conecte-se conosco


Mulher

Livro debate desigualdade de gênero e machismo no vazamento de nudes

Publicados

em

source
Beatriz Accioly é antropóloga e pesquisadora da USP
Livro sobre nudes

Beatriz Accioly é antropóloga e pesquisadora da USP

Escrito pela antropóloga Beatriz Accioly Lins, o livro “Caiu na Net: Nudes e Exposição de Mulheres na Internet” aborda as desigualdades de gênero em nossa sociedade, dando foco no aumento de denúncias de vazamentos de imagens intimas femininas e nos julgamentos que as mulheres vítimas recebem.

“Após acompanhar, para minha tese de doutorado, a rotina dentro de duas delegacias de defesa da mulher, percebi o aumento dos registros de ameaças e chantagens ligados às novas tecnologias, principalmente o uso dos smartphones”, conta a pesquisadora.

Segundo pesquisa da FGV, o Brasil possui mais de um aparelho celular por habitante (são 234 telefones para 211 milhões de pessoas). Assim, temos um ambiente em que não há mais sentido discutir o porquê da vítima tirar uma nude, mas sim o crime de vazamento e os desdobramentos dele. 

Veja Também:  4 acessórios que não podem faltar no seu guarda-roupa

Em seu livro, Beatriz conduz o leitor pela trilha dessas imagens, vítimas de julgamentos morais, acusações e até perseguições. Na pesquisa acompanhou ativistas, gestores públicos, juristas, jornalistas e pesquisadores buscando elucidar as consequências dos vazamentos e como o Direito pode zelar pelas vítimas desse tipo de crime.

Leia Também

Tribunal da internet 

livro
Divulgação

Antropóloga da USP aborda a exposição de mulheres na internet

O crescimento das redes sociais e da sociedade cada vez mais conectada se torna facilita a vida de quem tenta constranger, intimidar e até aliciar alguma mulher. O julgamento, que antes só se via em tribunais, ganhou uma nova esfera: a cibernética. A pessoa que tem a intimidade exposta é taxada como sem valor e sofre um linchamento social muitas vezes pior que o veredito de uma ação de danos morais que possa ser movido contra o divulgador das fotos.

Para a autora de “Caiu na Net”, tais fatos escancaram a desigualdade e a violência de gênero que as mulheres sofrem dentro dessa temática. Se para algumas o ‘nude’ representa novas experiências de paquera e sedução, essas imagens podem se transformar em instrumento de chantagem e vazamento.

Veja Também:  Resumo astrológico de fevereiro de 2024: muitas mudanças vêm aí!

“A tipificação penal, em 2013, quando houve o ‘boom’ dos celulares no país, dificultava o trabalho da polícia. À época, pegamos emprestado o termo ‘pornografia de vingança’ da língua inglesa, na falta de termos uma nomenclatura nossa”, resume a antropóloga. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

Mulher

3 dicas para escolher o armário ideal para o banheiro

Publicados

em

3 dicas para escolher o armário ideal para o banheiro
Uma das decisões mais importantes ao projetar um banheiro é a seleção do armário adequado (Projeto: Cristiane Schiavoni |Luis Gomes)

3 dicas para escolher o armário ideal para o banheiro

Os banheiros desempenham um papel importante na rotina, servindo não apenas como espaços funcionais para a higiene pessoal, mas também como refúgios de relaxamento e cuidado pessoal. Assim, cada elemento deste cômodo deve ser cuidadosamente selecionado para garantir conforto, funcionalidade e harmonia estética.

Entre as decisões mais importantes na criação de um banheiro bem projetado está a escolha do armário para banheiro. Este componente não apenas oferece armazenamento essencial, mas também contribui significativamente para o estilo e a atmosfera geral do espaço.

Desse modo, a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, compartilha dicas valiosas sobre como especificar o mobiliário ideal para banheiros. Ela aborda os materiais mais comuns, as medidas recomendadas e outros aspectos importantes a serem considerados ao escolher o armário perfeito. Confira a seguir!

1. Materiais utilizados no mobiliário de banheiro

Veja quais são as opções de materiais que podem ser utilizados no mobiliário de banheiro.

MDF

O MDF Ultra chega para quebrar os paradigmas relacionados à fragilidade e versatilidade dos armários de banheiro. O material mais conhecido e utilizado para a produção da peça é um grande aliado por conta de sua resistência a ambientes muito úmidos e no caso de eventualidades de eminência de água, como vazamentos, além da gama de possibilidades que o envolve.

Em geral, a profissional sustenta que ele segue como a opção mais adotada, tanto pela estética como também pela inserção das ferragens. “Quando falamos em armários de banheiro, para que possamos ter gavetas, portas ou até mesmo gavetões destinados à colocação de roupa suja, o MDF, principalmente o Ultra, desempenha um ótimo papel e oferece infinitas possibilidades”, afirma Cristiane.

Madeira

A madeira também pode desempenhar um ótimo papel nos banheiros, por ser um material com alta resistência a umidade. Sem contar no seu visual único, dependendo do modo como ela é utilizada.

Veja Também:  4 acessórios que não podem faltar no seu guarda-roupa

Fórmica

A fórmica é um material versátil, destinado a revestir outros materiais e superfícies, seja ela de armários ou paredes. O interessante em utilizá-la se relaciona também à resistência, sendo capaz de tornar qualquer armário de banheiro mais resistente ainda a umidade e, consequentemente, mais durável.

Serralheria

Segundo Cristiane, a serralheria é um elemento que propicia mais possibilidades de desenhos para o projeto do banheiro. Com a estrutura, o material ainda pode compor com o vidro e a marcenaria, abrindo um leque de infinitas configurações para o ambiente, tanto no âmbito funcional quanto para o décor .

Vidro

Presente em prateleiras e nichos que integram os armários, geralmente com estrutura de MDF, são empregados com a proposta de praticidade e resistência, sobrevivendo facilmente aos respingos de água.

Pedras

As pedras naturais ou fabricadas também são opções para a execução dos armários. Com o visual, a arquiteta elenca a durabilidade e viabilidade de combinar com a marcenaria em madeira ou MDF.

2. Projetando os armários

Confira, a seguir, o passo a passo para projetar os armários.

A. Tire as medidas

Para a arquiteta, aferir as medidas do banheiro é fundamental para planejar o móvel nas medidas e proporções alinhadas com a área disponível.

B. Siga as preferências e as necessidades

Como próxima etapa, a especialista relaciona necessidade de conhecer o estilo desejado pelos moradores para o visual do banheiro . Seja por um décor mais despojado, clássico ou rústico, que definirá a aparência, como também pelo número de pessoas que usufruirão da estrutura do espaço.

“Para um casal, é superinteressante quando podemos determinar os armário e gavetas de acordo com as necessidades de cada um. Sem contar que, a depender do tamanho, podemos caprichar nas dimensões do mobiliário, como também considerar a instalação de cubas duplas na bancada”, exemplifica Cristiane.

C. Remeta a sua personalidade

Pensando que o ambiente deve responder aos anseios e demandas dos moradores, a arquiteta afirma que o projeto nunca deve seguir por um padrão. Ela relata que, em algumas ocasiões específicas, um armário instalado em uma posição não usual pode ser a resposta perfeita para alguns espaços e pessoas. “Criatividade anda junto com o arquiteto no desenvolvimento do trabalho”, enfatiza a profissional.

Veja Também:  Looks com calça pantalona: 7 inspirações para você brilhar neste fim de ano

E não só isso. É importante que, em um ambiente tão íntimo , possamos nos sentir à vontade. Na visão de Cristiane, além de abrigar os itens que devem estar no banheiro, a localização deve abranger o modo individual como cada um de nós enxerga a rotina do dia a dia. “Não adianta incluirmos uma gaveta para as escovas de dente quando o morador demonstra sua preferência por ter o produto posicionado em cima da bancada”, exemplifica.

3. Mantendo os móveis do banheiro em boas condições

Banheiro é sinônimo de água, recurso fundamental para as atividades realizadas por cada um de nós, como também para a manutenção da limpeza. Somado à umidade derivada dos vapores do banho, eis um desafio para a longevidade da marcenaria.

Isso posto, é determinante pensar bem no melhor material para aquele determinado tipo de espaço. Existem banheiros sem ventilação natural, aqueles voltados para a face sul da residência, que costuma ser mais úmida, e aqueles que felizmente desfrutam de grandes janelas, entre outros. “Essas características nos ajudam no processo decisório”, conta Cristiane. Para ela, a madeira não é a indicação para moradores adeptos da limpeza com grande volume de água. “Por isso, busco conhecer também os hábitos dos meus clientes”, completa.

No caso da serralheria, também é necessário um cuidado maior com a água, mas, ao mesmo tempo, a sua manutenção é mais prática e, assim como a madeira, a proposta é utilizar produtos neutros para a limpeza, reduzindo assim as chances de danos.

“Por uma prática cultural, água e produtos químicos sempre foram nossos parceiros de limpeza. Mas a redução e a substituição acertada, além de salutares, são benefícios para ampliar a vida útil dos móveis”, finaliza a arquiteta.

Por Emanuele Almeida

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Descubra como dar banho seco em cachorro e para que ele serve

Publicados

em

Descubra como dar banho seco em cachorro e para que ele serve
Foto: Reprodução

Descubra como dar banho seco em cachorro e para que ele serve

Dar banho em cachorros nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para aqueles que não gostam de água ou têm sensibilidade à pele. No entanto, existe uma alternativa eficaz e conveniente: o banho seco. O ideal é entender todos os benefícios e dicas dessa técnica para higienizar seu pet de forma mais prática.

Neste artigo, vamos explorar o que é o banho seco em cachorros, como realizá-lo corretamente e os benefícios que ele oferece para a saúde e o bem-estar do seu fiel companheiro.

Banho seco em cachorro é seguro?

Uma dúvida comum dos tutores é se o banho a seco para cães é realmente eficiente e se há algum risco em usar os produtos. Claro que se o bichinho tiver aprontado e brincado na lama, dificilmente você conseguirá higienizá-lo com a ajuda de produtos.

Nesse caso, o melhor é usar o chuveiro. Entretanto, em situações pontuais, nos quais a pelagem está começando a embolar ou o cheiro está forte, o banho seco em cachorro é uma opção eficiente e segura, desde que o tutor use os produtos da maneira correta.

Quando dar banho seco em cachorro?

Embora os pets não precisem tomar banho com frequência, como acontece com os humanos, é preciso garantir que eles estejam limpos. Quando não for possível colocá-lo no chuveiro para dar um banho quentinho, o banho seco em cães pode ser a melhor opção.

  • Dias nos quais o bichinho está precisando de um banho, mas o tempo está frio;
  • Em animais idosos que, naturalmente, estão mais quietinhos, são mais suscetíveis a doenças e, por isso, pode ser melhor evitar banhos frequentes que possam estressá-los;
  • O banho a seco cachorro filhote também é muito útil. Afinal, por vezes os peludinhos precisam ser limpos, mas o banho convencional não é indicado antes da vacinação;
  • Quando o seu amigo de quatro patas está realmente precisando de um banho, mas você não teve tempo de levá-lo ao pet shop.
Veja Também:  4 acessórios que não podem faltar no seu guarda-roupa

Benefícios do banho seco em cachorro

Confira os pontos positivos de dar banho seco no seu pet.

  • O seu uso é seguro;
  • É eficiente;
  • Tem um perfume muito agradável e deixa o pet cheiroso;
  • Não umedece a pele;
  • É prático;
  • Pode ser usado em animais das mais diferentes idades;
  • Tem fácil aplicação e, rapidinho, o tutor consegue fazer o procedimento, em casa mesmo, sem dificuldade;
  • Pode ser levado na mala do peludo, para que quando vocês dois forem tirar férias juntos, você possa mantê-lo sempre higienizado;
  • Neutraliza os odores e perfuma sem agredir os pelos e a pele.

Como dar banho a seco em cachorro com shampoo spray?

Entenda como dar banho seco no seu pet usando shampoo spray.

  • Caso o bichinho tenha brincado no mato e tenha ficado com terra ou pedacinho de grama em parte da pelagem, escove o local para retirar o que estiver solto;
  • Proteja os olhos do peludo;
  • Borrife o shampoo para banho seco em cachorro em toda a pelagem, exceto na cabeça e no rosto.
  • Faça isso a uma distância aproximada de 7 cm, sempre na direção contrária ao nascimento do pelo;
  • Borrife até sentir que a superfície da pelagem está úmida;
  • Massageie o pelo para espalhar o produto;
  • Aproveite para escovar os locais que estiverem com nó, para desembolar;
  • Passe um pano seco e limpinho para retirar o produto e deixar o peludo bem sequinho;
  • Para limpar a cabeça e a face, espirre um pouquinho do shampoo para banho a seco em cachorro em um pano limpo. Depois disso, passe no rosto, mas com cuidado, para não se aproximar dos olhos nem da boca.
Veja Também:  5 dicas para você fazer seu perfume personalizado

Como dar banho a seco em cachorro com shampoo em pó?

Veja como dar banho seco no seu pet usando shampoo em pó.

  • Há alguns produtos em pó que também são específicos para banho a seco em cãozinho. Se você optar por comprar um desses, vai precisar da ajuda de uma escova para finalizar o tratamento.
  • Nesse caso, proteja a face e espalhe o talco pelo corpo do pet.
  • Massageie para que o produto se espalhe. Na sequência, escove para que o talco seja retirado e aproveite para eliminar os nós da pelagem. Você também pode usar uma flanela limpa para remover o produto.

As informações são de Petz.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana