conecte-se conosco


Barra do Bugres

Mais MT Muxirum vai atender estudantes de até 81 anos em comunidade quilombola Vaozinho em Barra do Bugres

Publicados

em

Após a primeira visita de técnicos da Seduc, duas turmas foram formadas imediatamente

Rebeca Cruz/Andréia Fontes | Seduc-MT

É a primeira vez que o programa vai à comunidade e expectativa é erradicar o analfabetismo nessa primeira etapa – 

Foto por: Seduc-MT

Duas turmas, com 10 alunos cada, foram formadas para atender a comunidade quilombola Vãozinho, no município de Barra do Bugres, pelo programa Mais MT Muxirum. Técnicos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), realizaram uma primeira visita e levantaram o número de moradores que necessitam de alfabetização. A expectativa é que mais turmas sejam criadas.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, em agosto deste ano. A meta é erradicar o analfabetismo nos próximos cinco anos. Com investimentos de R$ 14,7 milhões, a expectativa do Mais MT Muxirum é atender, no segundo semestre deste ano, mais de 48 mil pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever. 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressalta que a visita técnica realizada na comunidade de Vãozinho é mais uma das programadas em pontos de difícil acesso no Estado, com o propósito de apresentar a ação o programa aos moradores e incentivar a participação.

“Temos uma meta audaciosa, mas possível de ser alcançada justamente pelos esforços do Governo do Estado em mudar a história da educação de Mato Grosso. Esse programa visa dar dignidade a milhares de mato-grossenses que não tiveram a oportunidade de serem alfabetizados nas séries iniciais”, destacou Alan Porto.

Superintendente de Diversidades Educacionais da Seduc, Lucia Santos afirma que o projeto Mais MT Muxirum significa a mudança de vida para o povo quilombola.

“Esse projeto vai dar possibilidades para as pessoas que nunca tiveram. A partir de agora aquilo que eles escreveram eles vão ler, eles vão conseguir expressar de uma outra forma aquilo que eles não conseguiam expressar”.

Ela enfatiza ainda que as mudanças que o projeto vai trazer representam dignidade e oportunidades.

“Daqui para frente eles conseguirão, com as próprias pernas, com as próprias mãos, pegar o ônibus que eles não conseguiam pegar sozinhos. Eles vão conseguir assinar o documento entendendo qual é o documento que eles estão assinando. Ninguém mais vai poder passar a perna e passar por cima deles só porque eles não sabiam”.

Engajamento

Foto por: Seduc-MT

Durante a visita, os moradores da comunidade ficaram entusiasmados. Devido à comunidade estar localizada em uma área de difícil acesso, muitos possuem dificuldades de frequentar as aulas nas unidades escolares.

“É a primeira vez que o programa vai à comunidade e foi um encontro ótimo, para guardar na lembrança. Já conseguimos duas turmas, com dez alunos cada e dois alfabetizadores da comunidade, além disso temos perspectivas de formarmos mais turmas. É uma comunidade que vamos tratar com muito carinho, como se fosse a menina dos nossos olhos”, declara o responsável pelo projeto, Manoel Silveira.

De acordo com Manoel, as turmas são formadas, em grande parte, por alunos com idade média de 50 anos. O aluno mais velho cadastrado para o programa na comunidade tem 81 anos.

Além do Manoel, a visita contou com a presença de mais de 30 moradores da comunidade, servidoras da Prefeitura de Barra do Bugres, membros do Movimento Negro Unificado, lideranças quilombolas, membro do Comitê de Povos e Comunidades Tradicionais, representante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado de Mato Grosso e da Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola da Superintendência de Diversidade da Seduc.

“É um desafio muito grande, mas hoje em dia nada se faz sem desafio. Esperamos erradicar o analfabetismo na comunidade do Vãozinho nessa etapa, mas, se não finalizarmos, possivelmente voltaremos em 2022” afirma Silveira.

A Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola, da Superintendência de Diversidades, vem contribuindo com a interlocução das necessidades do povo mato-grossense garantindo o atendimento aos povos tradicionais e fortalecendo o acesso das comunidades quilombolas à educação.

 

Veja Também:  Detran de Barra do Bugres está temporariamente fechada

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

O adeus a Márcia Araújo de Campos

Publicados

em

Vídeos do cortejo no final da matéria:

Após o trágico anuncio da prematura partida de Márcia Araújo de Campos, pelas redes sociais, ainda na noite de ontem, já sinalizava o carinho que muitos amigos e familiares sentiam com a triste noticia. 

Hoje por volta das 11h, na Praça Felipe Mendes, muitas pessoas aguardavam a chegada do carro fúnebre, trazendo o corpo da funcionária pública municipal, para o seu último adeus por amigos e familiares.

Viatura da Policia Militar, ambulâncias, vários veículos, motos e muitas pessoas seguiram pelas ruas e avenidas de Barra do Bugres, para prestarem a última homenagem a esta guerreira que tanto lutou para salvar inúmeras vidas durante os trinta anos que ela dedicou à saúde de nossa cidade.

Uma grande amiga, companheira de luta, uma profissional exemplar na visão da Secretária Municipal de Saúde, Claudia Alves Souza de Lima. Uma guerreira pronta para ajudar quem dela precisava, resumiu o vereador e amigo Júnior Chaveiro. Para o coordenador de trafego, Ednilton Magalhães de França, quem a conhecia já o tinha como uma grande amiga, resumiu ele falando em nome dos profissionais da saúde.

Márcia faleceu na noite de ontem, em uma UTI em Tangará da Serra, aos 56 anos, perdendo a luta para o COVID-19, deixando a filha Thaysa a neta Izabel, familiares e uma infinidade de amigos.

Márcia foi sepultada por volta das 12h30, no cemitério municipal de Barra do Bugres, situado no Bairro Maracanã.

Confira algumas imagens: Vídeos Abaixos:

Por: Celso Dornellas

Comentários Facebook
Veja Também:  Boletim informativo do Covid-19 em Barra do Bugres em 28 de junho 2020
Continue lendo

Barra do Bugres

Nota de pesar de Márcia Araújo de Campos

Publicados

em

Foi com profunda tristeza que recebemos atriste notícia do falecimento prematuro de Márcia Araújo de Campos, “Márcia da Saúde” como era carinhosamente chamada por uma infinidade de amigos e familiares.

Nascida em Barra do Bugres, Márcia nos últimos 30 anos, dedicou sua vida ao nosso município, sendo boa parte destes como coordenadora de regulação no hospital regional, depois na prefeitura municipal, e novamente na coordenação da regulação. Também atuou muitos anos no Conselho Municipal de Saúde.

Muito carismática, tratava a todos sempre com carinho e atenção, dedicada, nunca media esforços para realizar seu trabalho da melhor maneira possível, com certeza será eternamente lembrada pela profissional brilhante e amiga especial que era.

Márcia estava internada na UTI em Tangará da Serra e perdeu a luta para o CIVID-19. Deixa a filha Thaiza e uma neta que era o seu xodó.

O cortejo com seu corpo sairá às 11h do Parque de Exposição Rene Barbour e seguirá para o cemitério municipal.

Aos seus familiares os nossos sentimentos de pesar pela perda de nossa amiga querida. Que Deus em sua infinita bondade a receba de braços abertos.

Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Bugres MT.  

Comentários Facebook
Veja Também:  Morre ciclista atropelado por carreta na noite deste sábado em Tangará da Serra
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana