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Instagram em 2022: assinaturas, novo feed e o que mais está por vir

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Instagram já liberou várias novidades neste ano
Unsplash/Kate Torline

Instagram já liberou várias novidades neste ano

Ao longo de 2022, o Instagram ganhou diversas melhorias. É o caso do botão para ativar o feed cronológico , uma das funções mais aguardadas entre os usuários. Mas a lista de atualizações não para por aí: a plataforma também recebeu uma  opção para curtir Stories e começou a testar outras novidades, como as assinaturas para conteúdos exclusivos. Confira, a seguir, as novidades que você já pode usar e o que virá em breve na rede social de fotos e vídeos da Meta.

Instagram trouxe feed cronológico de volta

Talvez você se lembre de quando o Instagram era uma rede social apenas para fotos, lá pelo começo da década de 2010. Muita coisa mudou nos últimos tempos, incluindo o feed, que passou a exibir as publicações com base nos interesses do usuário. Mas, após incontáveis pedidos, o Instagram trouxe o feed cronológico de volta.

A liberação de uma das atualizações mais desejadas entre os usuários começou em janeiro, ainda em fase experimental. Naquela época, o chefe da plataforma, Adam Mosseri, anunciou três modos: 

  • Feed Inicial: organiza as publicações com base no interesse (algoritmo);
  • Favoritos: prioriza as publicações de contas favoritas;
  • Seguindo: feed cronológico.

A distribuição geral aconteceu em março. No dia 23 daquele mês, a rede social anunciou os três modos de visualização da lista de publicações a todos os usuários. E você já pode ativar o feed cronológico pelo seu celular Android ou iPhone (iOS).

Curtidas em Stories e outras mudanças na plataforma

As novidades também alcançaram o Instagram Stories. Junto à liberação do feed cronológico a alguns usuários, a rede social passou a disponibilizar um botão para curtir as publicações efêmeras. O recurso começou a ser liberado gradualmente em janeiro, mas já alcançou boa parte das contas atualmente.

O botão é complementar às reações com emojis. Ao curtir um story, a interação fica disponível apenas para o usuário, que pode conferir o número de likes nas métricas da publicação. O aviso também aparece na área de notificações da rede social, junto aos alertas sobre comentários em posts, novos seguidores e afins.

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Mas esta não foi a única alteração na plataforma. Em maio, a plataforma passou a esconder stories de quem publica demais . Essa atualização consiste no botão “Mostrar tudo” no canto superior esquerdo: ao pressioná-lo, o usuário tem acesso a todas as publicações ocultadas.

Assinatura pagas para criadores de conteúdos

O OnlyFans se tornou uma plataforma importante para quem deseja vender conteúdos exclusivos na internet. E não demorou muito para a Meta correr atrás desse sucesso e lançar a sua própria solução. Afinal, com a quantidade de influenciadores disponíveis no Instagram, não faltava oportunidade.

Os testes começaram nos Estados Unidos com dez influenciadores em janeiro. Com a ferramenta, os criadores de conteúdos podem escolher um valor das assinaturas. Em seguida, os usuários poderão fazer a contratação com pagamentos periódicos para consumir dois tipos de conteúdos exclusivos: lives e stories.

O modelo também libera insígnias que ficam ao lado do nome do assinante ao comentar no perfil ou enviar mensagem ao criador. Nesta semana, a novidade recebeu algumas expansões . O acesso à ferramenta, porém, ainda é limitado.

Mudanças para focar em conteúdos originais

Mosseri anunciou outras novidades ao algoritmo. Segundo o chefe do Instagram em abril, “se você cria algo do zero, deve receber mais crédito do que se estiver compartilhando algo que encontrou de outra pessoa”. Pensando nisso, a Meta passou a trabalhar para dar mais foco aos conteúdos originais, “principalmente em comparação com o conteúdo republicado” – ou seja, reposts do TikTok.

A explicação do “ranking de originalidade”, no entanto, foi bem confusa. Na sequência, Mosseri afirmou que a plataforma já faz isso, porém, a companhia está se “inclinando mais nessa direção”. Ou seja, o que mudou? Ele explicou:

“À medida que nos dedicamos mais às recomendações, torna-se cada vez mais importante não supervalorizar os agregadores [de conteúdos publicados em outras plataformas], pois isso seria ruim para os criadores e, portanto, ruim para o Instagram a longo prazo”, respondeu Mosseri.

Mas a situação ficou mais complicada. Depois, uma jornalista perguntou “como o Instagram sabe quem é o criador original de uma imagem ou vídeo”. E foi aí que o executivo explicou: “não podemos saber com certeza”, disse. “Construímos classificadores para prever quão provável algo deve ser original, mas isso não é saber”.

Instagram em 2022: o que vem por aí?

Outros recursos deram as caras antes da hora ao longo dos últimos meses. É o caso de uma opção para mudar a posição das fotos do perfil, conforme foi revelado pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi (@alex193a) em janeiro. O botão para reorganizar a grade, no entanto, ainda não está disponível aos usuários.

O Reels deve ganhar mais importância no futuro. Outra mudança aguardada fica por conta de uma atualização da plataforma para transformar todos os vídeos em Reels. Assim, os usuários poderão fazer remix de qualquer conteúdo publicado por perfis públicos.

Demais recursos foram oficializados pelo Instagram, mas ainda não chegaram ao Brasil. É o caso da ferramenta para ajudar a encontrar crianças desaparecidas . A rede social também revelou novos métodos para confirmar a idade dos usuários .

Fonte: IG TECNOLOGIA

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Leilão da Receita tem iPhone por R$ 500, celulares Xiaomi e mais

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Celulares serão leiloados
Unsplash/Jenny Ueberberg

Celulares serão leiloados

A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (8), mais um leilão de produtos apreendidos. Nas próximas semanas, o órgão realizará um pregão com iPhones a partir de R$ 500, lotes com diversos celulares Xiaomi e até máquina de lavar com preço inicial em R$ 390. Os lances podem ser dados até dia 23 de agosto de 2022 por pessoas físicas e jurídicas.

Apesar de diversos produtos estarem disponíveis por valores mais altos, alguns são mais acessíveis. É o caso do iPhone 8 com preço inicial de R$ 500 nos lotes 311, 312, 313 e 314. Além disso, também é possível arrematar um iPhone 11 Pro Max por a partir de R$ 1.800 nos pacotes 318 e 319.

Celulares Xiaomi também estão disponíveis por menos de R$ 2.000. Como no caso do pacote 270 que oferece cinco Redmi Note 8 por R$ 1 mil de lance inicial, e do lote 274 que traz Redmi 9, Note 8 e Note 9 por a partir de R$ 1.500.

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Outro destaque positivo é a presença de uma máquina de lavar roupas Electrolux por apenas R$ 390 no pacote 256.

A Receita Federal também traz diversos fones de ouvido, smartbands, um drone da DJI e uma Scooter Elétrica – confira a tabela completa ao final do texto.

De acordo com o edital, os lotes estão disponíveis para visitação e retirada em sete cidades diferentes: Goiânia (GO), Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá e Mundo Novo (MS), Cuiabá (MT) e Palmas (TO).

Como participar do leilão?

Os leilões da Receita Federal têm lotes destinados a pessoas físicas ou jurídicas. Você pode participar, mas o processo é um pouco complicado.

  1. Obtenha um certificado digital (comprado à parte).
  2. Consiga um código de acesso pelo Portal e-CAC.
  3. Procure pelo edital no site da Receita Federal. O número é 0817600/000002/2022.
  4. Faça sua proposta.

A Receita receberá os lances entre 9 de agosto, às 8h, e 22 de agosto, às 21h. A sessão para lance está programada para 23 de agosto, às 10h30. Todos os horários são de Brasília.

Se você quer participar, tenha em mente que a Receita não faz entregas. É preciso agendar um horário pelos telefones disponíveis no edital e ir até o local retirar.

Celulares e itens de destaque no leilão

O Tecnoblog selecionou alguns lotes que chamam a atenção na tabela a seguir.

Lote(s) Principais itens Lance inicial
180 ao 184 1x Scooter Elétrico R$ 2.500
195 1005x Xiaomi Redmi Airdots 2 R$ 35.000
196 725x Xiaomi Mi Smartband 5 R$ 40.000
197 724x Xiaomi Mi Smartband 5 R$ 40.000
198 373x Xiaomi Mi Body Composition Scale R$ 25.000
199 372x Xiaomi Mi Body Composition Scale R$ 25.000
200 20x Mi Robot Vacuum-Mop Essential (aspirador robô) R$ 20.000
201 804x Xiaomi Earbuds Basic 2 R$ 25.000
202 803x Xiaomi Earbuds Basic 2 R$ 25.000
203 ao 205 594x Xiaomi Mi TV Stick R$ 65.000
256 1x Máquina de lavar 16Kg Electrolux (LAC16) R$ 390
257 1x Drone DJI Mini Fly More Combo R$ 1.400
269 5x Xiaomi Redmi Note 9S R$ 2.000
270 5x Xiaomi Redmi Note 8 R$ 1.000
271 10x Xiaomi Redmi Note 9S R$ 4.000
273 10x Xiaomi Mi Band 4 14x Xiaomi Redmi Note 8 1x Redmi 8A 9x Redmi Note 9S 2x Redmi Note 9 Pro 1x Mi 9 Lite 1x Mochila Frozen usada 1x Lancheira Frozen usada 1x Bolsa térmica usada R$ 7.500
274 3x Redmi Note 8 1x Redmi Note 9 1x Redmi 9 R$ 1.500
292 1x iPhone 8 Plus R$ 900
293 ao 299 1x iPhone 7 R$ 600
308 25x iPhone 7 Plus R$ 12.000
309 e 310 1x iPhone 12 Pro Max R$ 3.050
311 ao 314 1x iPhone 8 R$ 500
315 ao 317 1x iPhone XR R$ 930
318 e 319 1x iPhone 11 Pro Max R$ 1.800

Fonte: IG TECNOLOGIA

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Instagram vai testar exibição de fotos que ocupam a tela toda

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Instagram testa feed em tela cheia
Unsplash/Kate Torline

Instagram testa feed em tela cheia

O Instagram vai começar a testar fotos verticais, de acordo com o chefe da rede social, Adam Mosseri. Depois de  receber críticas e desistir de reformular o feed e focar em vídeos, a plataforma agora pensa em deixar as fotos em um formato mais parecido com os Reels.

Segundo Mosseri, as fotos poderão atingir a proporção de até 9:16, e os testes devem começar “em uma ou duas semanas”. “Você pode ter vídeos verticais, mas não pode ter fotos verticais no Instagram. Então pensamos que talvez devêssemos nos certificar de que tratamos os dois igualmente”, disse ele, em um Story.

Aparentemente, os testes trarão uma opção para quem quer postar fotos verticais, mas sem obrigar todas as publicações a serem assim. O objetivo é que as imagens ocupem a tela toda, assim como os vídeos já fazem.

Por enquanto, não é possível saber quais mercados receberão os testes, nem se o Instagram lançará a ferramenta oficialmente no futuro.


Fonte: IG TECNOLOGIA

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