
O dia 14 de junho foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde como Dia Mundial do Doador de Sangue para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.
O Ministério da Saúde em 2015, criou o JUNHO VERMELHO com o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador, pois nessa época do ano (inverno) é comum que os bancos de sangue do país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa. Daí a necessidade do estímulo que às doações permaneçam em todas as épocas do ano.
A equipe do Banco de Sangue “Dr. João Batista de Oliveira” juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, neste mês de junho lançou a Campanha Servidor Solidário para criar ainda mais a conscientização para a Doação de Sangue entre os Servidores Públicos Municipais de Barra do Bugres-MT. A Coordenadora do Banco de Sangue (UCT- Barra do Bugres-MT), Hilda Naiane Alves Santos, salienta a grande importância da doação contínua de sangue. Nesse termo contínuo, queremos ressaltar que o ato de doação deve ser realizado sempre, respeitando as condições de saúde referentes à doação, e não apenas quando um ente querido ou algum conhecido precisa. A responsável pela Captação de Doadores de Sangue, a enfermeira Bruna Blaz, acrescenta que a equipe buscou com essa campanha entre os colegas servidores a possibilidade de continuar aumentando o suprimento de bolsas de sangue no estoque, principalmente com a abertura da nossa Maternidade Municipal em breve.
Por todos estes motivos, foi criado o Junho Vermelho, através do movimento Eu Dou Sangue.
2,8 milhões de brasileiros precisam de transfusão de sangue. Apenas 1,6% dos brasileiros doam sangue regularmente. Mais de 9 milhões de bolsas de sangue são produzidas ao ano. 1 doação pode impactar até 4 vidas.
O QUE PRECISA PARA DOAR
*Estar bem de saúde;
*Pesar acima de 50 kg;
*Ter entre 16 e 69 anos (candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, somente com a autorização dos pais ou responsável legal);
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas);
* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecede a doação);
*Apresentar documentos de identificação com foto e CPF.
Procure o Banco de Sangue “Dr. João Batista de Oliveira”
Rua Voluntários da Pátria, nº 385. Maracanã.
Telefone/whatsapp: 3361-2702
O agendamento telefônico para as doações de sangue está sendo feito de segunda-feira a sexta-feira das 07hs – 11hs e das 13hs – 17hs.
Galeria de Fotos
Fonte: Bruna Blaz