conecte-se conosco


Carros e Motos

JAC e-JS4: SUV elétrico roda 420 km gastando apenas R$ 36, diz a fabricante

Publicados

em


source
JAC e-JS4: SUV elétrico vem com motor de 150 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos
Cauê Lira/iG Carros

JAC e-JS4: SUV elétrico vem com motor de 150 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos

Quanto você pagou na gasolina na última vez em que foi abastecer? O preço costuma variar bastante, mas algumas regiões do Brasil já registram valores acima de R$ 7,00. O cenário caótico fez algumas pessoas converterem clandestinamente seus veículos para rodar com GLP (gás liquefeito de petróleo) – o tradicional gás de cozinha – causando acidentes graves.

Veículos elétricos ficaram mais atrativos com a elevação nos preços, e a JAC Motors tem um catálogo vasto na categoria. Apenas entre os automóveis, são cinco opções: e-JS1 (R$ 149.990), iEV20 (R$ 159.990), iEV40 (R$ 189.990), e-JS4 (R$ 249.990) e iEV330P (R$ 309.990).

O linha de comerciais elétricos da JAC Motors ainda conta com o caminhão iEV350T (R$ 269.990), a van iEV750V (R$ 399.990) e o caminhão de autonomia estendida iEV1200T (R$ 399.990)

Direto ao ponto

E quanto se gasta para abastecer um carro elétrico ? Isso depende de vários fatores, como o valor do kWh na sua região e a capacidade da bateria do veículo. Para o e-JS4 , a JAC divulga que o cliente gastará em torno de R$ 9,00 para cada 100 km rodados. A bateria de íon-lítio tem capacidade de 55 kWh. 

Veja Também:  Nissan vai mostrar novo Versa,pela primeira vez, na Flórida (EUA)

Sendo assim, um proprietário gastará em torno de R$ 36,00 para ter a autonomia completa de 420 km. Com este valor, você não conseguirá colocar mais de 6 litros de gasolina no tanque do seu carro em algumas regiões do Brasil. Deu para entender o benefício agora?

O JAC e-JS4 tem 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Na comparação com o Nissan Leaf , modelo elétrico com valor correspondente, o JAC é mais curto (- 7 cm), mais alto (+ 10 cm) e tem distância entre-eixos menos generosa (- 8 cm).

O porta-malas do e-JS4 é maior. São 520 litros contra 435 litros do Leaf , segundo a fabricante. Outro ponto que merece destaque é o porte do modelo, pois SUVs médios têm mais apelo no mercado que hatches médios no Brasil.

Segurança

O e-JS4 tem vários itens de segurança, mas peca pela ausência de airbags laterais e de cortina. Por R$ 249.990, você levará apenas as duas bolsas dianteiras, para motorista e passageiro. 

Leia Também

Leia Também

Leia Também

O pacote vendido no Brasil traz câmera 360°, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis em LED, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus.

Como todos devem ser

JAC e-JS4 vem com botão giratório no painel no lugar do câmbio e cluster digital entre os destaques
Divulgação

JAC e-JS4 vem com botão giratório no painel no lugar do câmbio e cluster digital entre os destaques

O e-JS4 é realmente muito bom de guiar. O acerto de direção e suspensão permite que o SUV elétrico enfrente obstáculos urbanos sem transmitir as irregularidades do solo à cabine. Além disso, o bom ângulo de ataque impede que ele raspe em valetas, buracos e lombadas.

Veja Também:  Idade média da frota de carros do Brasil é a maior em 25 anos

Pisando fundo, a JAC divulga que o e-JS4 pode atingir 100 km/h em apenas 7,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 150 km/h para evitar gastos elevados de energia.

A JAC Motors anuncia que o e-JS4 tem 420 km de autonomia, mas este número pode variar de acordo com o seu trajeto, ou a forma de condução. Carros elétricos preferem o ciclo urbano para aproveitar o ‘anda e pára’ do trânsito e recarregar as baterias. Por este motivo, eles costumam ser muito gastões em velocidades acima de 90 km/h.

Conclusão

Atualmente, a JAC tem o maior catálogo de carros elétricos do Brasil. O e-JS4 tem a vantagem de ter a autonomia de um modelo convencional. Portanto, você poderá ir ao trabalho várias vezes na semana e deixá-lo carregando em casa aos finais de semana, sem depender de estações públicas.

A relação custo-benefício é a melhor da categoria. Pelo mesmo valor, você não encontrará um carro elétrico com a mesma autonomia e o tamanho do SUV e-JS4 . O futuro reserva conquistas brilhantes para este segmento.

JAC e-JS4 Preço: R$ 249.990 Motor: elétrico, tração dianteira Potência: 150 cv Torque: 33,6 kgfm Transmissão: automática Freios: discos ventilados (dianteira) discos sólidos (traseira) Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) Proporções: 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos Porta-malas: 520 litros Peso: 1.710 kg 0 a 100 km/h: 7,5 segundos Vel. Máx: 150 km/h (limitada eletronicamente)

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Propaganda

Carros e Motos

Hyundai Creta 2022 quer voltar a ser líder na versão 1.0 Platinum

Publicados

em


source
Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso
Cauê Lira/iG Carros

Hyundai Creta Platinum 1.0: visual recebeu mudanças em relação à versão coreana, mas continuou controverso

Entre todos os carros de imprensa que guiei neste ano, o Hyundai Creta 2022 foi um dos que causou mais curiosidade nas pessoas. Ele chega às lojas nas versões Comfort 1.0 (R$ 107.490), Limited 1.0 (R$ 120.490), Platinum 1.0 (R$ 135.490) e Ultimate 2.0 (R$ 147.990), contando ainda com a versão Action 1.6 (R$ 94.690) que mantém o visual antigo.

Foi justamente neste ponto que a Hyundai mais investiu. Podemos dizer que o Creta 2022 teve uma das reestilizações mais profundas dos últimos anos, atualizando não apenas o design da dianteira e da traseira, como também o interior. 

O Creta ainda é montado sob a plataforma GB, a mesma que equipou o sedã  Elantra por muitos anos. O visual traz inspirações claras do Palisade , SUV de grande porte que faz sucesso nos Estados Unidos. 

Os faróis dianteiros passam a ser divididos com uma parte maior abaixo e um filete mais estreito acima, em um arranjo inaugurado pela Fiat Toro no Brasil. O mais interessante é que este padrão continua na traseira.

O interior também está diferente, trazendo um ar mais sofisticado. Destaque para a central multimídia de 10,25 polegadas, a maior da categoria, e o novo seletor de modo de condução com quatro opções: econômico, normal, personalizado e esportivo.

Veja Também:  Nissan vai mostrar novo Versa,pela primeira vez, na Flórida (EUA)

Motores

Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada
Divulgação

Versão com motor 1.0 turbo, com injeção direta, mostrou-se ágil o suficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada

Na linha 2022, os motores do Creta estão dispostos da seguinte forma. A versão Action sem facelift mantém o motor 1.6 aspirado de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Os modelos Comfort , Limited e Platinum contam com o motor 1.0 turbo GDi de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque.

Quem olha para os números sem enxergar o contexto pode imaginar que o Creta regrediu ao apostar em um motor de apenas um litro de cilindrada com potência declarada em níveis inferiores. Mas a verdade é que o SUV nunca esteve tão bom de andar.

O antigo motor 1.6 desenvolve seus 16,5 kgfm de torque em 4.500 rotações, enquanto o motor 1.0 turbo precisa de apenas 1.500 rotações para entregar o torque cheio de 17,5 kgfm de torque. Sendo assim, temos um SUV muito mais ágil  aos comandos do motorista no pedal, além de ter ficado mais eficiente.

Leia Também

Com o novo 1.0 turbo, o SUV ficou muito mais espertinho para encarar subidas e saídas de semáforo. O grande destaque fica por conta do câmbio automático de seis marchas , que tem trocas suaves e inteligentes, de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista.

O casamento entre o motor 1.0 turbo e o câmbio é feliz, proporcionando bom desempenho para a versão. O consumo, segundo o Inmetro, é de 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol, além de marcar 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

Veja Também:  Crescem acidentes de moto com vítimas que tem entre 18 e 34 anos

A versão mais cara do Creta, a Ultimate , mantém o motor 2.0 aspirado, que ganhou 1 cv na comparação com o modelo anterior. Agora são 167 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.700 rpm, com câmbio automático de seis marchas. Em algumas semanas, teremos essa versão em nossa garagem para um veredito sobre ela.

Conforto

Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno
Divulgação

Interior do novo Creta representa a principal evolução do modelo, que ficou com aspecto mais requintado e moderno

O Creta Platinium ainda conta com várias câmeras espalhadas pela carroceria, que formam uma visualização 360° na central multimídia. Trata-se de um ótimo recurso para evitar ‘raladas’ indesejadas no estacionamento do prédio.

O porta-malas que antes tinha 431 litros agora passa a ter 422. Isso porque os engenheiros optaram por recuar o banco traseiro e dar mais espaço para os joelhos.

Veredito

O Hyundai Creta quer voltar à liderança do segmento, posto que atingiu em 2018 ao superar o Honda HR-V por mil unidades nas vendas. Em 2022 também terá que enfrentar o novo SUV compacto da Honda.

Apesar da polêmica a respeito do visual – principalmente pelo formato dos faróis dianteiros – o modelo renovado deve repetir a história do HB20 e performar bem nas concessionárias. Vale lembrar que o hatch também sofreu críticas pelo visual ao ser lançado em 2019, mas foi o carro mais vendido do Brasil em setembro de 2021.

Hyundai Creta Platinum Motor: 1.0, turbo, flex Potência: 120 cv a 6.000 rpm Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm Transmissão: automática, seis marchas Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira) Proporções: 4,30 metros (comprimento), 1,79 m (largura), 1,63 m (altura), 2.61 m (entre-eixos) Pneus: 215/60 R17 Porta-malas: 422 litros Consumo etanol: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada Consumo gasolina: 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Toyota lança Hilux GR Sport no Japão antes da picape chegar ao Brasil

Publicados

em


source


Toyota GR Sport terá entre as rivais a Chevrolet S10 Z71, que chegará às lojas da GM em novembro próximo
Divulgação

Toyota GR Sport terá entre as rivais a Chevrolet S10 Z71, que chegará às lojas da GM em novembro próximo

Após dois meses da Toyota ter apresentado na Tailândia a nova geração da picape Hilux GR-Sport, agora foi a vez do Japão anunciar a sua versão assinada pela Gazoo Racing que ao contrário da versão tailandesa, a japonesa está mais sútil, sem adesivos.

Na parte frontal, a nova Hilux GR Sport conta com para-choque diferenciado e pintado na cor da carroceria e com entrada de ar inferior mais larga e a grade com o nome “Toyota”.

Outra diferença está nos estribos e rodas de 18 polegadas duas tonalidades em dois tons – que cobrem pinças de freios vermelhas e retrovisores externos com pintura escurecida.

Na parte interna, que também ganhou pouca notoriedade em relação à versão convencional o que se destaca são: painel de instrumentos com detalhes em vermelho, forrações dos bancos e volante com couro e costura vermelha, apoios de cabeça com o logo GR Sport.

Para o mercado japonês, o novo Hilux GR-Sport tem o motor 2.4 turbodiesel de apenas 150 cv. Na Tailândia, ele usa o turbodiesel 2.8 de 204 cv.

Leia Também

E no Brasil?

Projeção da Chevrolet S10 Z71 que chega no mês que vem e que será rival da Toyota Hilux GR-Sport
Projeção: Kleber Silva

Projeção da Chevrolet S10 Z71 que chega no mês que vem e que será rival da Toyota Hilux GR-Sport

Como o utilitário atende ao mercado global, por aqui o a Toyota Hilux GR Sport virá da Argentina que mantém livre acordo de comercio de bens automotivos. Ainda não há informações oficiais sobre a previsão de chegada, mas espera-se que o modelo desembarque já no início do ano que vem.

Entre as principais rivais com apelo esportivo a picape da marca japonesa terá a Chevrolet S10 Z71 , que começa a chegar às lojas em novembro. Além dela há também a Nissan Frontier X-Gear , que já está disponível no mercado brasileiro, trazida da Argentina. E a  Ford Ranger Storm , que começou as er vendida no Brasil desde 2020.

Veja Também:  Moto elétrica mostra visual atrevido e acelera como supercarro


Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana