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Mini Cooper SE: aceleramos a grata surpresa 100% elétrica

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Mini Cooper SE é o primeiro de vários modelos 100% elétricos que estão previstos para o Brasil
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Mini Cooper SE é o primeiro de vários modelos 100% elétricos que estão previstos para o Brasil

A Mini tem um plano de eletrificação ousado para essa década. A fabricante britânica deverá lançar seu último modelo com motor a combustão em 2025. Em meados de 2027, os executivos esperam que mais de 50% das vendas globais sejam de produtos elétricos. Até 2030, todo o catálogo global da Mini será formado apenas por veículos movidos que não gastam uma gota de combustível.

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O primeiro capítulo dessa história acaba de desembarcar no Brasil, com o lançamento do Cooper SE . O compacto parte de R$ 239.990 na versão de entrada Exclusive , passa por R$ 264.990 na versão intermediária Top e chega a R$ 269.990 na versão topo de linha Top Collection .

O Cooper elétrico tem as mesmas proporções do modelo convencional, mas ganhou alguns milímetros de altura para alocar as baterias sem raspar. Ele também é mais pesado que o Cooper a combustão, com 1.365 kg ante apenas 1.175 kg.

Um elétrico diferente

O Mini Cooper SE tem algumas diferenças na comparação com outros elétricos, como Renault Zoe e Nissan Leaf . O compacto inglês é um veículo térmico adaptado para rodar com eletricidade, enquanto os outros dois foram desenvolvidos como modelos puramente elétricos.

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Por este motivo, as baterias do Mini Cooper SE são bem menores, pois precisam caber na mesma estrutura do modelo a gasolina. Elas são alocadas abaixo do assoalho, em formato de “T”, enquanto as baterias da dupla Zoe e Leaf preenchem completamente a parte inferior.

O conjunto de baterias subdividido em 12 módulos tem capacidade energética de 29 kWh. Este arranjo facilita a manutenção , uma vez que se for identificada alguma falha em um dos módulos, basta substituir o componente sem afetar os outros. A bateria tem garantia de 8 anos ou 100 mil km.

Em uma unidade de recarga rápida, o Mini Cooper SE pode recuperar até 80% da energia em 30 minutos. No wall-box residencial, a mesma recarga dura em torno de 2 horas e 10 minutos, enquanto em uma tomada convencional (que precisa ser aterrada), a carga leva em torno de 14 horas.

Kart elétrico

Mini Cooper SE preserva a vibe esportiva do modelo com motor a combustão; dirigibilidade é destaque
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Mini Cooper SE preserva a vibe esportiva do modelo com motor a combustão; dirigibilidade é destaque

O motor elétrico desenvolve 184 cv de potência e 27 kgfm de torque, com velocidade máxima de 150 km/h limitada eletronicamente. Segundo a fabricante, o compacto pode atingir 100 km/h em 7,3 segundos.

A dirigibilidade sempre foi a principal característica dos modelos Mini – e fico contente que isso não tenha sido esquecido na versão elétrica. A vibe do Cooper SE é exatamente a mesma do modelo térmico, mas sem os ‘estalos’ metálicos no escapamento. 

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Pisando fundo, as rodas dão uma leve destracionada graças a o torque instantâneo, entregue em ‘zero rotação’. Este comportamento emula o hatch movido a gasolina.

Graças ao centro de gravidade mais baixo, o Mini Cooper SE é mais estável que o modelo a combustão. Sua dirigibilidade é bem direta e responsiva, o tal “go-kart feeling” que o time de engenharia gosta de destacar.

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A suspensão rígida transmite todas as irregularidades do solo para a cabine, mas o Cooper SE não deixa de ser um modelo confortável para o dia a dia. Infelizmente, sua autonomia é baixa: são 234 km de capacidade de circulação, contra 300 km do Renault Zoe e 304 km do JAC e-JS1 .

Despojado

Confira o pacote de equipamentos de cada uma das versões do Mini Cooper SE 2022
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Confira o pacote de equipamentos de cada uma das versões do Mini Cooper SE 2022

O pacote Exclusive (R$ 239.990) de entrada conta com painel digital de cinco polegadas, teto solar panorâmico, sensor e câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas (o único da categoria), conjunto de iluminação full-LED, conectividade Apple CarPlay e um carregador portátil adaptado para as tomadas brasileiras.

A versão Top (R$ 264.990) inclui head-up display , sistema de áudio premium Harman/Kardon, LEDs direcionais, sistema de navegação e rodas exclusivas aro 17. O pacote Top Collection (R$ 269.990) ainda traz teto multi-tom e bancos de couro em combinações diferenciadas.

Julgando que o Mini Cooper  convencional tem preço base de R$ 214.990, a versão 100% elétrica surge com um pacote super competitivo. Quando a próxima geração do hatch for lançada, você não terá mais a opção de escolher o modelo a gasolina.

Vale lembrar que as lanternas traseiras do Mini Cooper trazem a bandeira do Reino Unido, nação que vai proibir a venda de carros a gasolina a partir de 2030. Alguns modelos híbridos serão tolerados até meados de 2035, mas a Mini pretende se antecipar. O Brasil precisa participar dessa transformação.

Mini Cooper SE Preço: a partir de R$ 239.990 Motor: elétrico, tração dianteira Potência: 184 cv Torque: 27 kgfm Transmissão: automática Freios: discos ventilados (dianteira), disco sólido (traseira) Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira) Dimensões: 3,84 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,41 m de altura e 2,49 m de entre-eixos Porta-malas: 211 litros Vel. Máx: 150 km/h 0 a 100 km/h: 7 segundos.

Fonte: IG CARROS

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Volkswagen apresenta os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil

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VW ID.3: destaque nos emplacamentos da Europa é mostrado oficialmente no Brasil
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VW ID.3: destaque nos emplacamentos da Europa é mostrado oficialmente no Brasil

A Volkswagen apresenta os modelos totalmente elétricos  ID.3 e ID.4 no Brasil. Os veículos fazem parte da nova estratégia ‘Way to Zero’, que inclui a descarbonização da produção e a geração de energia de fontes limpas até 2015.

As versões para a América Latina ainda não foram definidas – tampouco os preços. Segundo a Volkswagen , serão realizadas clínicas com clientes, jornalistas e engenheiros para definir o melhor pacote. 

O ID.3 tem três versões na Europa, cada uma com baterias de capacidades diferentes. A versão de entrada tem bateria de 45 kWh, com autonomia de 330 quilômetros. Na sequência, está a bateria de 58 kWh, que pode rodar 420 km. A versão topo de linha conta com bateria de 77 kWh e autonomia de 550 km. O modelo é fabricado em duas fábricas na Alemanha, em Zwickau e Dresden.

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Já o ID.4 tem bateria capaz de armazenar até 77 kWh de energia, proporcionando autonomia máxima de 520 km. O motor elétrico posicionado no eixo traseiro gera força equivalente a 204 cv de potência.

Sendo assim, o ID.4 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h. A fabricante também divulgou que o proprietário do ID.4 poderá recarregar até 320 km de autonomia em uma unidade rápida em até 30 minutos. No carregador convencional, o ID.4 pode retomar 85 km na autonomia em cerca de uma hora.

A chegada do ID.4 é mais provável

A Volkswagen não confirmou qual dos modelos chegará primeiro, ou se ambos serão vendidos no Brasil. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, a marca alemã considera o hatchback ID.3 muito baixo para o padrão das ruas brasileiras. Há a preocupação de que o parachoque do modelo raspe em valetas, lombadas e rampas. Neste caso, um crossover faria mais sentido.

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As possibilidades pesam mais a favor do Volkswagen ID.4 , que poderá passar de R$ 500 mil, considerando o valor de outros veículos do segmento. A marca alemã tem uma parceria com Audi e Porsche para melhorar a infraestrutura para veículos elétricos nas principais capitais do Brasil.

Fonte: IG CARROS

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McLaren faz três unidades especiais do 720S em homenagem a Daniel Ricciardo

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Mclaren 720S Daniel Ricciardo: pintura alaranjada e detalhes azuis para combinar com o carro de F1 que venceu na Itália
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Mclaren 720S Daniel Ricciardo: pintura alaranjada e detalhes azuis para combinar com o carro de F1 que venceu na Itália

Para homenager o piloto autraliano Daniel Ricciardo, a McLaren faz apenas três unidades exclusivas do modelo 720S que serão vendidas apenas na Austrália, terra natal do vencedor do GP da Itália, no último dia 12 de setembro. A novidade foi fabricada com ajuda da divisão de operações especiais da marca (MSO).

Foi a primeira vitória de Ricciardo pela McLaren , que não vencia uma prova na F1 desde 2012. A escuderia de Woking , que fica no condado de Surrey, no Reino Unido, também comemorou o segundo lugar de Lando Norris na prova italiana.

Entre os itens exclusivos da série limitada do 720S, destaca-se a pintura alaranjada em contraste com detalhes azuis, além de partes de fibra de carbono autografadas pelo piloto australiano.

Por dentro, o McLaren 720S especial também conta com detalhes pintados de laranja, mais exatamente no painel e nos bancos. Além disso, trata-se do supercarro original, que vem equipado com motor V8 de 4 litros de cilindrada, capaz de gerar 720 cv e 78 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em meros 2,8 segundos, conforme a fabricante.

“Um dos grandes privilégios de ser piloto da McLaren é poder estar ao volante dos vários superesportuvos da marca e quando algo oferece detalhes exclusivos estamos falando de peças únicas, como o 720S da série limitada”, disse o piloto de F1 vencedor do GP da Itália de 2021.

A série especial do McLaren 720S em homenagem a Daniel Ricciardo será vendida a partir do mês que vem, mas ainda não há um preço oficial divulgado. Tomando como base o 720S convencional, pode-se concluir que ficará acima dos US$ 300 mil, ou acima de R$ 1,7 milhão em uma conversão simples.

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Fonte: IG CARROS

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