conecte-se conosco


Mato Grosso

Mais de 1 milhão de preservativos estão disponíveis nas unidades de saúde de MT

Publicados

em

Para prevenir o aumento no número de casos de HIV e outras doenças, a Secretária de Estado de Saúde (SES/MT) já encaminhou a todas as unidades de saúde do Estado mais de 1, 5 milhão de preservativos para serem distribuídas gratuitamente neste período de carnaval. 

Dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Covep) mostram que nos anos de 2016 a 2018, foram notificados 2.953 casos de HIV, são 26,2 casos para cada 100.000 habitantes. Além disso, a detecção de HIV entre os sexos mostrou que o maior número de casos foi detectado no grupo masculino. Em 2018, foram notificados 458 casos. Já em mulheres, o número é menor, foram notificados 249 casos. 

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (2018) aponta que existem pelo menos 866 mil pessoas vivendo com HIV e nem sabem que são portadoras do vírus. Essa situação representa um risco eminente, podendo ocorrer a disseminação da infecção. O levantamento mostrou ainda que nos últimos quatros anos (2015 a 2018), Mato Grosso registrou um total de 2.388 casos notificados, sendo que no ano passado, no grupo de homens, foram notificados 426 casos, e nas mulheres foram 647. 

Veja Também:  Perícia confirma identidade de homem encontrado morto dentro de saco em Tangará da Serra

A coordenadora da Covep, Alessandra Morais, destaca que para conter o aumento de casos de HIV/AIDS é essencial o uso do preservativo pela população, principalmente no período de carnaval. Ela explilca que os trabalhos de orientação foram intensificados neste período serão mantidos. “As unidades de saúde começam sua preparação para a realização de testes nas unidades de saúde, não apenas para HIV/AIDS, mas também para sífilis e hepatite”. 

Uso do preservativo

O preservativo, ou popularmente conhecido por camisinha, é o método mais eficaz para se proteger da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis e hepatites. O uso também evita uma gravidez não planejada. 

Serviço

Os testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) podem ser feitos no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac). A unidade fica localizada na Rua Ten. Thogo da Silva Pereira, 63, bairro Centro Sul, em Cuiabá. Para mais informações entre em contato pelos números: (65) 3613-2687/3321-4116.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Direito da Administração Pública: Escola de Governo oferta 600 vagas para curso online

Publicados

em

Interessados devem se inscrever até dia 23 de maio no site da instituição

Éverton Anunciação | Seplag-MT

O público-alvo são os servidores públicos de órgãos e entidades do Executivo estadual – Foto por: Tchélo Figueiredo | Secom-MT

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Direito da Administração Pública. A capacitação é ofertada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Superintendência da Escola de Governo, e será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Ao todo, 600 vagas foram disponibilizadas.

As aulas iniciam em 31 de maio. Inscrições vão até dia 23 de maio e podem ser realizadas  AQUI.

A qualificação possui carga horária total de 40 horas e tem como público-alvo os servidores públicos de órgãos e entidades do Executivo estadual.

O conteúdo a ser abordado no curso destaca noções de direito constitucional aplicado à administração pública cível, responsabilidade funcional, processo disciplinar, vínculo profissional, aposentadoria e improbidade no serviço público.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara)

Fonte: Assessoria

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Veja Também:  Thiago Silva defende autonomia financeira da Unemat e cobra plano de expansão

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil instaura investigação preliminar para apurar irregularidades na vacinação contra a covid-19 em Cuiabá

Publicados

em

A investigação instaurada pela Decon tem o objetivo de apurar possíveis situações de “fura-fila”, assim como outras circunstâncias ilegais que possam ocorrer durante o período de vacinação

Camila Molina | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), instaurou nesta segunda-feira (12.04) Auto de Investigação Preliminar (AIP) para apurar possíveis irregularidades denunciadas em relação ao cumprimento da ordem de vacinação contra a covid-19 dentro dos critérios estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Cuiabá. 

A investigação preliminar instaurada pela Decon tem o objetivo de apurar possíveis situações de “fura-fila”, assim como outras circunstâncias ilegais que possam ocorrer durante o período de vacinação. 

A decisão de abertura de investigação preliminar levou em consideração a publicação de diversas matérias em veículos de comunicação sobre possíveis falhas e irregularidades na execução dos serviços de vacinação. 

A Delegacia do Consumidor oficiará o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá solicitando que qualquer irregularidade ou ilegalidade de natureza criminal que seja detectada em relação a vacinação contra o covid-19 ou outros problemas do mesmo teor, sejam informadas à Decon para as providências cabíveis. 

O delegado da Decon, Rogério Ferreira, ressaltou que condutas reprováveis nos critérios de prioridade na imunização estabelecidos pelos governos e entidades médicas podem acarretar a responsabilização criminal de agentes públicos e das pessoas indevidamente vacinadas, 

“As pessoas identificadas nesse tipo de conduta podem ser enquadradas em crimes como o previsto no artigo 268 do Código Penal, por infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa, ou ainda outros tipos penais penais como corrupção ativa, corrupção passiva e prevaricação”, disse o delegado.

Fonte: Assesoria

 

Veja Também:  Thiago Silva defende autonomia financeira da Unemat e cobra plano de expansão

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana