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Kia Sportage renovado fica com visual mais arrojado, mas mantém parte mecânica

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Kia Sportage com retoques no desenho ganhou novos detalhes na grade e faróis de LED na versão topo de linha
Caue Lira/iG

Kia Sportage com retoques no desenho ganhou novos detalhes na grade e faróis de LED na versão topo de linha

Se você é um pouco familiarizado com o universo automotivo, talvez já tenha ouvido falar de Peter Schreyer. Ele é o atual gerente de design da Kia Motors, mas teve passagens por diversas marcas do Grupo Volkswagen, como Bentley, Lamborghini e Audi. Isso explica as linhas arrojadas do carro. Além da inspiração na Porsche, que foi amenizada com a atual reestilização, o Kia Sportage 2019 leva a assinatura do pai do primeiro Audi TT.

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Na verdade, designers têm um papel bem chato na indústria. Eles precisam alinhar seus esboços com os desejos do departamento de engenharia. Em algumas ocasiões, os desenhistas podem apostar em linhas mais robustas, enquanto o verdadeiro desejo dos engenheiros é criar algo mais aerodinâmico. Mas Schreyer parece ter encontrado um ponto de equilíbrio bem minucioso dentro de seu trabalho na versão renovada do Kia Sportage.
A imprensa gringa gosta de dizer que o modelo é mais europeu que asiático.

O Sportage tem a frente alta que chega a lembrar alguns SUVs mais antigos. Neste mundo em que a dinâmica de condução está cada vez mais em pauta entre os utilitários, isso poderia ser uma bola fora para Schreyer. Mas, surpreendentemente, não é! Estamos falando de um SUV com ótima posição de dirigir, combinado aos ajustes elétricos do banco do motorista e altura e profundidade do volante. Não foi à toa que colocamos o Sportage lado a lado contra o Jeep Compass
(líder absoluto da categoria) no ano passado, e sugerimos que o Kia seria uma ótima escolha.

É um modelo robusto, montado em grandes rodas aro 19 com pneus Kumho 255/55. A grade frontal no estilo nariz de tigre e os faróis com “mini-canhões” de LED também contribuem para sua imponência. As rodas também foram redesenhados, com uma proposta mais esportiva e acabamento escurecido.

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Por dentro, destacamos o novo volante, quadro de instrumentos e saídas de ventilação – que foram repaginadas por conta da nova central multimídia. O freio de estacionamento que era no pé foi integrado ao console central. E por incrível que pareça, as mudanças param por aí! Em time que está ganhando não se mexe, diria um técnico ultrapassado.

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Kia Sportage é confortável, mas merecia fôlego extra


Kia Sportage mantém o mesmo motor 2.0 flex da geração anterior, de 166 cv, potência para ir de 0 a 100 km/h em 10,6 s
Caue Lira e divulgação

Kia Sportage mantém o mesmo motor 2.0 flex da geração anterior, de 166 cv, potência para ir de 0 a 100 km/h em 10,6 s

Mesmo na linha 2018, não era um carro que clamava por tantas mudanças. A versão que testamos já integrava itens como sensor de chuva, chave smart key
com acionamento à distância e ar-condicionado de duas zonas. Há também ajustes elétricos para os dois bancos da frente, mas o motorista tem o “plus” de contar com o ajuste de lombar.

Grandalhão, tem 4,48 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. Isso garante uma verdadeira sala de estar para os ocupantes do banco traseiro. Andando com um casal de amigos no banco de trás, ninguém se queixou do espaço para os joelhos. Mesmo com teto panorâmico, o espaço para a cabeça também é digno de aplausos.


Kia Sportage teve poucas mudanças no interior. Uma delas fica por conta do freio de estacionamento, que passou a ser eletrônico, aposentando o pequeno pedal do lado esquerdo
Caue Lira e divulgação

Kia Sportage teve poucas mudanças no interior. Uma delas fica por conta do freio de estacionamento, que passou a ser eletrônico, aposentando o pequeno pedal do lado esquerdo

A central multimídia com tela sensível ao toque tem funções rápidas e intuitivas. Ela traz GPS nativo, mas você precisará fazer o download
dos mapas. Ao menos, o espelhamento de tela por meio do sistema Apple CarPlay ou Android Auto é capaz de reproduzir Google Maps e Waze. Os comandos no console central estão bem distribuídos, e são acionados com muita facilidade. Há também o ótimo carregador de celular por indução, que foi bem útil, bem dia em que esqueci o cabo em casa.

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Comparando com o Compass, ficou claro que o modelo da Jeep
raspa com mais facilidade em obstáculos. Os ângulos entrada e saída do Kia são melhores (17,5° e 24,5°, ante 16,2° e 22,2°, respectivamente). Além disso, a suspensão do Sportage é mais rígida, o que controla melhor a oscilação da carroceria , inclusive nas curvas, o que ajuda a transmitir uma sensação de que o carro está mais sob controle. Mesmo assim, absorve bem as irregularidades do solo.

O Sportage tem a força de seu 2.0 de quatro cilindros, com 156 cv de potência e 19,2 kgfm de torque. Os números são suficientes para andar com o SUV de 1.500 kg na cidade, mas poderia ser mais ágil em subidas ou retomadas. De acordo com a marca, ele vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima de 175 km/h.

Mas ambos os SUVs
continuam gastanto mais combustível que o ideal. De acordo com dados fornecidos pelo Inmetro,  o Kia faz 6 km/l de etanol na cidade e 7,5 na estrada, ante 5,5 km/l e 7,2 km/l do Compass, respectivamente. E o tanque do Sportage é bem maior, o que acaba rendendo um pouco mais de autonomia (465 km, conforme a fabricante).

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Mesmo com o fim da sobretaxa, o Kia Sportage
2019 ficaria acima do preço competitivo no Brasil se entregasse todos os equipamentos disponíveis na Europa. Mas o SUV cumpre bem seu papel, contando com um ótimo conjunto no cômputo geral. Por R$ 137.990, faz boa frente ao Jeep Compass. O único empecilho é a rede de concessionárias mais enxuta, comparado ao modelo concorrente, da Fiat-Chrysler.

Ficha técnica

Preço: a partir de R$ 137.990

Motor:  2.0, quatro cilindros, flex

Potência:  166 cv (E) / 159 cv (G) a 5.300 rpm

Torque:  20,5 kgfm (E) / 19,9 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)

Pneus:  225/55 R18

Dimensões: 4,42 m (comprimento) / 1,82 m (largura) / 1,64 m (altura), 2,64 m (entre-eixos)

Tanque: 60 litros

Porta-malas: 410 litros 

Consumo gasolina: 8,1 km/l (cidade) / 10.5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 10,6 segundos 

Velocidade máxima: 192 km/h  

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Usuários podem realizar diversos serviços do Detran-MT pela internet

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A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Serviços online no site do Detran-MT – Foto por: Lidiana Cuiabano

Serviços online no site do Detran-MT

Diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) relacionados a Habilitação e a Veículos podem ser realizados através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Ao entrar no site do Detran-MT, já na página principal, estão disponíveis dois menus: “Consulte Sua Habilitação” e “Consulte Seu Veículo” os quais os cidadãos têm acesso a informações sobre habilitação e o veículo consultado, como infrações em autuação, multa, débito em aberto, além da opção de emissão do licenciamento e Seguro DPVAT.

Ainda na página principal do site, também está disponível o menu “Consulte Sua Infração”, pelo qual é possível consultar a infração, o recurso de infração, recurso de defesa de autuação e demais informações sobre penalidades.

Outro menu disponível no site é o de “Serviços Online”. Ao clicar nele, o usuário consegue ter acesso rápido a serviços de Habilitação como: solicitação de segunda via de CNH, consulta de condutor e pontuação, validação de documento, consulta de turmas de exame teórico, solicitação de CNH definitiva, consulta de taxas de habilitação e recursos de infração, consulta da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

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Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está sendo realizado exclusivamente para os serviços que não estão disponíveis online. Para tanto, é necessário que o usuário faça o agendamento do seu atendimento através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). O horário para atendimento com agendamento é das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Para agendar, basta acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

São realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

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Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

O Detran-MT reforça que, no atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Fonte Assessoria

 

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Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

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Categoria: Dicas/Auto

Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

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Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

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4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

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