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Maternidade dupla: “Nossa família existe sim”

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Nathane Telles e Thamires Stephanie donas do perfil @Duas mães do Rhael
Reprodução/ Duas mães do Rhael

Nathane Telles e Thamires Stephanie donas do perfil @Duas mães do Rhael

Embora o mês do orgulho já tenha acabado, essa não é a única época do ano em que pessoas LGBTQIA + devem receber visibilidade. Especialmente em um momento político em que tanto se debate os valores familiares, algumas famílias são deixadas à margem da sociedade, precisando constantemente tentar validar a sua existência, como as famílias formadas por duas mães. A dupla maternidade é geralmente ignorada nas questões sobre a maternidade. 

Paula Dalalio Frison e Camila Krauss, mães de um menino, compartilham no Instagram a vivência da dupla maternidade, com conteúdos de resistência à homofobia. Paula conta que, desde o início do relacionamento, as duas já possuíam o desejo de ter um filho juntas e, com um tempo, começaram a procurar meios em que se sentissem confortáveis. 

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“A Camila tinha mais certeza do que eu no início, sobre o desejo de ser mãe, mas essa vontade dela foi aflorando em mim também. Isso fez com que a gente começasse a falar muito cedo sobre sermos mães e entender qual caminho a gente poderia seguir para realizar esse sonho”, fala Paula.

Nathane Telles e Thamires Stephanie também tiveram um caminho muito parecido com o de Paula e Camila. Donas do perfil “Duas mães do Rhael”, Nathane relata que teve sempre o sonho de ser mãe e engravidar, enquanto Thamires, embora também desejasse ser mãe, não tinha a vontade de  passar pela gestação. 

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“Antes de tudo sempre sonhei em ser mãe, sempre quis engravidar e casar. Esse sempre foi meu sonho e a Tamires  também desejava ser mãe. Entretanto, ela nunca quis gerar, mas ser mãe de uma outra forma. Nós namoramos e moramos juntas por um bom tempo, até que sentimos ser a hora de termos um filho. Isso foi durante a pandemia, especialmente porque eu pude me concentrar e me preparar para gerar o meu filho”, relembra Nathane. 

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Processo da reprodução assistida  

Entre os diferentes caminhos que pessoas LGBTQIA + podem passar para ter filhos, o da reprodução assistida e o da adoção são os mais comuns. No entanto, esses dois métodos costumam ser processos demorados e vistos, muitas vezes, com preconceito pela sociedade. 

Paula recorda-se que durante o processo de reprodução assistida, ela e a esposa precisaram se apoiar muito uma na outra, devido às incertezas e a demora da técnica. Ela admite que essa é uma ocasião difícil em que os casais precisam estar em sintonia. 

“A gente se ajudou e se acolheu muito durante esse processo, que é longo e incerto, causador de muitos sentimentos desfiadores. Por isso, se você não estiver muito bem alinhado com a pessoa com quem você está vivendo esse momento, ele pode gerar muitos conflitos no relacionamento”, conta. 

Para Nathane e Thamire esse também foi um processo, acima de tudo, de ansiedade. Elas precisaram tentar mais de uma vez a reprodução assistida para conseguirem engravidar. 

“É bem tenso e ao mesmo tempo gostoso. Nós ficamos com uma ansiedade muito grande, principalmente na primeira tentativa, o que acabou atrapalhando e não dando certo. Porém, depois eu fiquei mais tranquila e conseguimos o nosso tão sonhado positivo. É uma mistura muito grande de sentimentos, chega a ser difícil de descrever, nós sempre tivemos esperança de que ia dar certo”, diz Telles.

Além da ansiedade e das incertezas, elas também levantam a problemática racial, devido ao tratamento diferente que receberam por serem mulheres negras. Nathane conta que já ter ouvido insinuações negativas sobre a concepção de seu filho por pessoas que dizem que elas não teriam procurado uma clínica de reprodução assistida. 

“Nós, como mães pretas e homossexuais, temos outro desafio. Porque as pessoas questionam,  ‘Ué? Como vocês fizeram isso?’. Quando se trata de duas mulheres lésbicas brancas as pessoas já pressupõem que foi inseminação. Enquanto nós, que somos pretas, as pessoas sempre pensam que fizemos algum tipo de orgia, levando para um outro lado, nunca pelo óbvio”, desabafa.  

Solidão na maternidade 

Muitas vezes romantizado, o puerpério, momento pós nascimento do bebê, é uma ocasião muito delicada para muitos casais, que se sentem perdidos e solitários, principalmente as mulheres, que na maioria dos casos carregam sozinhas o dever da maternidade e dos cuidados com os filhos. 

Paula pontua como a união e parceria com a sua companheira foram importantes para passarem por esses momentos juntas, e que não enxerga a maternidade dupla como mais solitária do que a heterossexual. Porque, embora algumas mulheres lésbicas não terem o apoio das próprias famílias, muitas vezes as mulheres héteros têm que lidar com toda criação e cuidado com os filhos sozinhas, sem uma participação ativa de seus companheiros. 

“A solidão materna é pouco falada  e ela é muito real, a gente acaba ficando muito sozinha mesmo, muito desamparada de uma forma que eu nem consigo entender o porquê de a gente chegar nesse local de solidão. Acredito que devido a esses sentimentos serem tão particulares dessa entrega, nós acabamos nos fechando um pouco em uma bolha. Em relação à maternidade lésbica, pode ser que tenha sim uma solidão um pouco mais profunda, por algumas famílias não aceitarem suas filhas. Entretanto, muitas mulheres héteros também acabam sozinhas e abandonadas por seus parceiros, não acho a maternidade dupla mais solitária”, defende Frison. 

Lidando com o preconceito 

Ter que lidar com situações homofobia e de preconceito acaba se tornando desgastante. Apesar disso, Nathane diz que vive exigindo respeito e a lealdade de sua família. 

“Nossa família existe sim, somos duas mães lésbicas e o nosso filho vai ser o completo contrário do que a sociedade imagina. E a gente também não dá muita abertura pras pessoas fazerem certos tipos de perguntas inconvenientes”, afirma Nathane. 

Paula também afirma que se impõe em situações de preconceito, não dando brechas para comportamentos homofóbicos. E que não vê problemas em responder perguntas quando percebe que é apenas curiosidade, por entender que a sua construção familiar é algo novo para muitas pessoas. 

“Eu e a Camila sempre temos esse cuidado de entender de que lugar vem essa pergunta, se é  algo  com um teor mais homofóbico ou se é só curiosidade, de querer entender, porque tem muita gente nunca viu a nossa família. Também é o nosso papel se colocar a disposição como a gente de transformação, a nossa  existência é transformadora”, conclui Paula. 

Fonte: IG Mulher

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Rômulo Arantes Neto posa com apenas uma toalha preta

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Mario Testino  fez o ensaio com Rômulo Arantes Neto
Reprodução/Instagram

Mario Testino fez o ensaio com Rômulo Arantes Neto

Conhecido por sua ousadia, o fotógrafo peruano Mario Testino, já fotografou inúmeras celebridades, como a Madonna e a Lady Di. Entre os seus ensaios mais famosos com artistas brasileiros, fotos posadas nuas com apenas algumas toalhas têm se tornado as favoritas do fotógrafo, já tendo posado para ele nomes como Bruna Marquezine e Cauã Reymond. 

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Recentemente, o mais novo famoso que adentrou à seleta lista de modelos do fotógrafo foi o ator Rômulo Arantes Neto, que teve a sua foto divulgada no domingo (07), aparecendo apenas de óculos escuros e com uma pequena toalha preta cobrindo as partes íntimas. 

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“BLACK TOWEL, ROMULO ARANTES, 2022”, escreveu Mario Testino  na legenda da publicação. 

Além de Rômulo, a topmodel Isabeli Fontana também posou para Testino, em uma foto ousada a beira da piscina com uma toalha preta no ombro que corre por seu corpo.


Fonte: IG Mulher

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Agosto lilás: Violência patrimonial restringe independência feminina

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No Brasil, milhões de mulheres sofrem com a violência patrimonial todos os dias
Foto: Unsplash

No Brasil, milhões de mulheres sofrem com a violência patrimonial todos os dias

Em celebração aos 16 anos da Lei Maria da Penha, o mês de agosto é conhecido como o mês da luta contra a violência doméstica. A lei, que foi criada em 7 de agosto de 2006, estabelece 46 artigos que buscam proteger a integridade física e psicológica da mulher. 

Entre as formas de violência doméstica descritas na legislação federal, uma das menos conhecidas e debatidas pelos brasileiros é a violência patrimonial.

O artigo 7 da Lei Maria da Penha define a violência patrimonial como “qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades”.

Na maioria dos casos, as vítimas são mulheres que não têm fonte fixa de renda e dependem de parceiros para sobreviver. “Diversos motivos podem prender uma mulher nessa armadilha, como a dependência financeira e o medo de prejudicar os filhos. Porém, a questão emocional tende a pesar mais’’, afirma Lana Castelões, advogada de família da Albuquerque Advogados.

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De acordo com a especialista, esse tipo de violência ainda é pouco denunciada no país. “A violência patrimonial é comum, porém subnotificada, tendo em vista que, na maioria dos casos, as vítimas desconhecem a possibilidade de registrar a ocorrência’’.

Para a advogada, as vítimas não têm conhecimento das medidas legais que podem guiar a situação. Desde 2015, a falta de pagamento de pensão também se enquadra na lei. “Muitas pessoas não sabem que esse crime se encaixa quando um responsável legal, que tem recursos financeiros, deixar de pagar pensão alimentícia para a mulher’’.

Desigualdade

A desigualdade de gênero é um fator predominante nesse crime. As demandas de casa e o cuidado com os filhos geralmente restringem as mulheres na posição de ‘dona de casa’. Sem a chance de trabalharem ou conquistarem a independência financeira, essas vítimas passam a depender financeiramente e emocionalmente dos parceiros.

A pesquisadora Clara Fagundes reflete que, nos últimos anos, as mulheres ganharam mais espaço no mercado, mas ainda não existe liberdade para o gênero. ‘’Mulheres ainda são impedidas de buscar a independência financeira, seja por regras religiosas ou políticas que prejudicam a ascensão materna no mercado, seja por relações familiares abusivas ou crenças machistas’’.

A profissional afirma que a falta de representatividade, a dissociação do feminino à ideia de liderança, a priorização do amor romântico, a sobrecarga feminina com os trabalhos domésticos e a ideia sexista de que existem trabalhos de homem e de mulher são os principais fatores que afastam as mulheres dessa liberdade.

Mulheres não conseguem se libertar da violência patriarcal por diversos fatores
Foto: Fundação CEPERJ

Mulheres não conseguem se libertar da violência patriarcal por diversos fatores

“A cultura patriarcal também impacta as mulheres de forma individual. A falta de confiança é um obstáculo para muitas na busca pela sua independência. Esse fenômeno pode ser chamado de “síndrome da impostora” e leva mulheres a questionarem sua capacidade todos os dias, em casa ou no trabalho’’.

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Para Fagundes, a falta de oportunidades no mercado pressiona mulheres a continuarem em relações abusivas e degradantes. “Mulheres com poder de decisão sobre a própria vida costumam ser também independentes financeiramente’’, declara.


Por mais que não existam dados nacionais sobre a violência patrimonial, o Dossiê da Mulher, produzido no Rio de Janeiro, conseguiu datificar as problemáticas em torno desse crime. De acordo com a análise, que é realizada anualmente no estado carioca, 79,3% dos casos dessa violência foram praticados dentro de casa.

Furto de documentos é uma forma de violência patrimonial que tenta apagar a liberdade e identidade de mulheres
Foto: André Leonardo

Furto de documentos é uma forma de violência patrimonial que tenta apagar a liberdade e identidade de mulheres

Entre os tipos de crime, 50,4% foram de dano, 41,8% foram violação de domicílio e 8,8% foram de roubo de documentos.

Uma das mulheres que tiveram de lidar com a violência patrimonial foi a vendedora C.I*. O crime aconteceu sem que ela percebesse: ‘’Eu tinha um relacionamento há 6 anos e era casada há 3 anos. Um dia, eu saí para trabalhar e, quando retornei, ele tinha vendido todas as minhas coisas’’, diz. “Ele sumiu com tudo, só estavam minhas roupas por lá’’.

O parceiro, na época, chegou a deixar os filhos de C.I* passarem fome. Depois dessa situação, ela percebeu que precisava terminar a relação. ‘’Foi aí que eu dei um basta em tudo’’.

Para a matriarca, é necessário muita força e coragem para conseguir ser independente. ‘’Seja forte e corajosa para dar um basta. Pode parecer o fim, pode parecer que nada mais tem faz sentido e que a dor nunca vai passar. Com o tempo, eu juro que a dor vai embora’’, finaliza.

Fonte: IG Mulher

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