O Instagram e o Facebook vão mostrar ainda mais publicações de contas que os usuários não seguem. A mudança no feed foi revelada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, controladora das redes sociais, durante teleconferência de resultados do segundo trimestre da empresa , na quarta-feira (27).
Zuckerberg afirmou que as publicações recomendadas vão dobrar até o final de 2023, tanto no Instagram quando no Facebook. No Facebook, esse tipo de conteúdo já representa 15% do feed, de acordo com o executivo, número que é ainda maior no Instagram.
“Como a inteligência artificial encontra conteúdo adicional que as pessoas acham interessante, isso aumenta o engajamento e a qualidade de nossos feeds”, afirmou Zuckerberg, que disse que o algoritmo vai recomendar não apenas vídeos, mas também fotos e links, o que seria uma estratégia “única”. “Não acho que as pessoas vão querer ficar restritas a um formato”, disse.
A fala de Zuckerberg faz referência ao TikTok. As mudanças no Facebook e no Instagram estão sendo realizada justamente porque a plataforma concorrente tem feito muito sucesso, roubando usuários das redes sociais da Meta. O TikTok é conhecido por um algoritmo que traz muitos conteúdos recomendados, acertando nas escolhas.
A última grande mudança no algoritmo do Facebook foi em 2018. Na ocasião, porém, o objetivo era o contrário: exibir mais publicações de amigos, familiares e pessoas que o usuário escolhe seguir e interagir.
Na ocasião, Zuckeberg citou um estudo interno para afirmar que o engajamento poderia cair, mas que a companhia estava prezando o bem-estar digital dos usuários. “A pesquisa mostra que, quando usamos as mídias sociais para nos conectarmos com as pessoas de quem gostamos, isso pode ser bom para o nosso bem-estar. Por outro lado, ler passivamente artigos ou assistir a vídeos – mesmo que sejam divertidos ou informativos – pode não ser tão bom”, disse ele, na época.
Agora, em meio a uma crise financeira, a empresa segue o caminho contrário, priorizando o engajamento dos usuários. Como argumento, Zuckerberg alegou que as pessoas não estão mais interagindo com amigos nos feeds, mas sim por mensagens diretas.
“Uma tendência social que estamos vendo é que, em vez de as pessoas apenas interagirem em comentários em feeds, a maioria das pessoas encontra conteúdo interessante em seus feeds e depois envia esse conteúdo para amigos e interage lá”, disse, nesta quarta.
A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (8), mais um leilão de produtos apreendidos. Nas próximas semanas, o órgão realizará um pregão com iPhones a partir de R$ 500, lotes com diversos celulares Xiaomi e até máquina de lavar com preço inicial em R$ 390. Os lances podem ser dados até dia 23 de agosto de 2022 por pessoas físicas e jurídicas.
Apesar de diversos produtos estarem disponíveis por valores mais altos, alguns são mais acessíveis. É o caso do iPhone 8 com preço inicial de R$ 500 nos lotes 311, 312, 313 e 314. Além disso, também é possível arrematar um iPhone 11 Pro Max por a partir de R$ 1.800 nos pacotes 318 e 319.
Celulares Xiaomi também estão disponíveis por menos de R$ 2.000. Como no caso do pacote 270 que oferece cinco Redmi Note 8 por R$ 1 mil de lance inicial, e do lote 274 que traz Redmi 9, Note 8 e Note 9 por a partir de R$ 1.500.
Outro destaque positivo é a presença de uma máquina de lavar roupas Electrolux por apenas R$ 390 no pacote 256.
A Receita Federal também traz diversos fones de ouvido, smartbands, um drone da DJI e uma Scooter Elétrica – confira a tabela completa ao final do texto.
De acordo com o edital, os lotes estão disponíveis para visitação e retirada em sete cidades diferentes: Goiânia (GO), Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá e Mundo Novo (MS), Cuiabá (MT) e Palmas (TO).
Como participar do leilão?
Os leilões da Receita Federal têm lotes destinados a pessoas físicas ou jurídicas. Você pode participar, mas o processo é um pouco complicado.
Obtenha um certificado digital (comprado à parte).
Consiga um código de acesso pelo Portal e-CAC.
Procure pelo edital no site da Receita Federal. O número é 0817600/000002/2022.
Faça sua proposta.
A Receita receberá os lances entre 9 de agosto, às 8h, e 22 de agosto, às 21h. A sessão para lance está programada para 23 de agosto, às 10h30. Todos os horários são de Brasília.
Se você quer participar, tenha em mente que a Receita não faz entregas. É preciso agendar um horário pelos telefones disponíveis no edital e ir até o local retirar.
Celulares e itens de destaque no leilão
O Tecnoblog selecionou alguns lotes que chamam a atenção na tabela a seguir.
Lote(s)
Principais itens
Lance inicial
180 ao 184
1x Scooter Elétrico
R$ 2.500
195
1005x Xiaomi Redmi Airdots 2
R$ 35.000
196
725x Xiaomi Mi Smartband 5
R$ 40.000
197
724x Xiaomi Mi Smartband 5
R$ 40.000
198
373x Xiaomi Mi Body Composition Scale
R$ 25.000
199
372x Xiaomi Mi Body Composition Scale
R$ 25.000
200
20x Mi Robot Vacuum-Mop Essential (aspirador robô)
R$ 20.000
201
804x Xiaomi Earbuds Basic 2
R$ 25.000
202
803x Xiaomi Earbuds Basic 2
R$ 25.000
203 ao 205
594x Xiaomi Mi TV Stick
R$ 65.000
256
1x Máquina de lavar 16Kg Electrolux (LAC16)
R$ 390
257
1x Drone DJI Mini Fly More Combo
R$ 1.400
269
5x Xiaomi Redmi Note 9S
R$ 2.000
270
5x Xiaomi Redmi Note 8
R$ 1.000
271
10x Xiaomi Redmi Note 9S
R$ 4.000
273
10x Xiaomi Mi Band 4 14x Xiaomi Redmi Note 8 1x Redmi 8A 9x Redmi Note 9S 2x Redmi Note 9 Pro 1x Mi 9 Lite 1x Mochila Frozen usada 1x Lancheira Frozen usada 1x Bolsa térmica usada
O Instagram vai começar a testar fotos verticais, de acordo com o chefe da rede social, Adam Mosseri. Depois de receber críticas e desistir de reformular o feed e focar em vídeos, a plataforma agora pensa em deixar as fotos em um formato mais parecido com os Reels.
Segundo Mosseri, as fotos poderão atingir a proporção de até 9:16, e os testes devem começar “em uma ou duas semanas”. “Você pode ter vídeos verticais, mas não pode ter fotos verticais no Instagram. Então pensamos que talvez devêssemos nos certificar de que tratamos os dois igualmente”, disse ele, em um Story.
Aparentemente, os testes trarão uma opção para quem quer postar fotos verticais, mas sem obrigar todas as publicações a serem assim. O objetivo é que as imagens ocupem a tela toda, assim como os vídeos já fazem.
Por enquanto, não é possível saber quais mercados receberão os testes, nem se o Instagram lançará a ferramenta oficialmente no futuro.