A Motorola anunciou, nesta terça-feira (7), o lançamento do Moto G82 5G no Brasil. O smartphone traz características premium para a popular linha de celulares intermediários da marca, e tem como destaque a tela pOLED de 6,6″. Além desse modelo, a empresa aproveitou para comunicar a chegada de mais dois produtos ao seu portfólio nacional: o Moto G62 5G e o Moto G42.
Moto G82 5G tem taxa de atualização de 120 Hz
Além da tela pOLED, que entrega cores mais vivas e melhores contrastes, com pretos mais profundos, a taxa de atualização de 120 Hz do Moto G82 5G deve ser outra aliada para uma melhor experiência visual. O recurso não é novidade no segmento, mas ainda pode ser considerado um trunfo para quem quer maior sensação de fluidez gráfica no dia a dia.
Outro destaque do Moto G82 fica por conta do áudio multidimensional estéreo (Dolby Atmos) que promete maior imersão ao reproduzir jogos, filmes e outros conteúdos de sua preferência.
Para as câmeras, a Motorola traz um conjunto triplo traseiro, com sensor principal de 50 megapixels. Ele conta com estabilização óptica de imagem (OIS) e a tecnologia Quad Pixel, que combina 4 pixels em 1 para aumentar a sensibilidade à luz e entregar imagens mais detalhadas.
Completam o sistema de câmeras uma lente ultrawide de 118º e uma lente macro, que tem o objetivo de capturar detalhes próximos.
A ficha técnica do Moto G82 inclui ainda bateria de 5.000 mAh, processador Snapdragon 695, memória RAM de 6 GB e 128 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão via microSD de até 1 TB. O smartphone sai de fábrica com o Android 12, e a fabricante garante apenas 1 ano de atualização de versão — isto é, até o Android 13.
Moto G62 e Moto G42 completam família
Com menos destaque durante o evento desta terça, a Motorola também apresentou o Moto G62. O smartphone é compatível com redes 5G e tem tela Full HD+ de 6,5 polegadas, mas não traz a tecnologia pOLED (e sim IPS LCD). A taxa de atualização de 120 Hz, entretanto, é mantida — bem como o som estéreo com Dolby Atmos.
Outra característica que o Moto G62 compartilha com o “irmão” mais robusto é a bateria de 5.000 mAh. O aparelho traz sistema de câmera tripla na traseira, com sensor principal de 50 MP. O processador é o Snapdragon 480+ 5G.
Por fim, o Moto G42 conta com o chip Snapdragon 680, e não é compatível com as redes de quinta geração. O aparelho conserva a tela pOLED (que tem 6,4″ e resolução Full HD+), câmera tripla de 50 MP e bateria de 5.000 mAh.
Preço e lançamento no Brasil
Os novos membros da família Moto G tiveram sua estreia compartilhada com o Edge 30 . Enquanto o mais robusto, Moto G82 5G, já está disponível para compra no Brasil com preço sugerido de R$ 2.999, os demais modelos chegam apenas “nas próximas semanas”, segundo a Motorola. Os preços do Moto G62 e G42 ainda não foram revelados.
Ministério da Justiça abre processo contra o TikTok; entenda
Publicados
2 horas atrás
em
4 de julho de 2022 - 16:40
Por
Unsplash/Kon Karampelas
TikTok será investigado pelo Ministério da Justiça
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo contra o TikTok para apurar se o aplicativo protege seus usuários em relação a conteúdos nocivos. O processo foi publicado nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial da União (DOU).
No fim de junho, a Senacon já havia obrigado o TikTok a remover conteúdo impróprio para menores de 18 anos da plataforma. Na ocasião, o órgão alegou que a medida seria necessária até que “o sistema de segurança da plataforma, que impede o cadastro de menores de 13 anos de idade e limita o acesso a todo o conteúdo por menores de 16 anos, seja aperfeiçoado, de modo que a idade dos usuários seja verificada de maneira eficaz pela representada”.
Agora, a ByteDance, empresa dona do TikTok, será investigada para verificar se suas ações infringem o Código de Defesa do Consumidor (CDC). No despacho, Laura Postal Tirelli, Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, afirma que há alguns “indícios de infração” do CDC por parte do TikTok.
Ela cita, por exemplo, trechos do Código que exigem “a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva” e “a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”.
Além disso, ela ressalta que o CDC exige que as empresas reconheçam “vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo” e não se beneficiem “da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social”, trechos que estão relacionados com a infância.
De acordo com o despacho publicado no DOU nesta segunda, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Agência Nacional de Proteção de Dados serão comunicadas sobre o processo.
Rei do Android: Xiaomi 12S Ultra é lançado com câmera poderosa
Publicados
2 horas atrás
em
4 de julho de 2022 - 16:10
Por
Divulgação/Xiaomi
Xiaomi 12S Ultra é lançado nesta segunda-feira
A Xiaomi lançou sua linha de celulares topo de linha nesta segunda-feira (4), na China. Os modelos Xiaomi 12S, Xiaomi 12S Pro e Xiaomi 12S Ultra foram apresentados ao público, sendo que o último já ficou conhecido como “o rei do Android”.
O Xiaomi 12S Ultra é o smartphone mais avançado da linha e traz o maior sensor de câmera da marca: lente Sony IMX989 de uma polegada, permitindo uma resolução impressionante. Os três modelos tiveram câmeras construídas em parceria com a Leica, marca responsável por tornar os conjuntos ainda mais poderosos.
Além da lente principal de 50 MP, o Xiaomi 12S Ultra ainda tem uma grande-angular de 48 MP e uma telefoto também de 48 MP. A câmera frontal é de 32 MP.
Já no hardware, o rei do Android vem equipado com processador Snapdragon 8 Plus Gen 1, o mais avançado da Qualcomm, e memória RAM de até 12 GB. A tela AMOLED tem 6,73 polegadas e taxa de atualização de até 120 Hz.
Xiaomi 12S e Xiaomi 12S Pro
Divulgação/Xiaomi
Xiaomi 12S
Além do smartphone poderoso, a Xiaomi também lançou dois outros modelos na linha de celulares premium. Xiaomi 12S e Xiaomi 12S Pro também vêm equipados com Snapdragon 8 Plus Gen 1 e até 12 GB de memória RAM.
Em ambos os casos, a câmera principal usa a lente Sony IMX707, de 50 MP. Enquanto o conjunto do Xiaomi 12S é finalizado por uma grande-angular de 13 MP e uma telemacro de 5 MP, o Xiaomi 12S Pro traz grande-angular de 50 MP e telefoto também de 50 MP. As câmeras frontais são de 32 MP em ambos os modelos.
Divulgação/Xiaomi
Xiaomi 12S Pro
Além da diferença nas câmeras, os smartphones também têm tamanhos diferentes. Enquanto a tela do Xiaomi 12S é de 6,28 polegadas, a do Xiaomi 12S Pro é de 6,73 polegadas, mesmo tamanho do Xiaomi 12S Ultra.
Por enquanto, os três smartphones da Xiaomi estão disponíveis apenas na China. Ainda não há previsão de um lançamento global. Os preços praticados no país são os seguintes: