conecte-se conosco


Barra do Bugres

JUNHO VIOLETA: Mês de Conscientização e Prevenção Contra a Violência a Pessoa Idosa

Publicados

em

O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como alerta sobre a responsabilidade individual na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa, são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social.

A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima. Grande parte dos suspeitos de cometer violência são filhos ou netos. Por isso, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio, são pontos essenciais para ´promover o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas.

Veja Também:  Bandido morre em tentativa de furto a banco em Santo Afonso

A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. A negligência caracteriza-se de diversas formas como: privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social Joana Miriam Pereira Carrasco uma das ferramentas é sensibilizar, coibir, amenizar e enfrentar esse sofrimento, é através da conscientização da sociedade, “Conforme o Estatuto do Idoso/2003, nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. E com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa, a Secretária de Assistência Social com as equipes do CRAS, CREAS, Equipe Volante e Centro de Convivência planejamos diversas atividades, levando a mensagem da Campanha Junho Violeta, convidamos a sociedade para fazer parte desse movimento”.

“O cuidado que uma sociedade oferece a seus idosos, mostra o quanto valoriza sua própria história e como preza por seu futuro” finaliza a Secretária.

Veja Também:  Júnior Chaveiro acompanha presidente de associação no INTERMAT

* Em caso de dúvidas ou para denúncias entre em contato com o CREAS pelo telefone 65 9935-7785 ou ligue no Disque Denúncia 181 ou Disque 100 (Podendo ser anônimo).

Fonte: Assistência Social

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Vereador Pepe Motorista articula junto ao departamento para realização da Corrida de Santa Cruz.

Publicados

em

O vereador Pepe Motorista, esteve na manhã de hoje (21) com chefe do Departamento de Esportes de Barra do Bugres, José Agostinho Vasconcelos, para tratarem a respeito da realização da Corrida de Santa Cruz, prevista para acontecer geralmente no mês de setembro, quando no dia 14 comemora-se o Dia de Santa Cruz, padroeira de nossa cidade.   

Para este evento, que já consta no calendário esportivo barrabugrense, precisa apenas dos ajustes finais, como definição de data da realização, premiação entre outros e para que os atletas se preparem para a prova. É de autoria do vereador o projeto para a realização desta, desde o ano de 2017.

Uma nova reunião vai acontecer em breve, com a participação da Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Bernadete Grecolin, uma equipe de atletas com a prefeita, Maria Azenilda e o vereador.

O vereador que é um amante e incentivador do esporte, seja ele de qualquer modalidade, luta para que esta tradicional corrida, não caia no esquecimento, aja vista que já alguns anos ela não acontece, seja devido à pandemia do covid-19 ou por outro motivo. “No último final de semana vimos ai uma grande caravana indo para a Corrida de Reis, precisamos incentivar os amantes do atletismo e atrair outros apaixonados para nossa cidade”, acredita ele.

Veja Também:  Em flagrante, homem é detido com veículo roubado e carretinha furtada em Barra do Bugres

 

Fonte: Assessoria. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres

Museu Casa Borges é reaberto ao público em Barra do Bugres

Publicados

em

Após uma reforma foi reaberto, nesta quarta-feira, 15/06, o Museu Casa Borges com exposição. Os secretários municipais Turismo, João Oenning, e Educação Bernadete Gregolin, acompanhados de assessores culturais, representantes do Grupo Barralcool, professores da Rede Pública e Unemat e população prestigiaram o evento.

O projeto tem como objetivo principal desenvolver ações culturais voltadas à população de Barra do Bugres, onde conta a história do município.

A casa foi construída na década de 1950, e era a residência de um comerciante chamado Herculano Borges, hoje a casa é patrimônio cultural da cidade de Barra do Bugres, pela sua importância histórica e pelas suas características construtivas.

 

Fonte: ASSECOM

Comentários Facebook
Veja Também:  Júnior Chaveiro acompanha presidente de associação no INTERMAT
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana