 ofertadas em São Vicente

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). São ofertadas 3.070 vagas em 50 cursos, distribuídos em 21 unidades da instituição.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site http://selecao.ifmt.edu.br, e a seleção ocorrerá por meio da avaliação do histórico escolar.

Para o IFMT São Vicente estão sendo disponibilizadas 215 vagas, para os cursos Técnico em Agropecuária (180) e Técnico em Meio Ambiente (35), este ofertado no Centro de Referência de Jaciara.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição, no site http://selecao.ifmt.edu.br, com todas as informações no nome do candidato que realizará o processo seletivo. Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00.

Isenção da taxa de inscrição

É ofertado o benefício de isenção da taxa de inscrição aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos abaixo:

    • Ter cursado do 1º ao 8º/9º ano do ensino fundamental na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) ou em cursos similares, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e/ou ter estudado na rede particular de ensino do 1º ao 8º/9º ano do ensino fundamental como beneficiado por bolsa integral de estudos
    • Comprovar renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
    • Preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/, conforme exposto neste edital.
     
Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá comprovar os requisitos apontados no edital, encaminhando os documentos listados abaixo, escaneados e salvos em arquivo único, em formato PDF, através de e-mail para o endereço: [email protected], no período de 07 a 28 de setembro de 2021.

Qualquer dúvida e/ou ajuda técnica referente às inscrições devem ser encaminhadas por e-mail dentro do período de inscrição, no e-mail: [email protected]edu.br.

Veja Também:  SMEC e Unemat realizam a III Jornada Pedagógica em Barra do Bugres

Reserva de vagas
O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Se desejar, no ato da inscrição o candidato já deverá optar pelas vagas reservadas (cotas).

No dia 06 de outubro de 2021, o IFMT divulgará o resultado do pedido de isenção. O candidato que tiver o pedido de isenção indeferido poderá pagar o boleto bancário no período previsto para efetivá-lo (até dia 13/10/2021) e aguardar a confirmação dos inscritos.

No dia 21 de outubro de 2021, será disponibilizada a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido e câmpus que realizará o curso, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/.

O resultado desta seleção será divulgada no dia 16 de dezembro de 2021, através de dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes, e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Matrículas
As matrículas da 1ª chamada serão realizadas nos dias 06 a 13 de janeiro de 2022, conforme publicação dos aprovados no resultado final do processo seletivo.

Assessoria de Comunicação – IFMT Câmpus São Vicente – Sérgio Thompson Bernardes Monteiro.
Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Propaganda

Educação

Cursos Superiores: IFMT abre processo seletivo para 1.189 vagas, 125 para São Vicente

Publicados

em

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lançou o Edital nº 068/2021 referente ao Processo Seletivo 2022/1 dos Cursos Superiores (Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura).

Estão sendo ofertadas 1.189 vagas, em 19 unidades da instituição. Para o IFMT Câmpus São Vicente são 125 vagas, distribuídas entre os cursos: Bacharelado em Zootecnia (sede) 25 vagas; Bacharelado em Agronomia (Centro de Referência de Campo Verde) 50 vagas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Centro de Referência de Campo Verde) 25 vagas, e Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia (Centro de Referência de Jaciara) 25 vagas.

As inscrições são GRATUITAS e estarão abertas no período de 02 de setembro a 10 de outubro, exclusivamente pelo site: http://selecao.ifmt.edu.br.

Seleção
Para participar deste processo seletivo é necessário ter participado de, pelo menos, uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato deverá se inscrever identificando o seu número de inscrição do Enem (2010 a 2020).

A seleção será realizada mediante a nota obtida no Enem. O resultado da classificação será feito pelo somatório da nota de avaliação objetiva com a nota da avaliação discursiva (redação).

O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado INTEGRALMENTE o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Com isso, o candidato no ato da inscrição poderá optar pelas vagas reservadas (cotas). Saiba mais. http://svc.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/reserva-de-vagas-em-instituicoes-federais/

Veja Também:  Universitários indígenas protestam contra infraestrutura precária de campus em Barra do Bugres

Qualquer dúvida referente às inscrições devem ser encaminhadas por e-mail dentro do período de inscrição, para o endereço [email protected]edu.br.

O resultado preliminar deste processo seletivo será divulgado no dia 30 de novembro, através de dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os classificados no processo seletivo 2022/1. Nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os classificados que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 06 de dezembro.

Matrículas
Os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula obrigatoriamente de forma online. As matrículas da 1ª chamada (candidatos aprovados) serão realizadas das 14 a 21 janeiro de 2022.

Assessoria de Comunicação – IFMT Câmpus São Vicente – Sérgio Thompson Bernardes Monteiro – Jornalista 

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

Municípios podem participar de consulta pública para aprimorar programa educacional

Publicados

em

Crédito: Agência CNM

Técnicos e gestores educacionais podem participar da consulta pública realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE para receber contribuições visando aprimorar o Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE. As contribuições poderão ser feitas no período de 8 a 26 de fevereiro por meio do link https://bit.ly/3jGeDqQ Caso haja dúvida ou dificuldade no preenchimento das informações os participantes podem enviar mensagem para o endereço eletrônico [email protected]

Os interessados podem encaminhar críticas e sugestões para aprimorar as ações do PDDE e atender melhor estudantes e professores da educação básica pública de municípios, estados e Distrito Federal.

Para orientar os municípios sobre a iniciativa do FNDE, a Associação Mato-grossense dos Municípios enviou um documento às prefeituras explicando sobre a importância da consulta pública e da participação dos municípios. A AMM alerta para relevância desse instrumento de trabalho e recomenda a participação dos representantes da educação para o incremento do programa educacional.

O Programa Dinheiro Direto na Escola foi criado em 1995 com a finalidade de prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar,  visando contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. O PDDE também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

 

Veja Também:  Ex-reitor da Unemat, Adriano Silva, morre com suspeita de Covid-19

Confira aqui o documento elaborado pela AMM

Fonte: AMM
Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana