conecte-se conosco


Mato Grosso

Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses começam nesta sexta-feira (26)

Publicados

em

A edição 2024 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses começa nesta sexta-feira (26.04) com duas etapas regionais simultâneas. Promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com os municípios-sede, as competições escolares acontecem em Araputanga e em Lucas do Rio Verde até a próxima quarta-feira (01.05).

A abertura oficial da fase regional Oeste será realizada na sexta-feira (26.04), às 19h, no Estádio Municipal Marcio Mendes, em Araputanga. Na mesma data, às 19h30, a solenidade de abertura na região Centro-Norte ocorre no Ginásio de Esportes Didé Martins, em Lucas do Rio Verde. 

Nas duas etapas regionais, as competições envolvem as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol e contam com equipes masculinas e femininas. Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções. 

Em Araputanga, 39 equipes participam dos Jogos Escolares e, outras 39 seleções municipais, dos Jogos Estudantis. Serão cerca de um mil estudantes da região Oeste, que representam os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande.

Veja Também:  Campanha aborda saúde mental no mês de setembro

Os jogos da etapa regional Oeste serão realizados em quatro diferentes espaços de Araputanga. As quadras poliesportivas Sidney de Freitas e a da Escola Estadual João Sato recebem as partidas de futsal; e as quadras poliesportivas Denilton Batista e da Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo sediam os duelos de basquetebol, handebol e voleibol.

Em Lucas do Rio Verde, o evento esportivo terá 46 equipes nos Jogos Escolares e mais 46 seleções municipais nos Jogos Estudantis. Ao todo, mais de 1.100 estudantes competem na etapa regional Centro Norte, representando os municípios de Cláudia, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah e Vera.

Os locais de competição na cidade luverdense também são divididos por modalidade. Os jogos de futsal serão realizados nos ginásios Rio Verde e Pimpão; as partidas de basquetebol acontecem no ginásio Ângelo Nadin, e as de handebol no Ginásio Didé Martins; já os confrontos de voleibol ocorrem nos anexos 1 e 2 do ginásio do Colégio La Salle.

Veja Também:  Escolas judiciais: I Encontro Mato-grossense de Direito Eleitoral tem início em Cuiabá

As equipes e seleções masculinas e femininas disputam os títulos de campeãs regionais para garantir vaga em suas respectivas etapas estaduais, que serão realizadas no mês de julho. Para realizar as competições escolares mato-grossenses, a Secel conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Bombeiros e cães farejadores de MT iniciam operações no Rio Grande do Sul na segunda-feira (06)

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso enviou, neste sábado (04.05), equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) com mergulhadores, operadores de desastres e cães farejadores para auxiliarem nas operações de resposta às chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul. As equipes começam a atuar na segunda-feira (06.05).

“Estamos levando especialistas para realizarem um trabalho similar ao apoio que prestamos no ano passado, quando o Estado também sofreu com inundações. Estaremos junto aos bombeiros de outros estados, sob coordenação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, e vamos nos basear, inicialmente, em Porto Alegre, que nestes últimos dias tem sido muito afetada pelas chuvas”, explicou o comandante-geral dos CBMMT, coronel Alessandro Borges.

Os militares se reuniram com o comandante-geral no 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Cuiabá, neste sábado, para alinhamento estratégico das ações. A previsão é de que os bombeiros cheguem no Rio Grande do Sul neste domingo (05), iniciando as operações na segunda-feira.

Veja Também:  Operação Lei Seca resulta em 28 prisões por embriaguez em Várzea Grande e Sinop

Foram enviados 11 militares de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Lucas do Rio Verde. As equipes contam com mergulhadores e operadores de desastres, além de dois cães farejadores, Bela e Maya, que atuaram na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

“Nossos bombeiros estão indo com uma estrutura completa, de modo que as equipes sejam autossuficientes. Além de equipamentos fundamentais para as ações operacionais, os militares também levam alimentação, barracas e medicamentos”, afirmou o comandante-geral, coronel Alessandro Borges.

Os militares estão equipados com gerador, barraca, cilindros de ar, boias, coletes salva vidas, serrotes, enxadas, picaretas, rádios para comunicação e drones. As equipes ainda contam com cinco viaturas, dois barcos e um jet ski.

Apoio do Ciopaer

Na sexta-feira (03.05), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também enviou uma equipe para auxiliar nas operações de resposta aos desastres. O helicóptero, dois pilotos e três tripulantes vão atuar nas ações sob coordenação da aviação do Rio Grande do Sul. Esses agentes possuem ampla experiência em buscas, resgates e salvamentos.

Veja Também:  Escolas judiciais: I Encontro Mato-grossense de Direito Eleitoral tem início em Cuiabá

Desastre no RS

Segundo a atualização deste sábado da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são 300 municípios afetados e 422,3 mil pessoas atingidas pelas chuvas. Mais de 32,6 mil pessoas estão desalojadas, 9,5 mil estão em abrigos, 74 estão feridas. Outras 67 pessoas estão desaparecidas. São 57 óbitos contabilizados.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros Militar resgata trabalhador rural que ficou com o pé preso em máquina agrícola

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta sexta-feira (03.05), um trabalhador que sofreu um grave acidente com uma máquina agrícola, em uma área rural de Sinop (a 480 km de Cuiabá). 
 
A vítima, de 55 anos, ficou com o pé esquerdo preso em uma máquina, que é utilizada na trituração de silagem. Apesar da gravidade do acidente, o trabalhador encontrava-se consciente quando a equipe de salvamento chegou ao local.
 
A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4ºBBM) disponibilizou um médico e um enfermeiro, que iniciaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar para estabilizar a vítima. 
 
Após garantir a estabilidade do trabalhador, os bombeiros desmontaram a máquina com cuidado e para garantir a segurança.
 
A equipe médica então realizou uma avaliação e efetuou os procedimentos necessários.

O trabalhador foi imobilizado e transportado de helicóptero, fornecido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), até o Hospital Regional de Sinop.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Também:  PM ampliará cursos de capacitação e aprimoramento técnico para tropa
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana