conecte-se conosco


Mato Grosso

MT Hemocentro completa 25 anos salvando vidas em Mato Grosso

Publicados

em

Fundado em 15 de março de 1994, o MT Hemocentro completa 25 anos de trabalho voltado para salvar vidas diariamente. O único banco de sangue público do Estado é responsável pela execução da Política Nacional de Sangue do Ministério da Saúde, que contempla diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garante a cobertura hemoterápica e hematológica de qualidade à população de Mato Grosso.

Diretora da unidade especializada, Silvana Salomão destaca que a data é comemorada pelos servidores com a sensação de dever cumprido. De acordo com ela, os números são motivadores e revelam essa satisfação.

Por ano, a média de doações de sangue na sede e coleta externa realizada pelo Hemobus chega a 18 mil bolsas – sendo que cada bolsa pode salvar quatro vidas. No interior, são mais 12 mil bolsas coletadas em Hospitais Regionais administrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), cujos bancos de coleta são coordenados pelo MT Hemocentro.

Além desses serviços, por mês, são tratados aproximadamente 700 pacientes no ambulatório do banco de sangue, que recebem transfusão de concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (para paciente com doença autoimune).

Doadores

O setor de Captação de Doadores de Sangue busca sensibilizar a população para o ato da doação de sangue, utilizando ferramentas de humanização e estratégias educativas, a fim de fidelizar os doadores e efetivar parcerias habituais com empresas e instituições representativas da sociedade em geral.

Veja Também:  Proposta que proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado tem parecer favorável na ALMT

“A doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude de sua realização, o que torna a tarefa do MT Hemocentro ainda mais desafiadora. Dessa forma, é atribuição da Captação de Doadores de Sangue instigar e mobilizar a sociedade para ser doadora voluntária. Essa é uma tarefa diária e o acesso às informações seguras e verídicas sobre a doação de sangue, com objetivo de assegurar a segurança transfusional, são realizadas de maneira rotineira por meio de palestras externas, eventos públicos e reportagens”, enfatizou a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão.

A missão de conquistar novos doadores é executada por uma equipe de multiprofissionais; as tarefas desenvolvidas são coordenadas por profissionais de Serviço Social, de Pedagogia, Enfermagem, Psicologia, Comunicação Social, com apoio de Técnicos Administrativos.

O trabalho não consiste apenas na coleta de doação. A captação desenvolve também a manutenção dos estoques sanguíneos e, para tal, torna-se imprescindível em todos os serviços de hemoterapia, cotidianamente, o incentivo às campanhas, parcerias de doação de sangue e a fidelização dos doadores, explica Salomão.

Durante a atuação dos profissionais da Captação de Doadores, percebe-se, ainda hoje, que o tema envolve mitos e tabus comuns em qualquer área do país, com relação ao medo do desconhecido, temor sobre a dor ou possibilidade de contaminação, tamanho da agulha, regularidade das doações, afinar ou engrossar as veias, por exemplo.

Veja Também:  PM apreende menor por roubos a farmácias

Por isso, a diretora conclui o assunto ao reforçar que, para desmitificar essas crenças, é importante educar a população sobre a importância da doação de sangue de forma responsável e consciente.

Serviço

O MT Hemocentro atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Hospital Municipal São Benedito e do Hospital Metropolitano de Várzea Grande. A unidade também é suporte para as 16 unidades de Coleta e Transfusão distribuídas na Hemorrede Estadual.

Para mais informações ou agendamento de campanha para a coleta de doação interna e externa (Hemobus), entre em contato pelo número: (65) 3623-0044.

Para agendar palestra, Hemotur, doação por aférese ou campanha, entre em contato:

Fone: 3623-0044. Ramal 221.

E-mail: [email protected]

Sugestão de Pauta

O quê: MT Hemocentro comemora 25 anos salvando vidas.

Dia: 15 de março de 2019 (sexta-feira)

Horário: 08h

Café da manhã com homenagem aos doadores fidelizados mais antigos.

Local: MT Hemocentro, Rua 13 de Junho, Centro-Sul, 1055.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Vereador Bruno Rios é eleito à presidência da UCMMAT

Publicados

em

O vereador por Várzea Grande Bruno Rios (PSB) foi eleito para presidir a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso (UCMMAT), nesta quarta-feira (24). O saldo de votos a favor do parlamentar foi de 311 votos, contra 298 do vereador de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá) Edicley Coelho (SD). Bruno Rios comandará a entidade durante o biênio 2021-2022.

Participaram da eleição vereadores de 79 municípios matogrossenses. Somente no período da manhã, mais de 500 parlamentares depositaram votos nas urnas. O pleito teve início às 8h e se estendeu até as 17h.

O vereador Edicley Coelho (SD), de Vila Bela da Santíssima Trindade, tentava se reeleger com o apoio de lideranças fortes, sobretudo no MDB.

Estavam na campanha pelo parlamentar a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Juca do Guaraná Filho (MDB).

Já o vereador por Várzea Grande, Bruno Rios (PSB) tinha a candidatura articulada pelo recém-eleito presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB) e do líder do governo no Legislativo, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

Leia Também:  Treze municípios estão com alto risco de contaminação pela Covid-19

UCMMAT

A UCMMAT foi registrada sob o no. 3.205, com Protocolo no. 155.950, em 18/02/1991 e era, na época, denominada UVEMAT- União das Câmaras e Vereadores do Estado de Mato Grosso. Em 15/02/1995, alterou-se sua denominação para União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso- UCMAT; e no dia 15/10/2001 alterou-se a sigla da Entidade para UCMMAT, que é a sigla utilizada atualmente.

A UCMMAT está instalada em uma nova sede, que foi inaugurada em 12/04/2004, na cidade de Cuiabá – MT, situada à rua Joaquim Murtinho, 1713 – Centro Sul. A antiga sede, também em Cuiabá, localizava-se na av. João Gomes Sobrinho, 1299 – Bairro Lixeira.

A missão do site da UCMMAT é divulgar seus serviços, auxiliando a ação do Legislador Municipal. Seu campo de atuação está voltada às questões de administração pública, finanças municipais e Processo Legislativo Municipal no Estado de Mato Grosso e legislação.

Fonte: Hipernoticias (Com Assessoria)

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Veja Também:  PM apreende menor por roubos a farmácias
Continue lendo

Mato Grosso

Governador prorroga novamente o vencimento do IPVA em Mato Grosso; confira as datas

Publicados

em

Medida visa minimizar o impacto econômico causado aos mato-grossenses pela pandemia

Lucas Rodrigues | Secom-MT

O governador Mauro Mendes, que prorrogou vencimento do IPVA – Foto por: Christiano Antonucci

O governador Mauro Mendes prorrogou novamente as datas para o vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2021.

O decreto prevê o vencimento apenas em julho para as placas de 1 a 4. Já as placas de 5 a 7 têm o vencimento adiado para agosto, enquanto veículos de placas 8, 9 e 0 poderão pagar o imposto no mês de setembro. Também ficam mantidos os descontos nos pagamentos em cota única e opções de parcelamento.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (24.02) e será publicada no Diário Oficial, estendendo a prorrogação que foi feita também em 2020. O calendário original do IPVA 2021, que previa o vencimento a partir de janeiro deste ano, já havia sido prorrogado para março.

Porém, de acordo com o governador, o impacto causado pelo coronavírus no estado continua a causar transtornos financeiros aos mato-grossenses e, por isso, o vencimento do imposto ficará para o segundo semestre.

“É mais uma medida que o Governo está tomando para poder minimizar o impacto dessa perturbação da atividade econômica causada pela pandemia. É um fôlego para as empresas, profissionais e cidadãos que precisam pagar esse imposto”, afirmou.

Confira o calendário:

FINAL DA PLACA DO VEÍCULO PAGAMENTO EM COTA ÚNICA (DESCONTO DE 5% PAGAMENTO EM COTA ÚNICA (SEM DESCONTO) PAGAMENTO DA 1ª DE ATÉ 6 COTAS (SEM DESCONTO) PAGAMENTO INTEGRAL COM ACRÉSCIMOS (CORREÇÃO MONETÁRIA, JUROS E MULTAS)
1, 2, 3 E 4 ATÉ 09/07/2021 ATÉ 30/07/2021 ATÉ 6 COTAS: DATA LIMITE PARA PAGAMENTO DA 1ª PARCELA EM 30/07/2021 APÓS 30/07/2021
5, 6 E 7 ATÉ 10/08/2021 ATÉ 31/08/2021 ATÉ 5 COTAS: DATA LIMITE PARA PAGAMENTO DA 1ª PARCELA EM 31/08/2021 APÓS 31/08/2021
8, 9 E 0 ATÉ 10/09/2021 ATÉ 30/09/2021 ATÉ 4 COTAS: DATA LIMITE PARA PAGAMENTO DA 1ª PARCELA EM 30/09/2021

APÓS 30/09/2021

Fonte: Assessoria

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Veja Também:  Dr. Leonardo participa de comitiva para discutir medidas de combate às queimadas no Pantanal
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana