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Mato Grosso

Nova ala do Hospital Regional de Sorriso recebe primeiros pacientes

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A nova ala do Hospital Regional de Sorriso recebeu, neste domingo (12.09), os primeiros pacientes para atendimento. Foram investidos R$ 10,5 milhões na modernização e ampliação da unidade de saúde com objetivo de proporcionar especialidades diversas e qualidade no serviço ofertado a população. 

O novo espaço foi entregue no dia de 23 de agosto e, antes de iniciar os atendimentos, passou, neste final de semana, por uma revisão da rede de gases e do compressor. 

“Estamos felizes em oferecer ao paciente, além de um atendimento adequado a seu quadro clínico, um espaço bonito e moderno com a mesma qualidade dos hospitais particulares”, diz a diretora do hospital, Ione Carvalho.

A área ampliada conta com 10 leitos de UTI e 29 leitos de enfermaria, que serão inicialmente destinados ao atendimento de especialidades diversas, visando à retomada e ao avanço das cirurgias eletivas. É estimada a realização de cerca de 100 cirurgias eletivas por mês no Hospital Regional de Sorriso.

Dos R$ 10,5 milhões investidos na unidade de saúde, R$ 8 milhões foram aplicados na estrutura predial e R$ 2,5 milhões em aquisição de equipamentos e mobiliário. A reforma possibilitou a conclusão da obra da cozinha e a modernização da recepção e do telhado, além da ampliação de 1.923,54 metros quadrados em estrutura.

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Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Mais de 400 passageiros de ônibus recebem orientações de segurança no trânsito

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Mais de 400 passageiros de ônibus receberam, no final da tarde de segunda-feira (20.09), orientações de segurança no trânsito na ação educativa “Passageiro Consciente”.  

A abordagem ocorreu no Terminal Rodoviário de Cuiabá e faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso. Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Participaram da ação o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, e Polícia Judiciária Civil, por meio da Deletran.

As equipes adentraram em 19 ônibus intermunicipais e interestaduais e abordaram os passageiros levando informações sobre comportamentos seguros no trânsito, como a importância do uso do cinto de segurança, de acomodar de forma correta as bagagens, segurança dos pertences pessoais como dinheiro e objetos de valor, entre outras orientações para que todos fizessem uma boa viagem.

A passageira Alcileya Rodrigues Matos, de 67 anos, gostou da abordagem e das orientações recebidas. “É sempre bom ter informações para deixar a gente mais seguro e fazer uma viagem mais tranquila”, comentou.

O foco da ação foi na segurança dos passageiros, explicou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl. “Este papel que também devemos desenvolver com muita responsabilidade e que, por vezes, acaba esquecido quando se fala em segurança no trânsito. Muitas vezes, no caso de acidentes, o ato de não usar o cinto de segurança, por exemplo, pode causar lesões graves ou até mesmo a morte de outros passageiros. Sem o uso do cinto, dependendo da velocidade do veículo, o peso do corpo pode ser lançado contra os demais passageiros, causando graves lesões”, falou Rosane.

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A chefe substituta do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF, inspetora Iara Santos, disse que o objetivo das abordagens educativas é fazer com que esses passageiros cheguem ao seu destino em segurança.

Paralelo às abordagens aos passageiros nos ônibus, o Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (Senat) também ofereceram atendimentos de saúde com informações para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que transitavam pelo Terminal Rodoviário de Cuiabá.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País voltadas para educação, engenharia e fiscalização com o objetivo de sensibilizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para a construção de um trânsito mais seguro.

Em Mato Grosso, as ações conjuntas contarão com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste.  

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Confira a programação:

Dia 22/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 22/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada – Eu que levo!”

Horário: a partir das 19 horas

Local: bares da avenida Beira Rio e da rua jornalista Jaques Brunini, em Cuiabá.

Dia 23/09 – Blitz Educativa “Cinemoto” para motociclistas de aplicativo

Horário: das 21h às 22h30

Local: avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.

Dia 23/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 24/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada”

Horário: a partir das 19 horas

Locais: Baronês, Choppão, Ponto do Porco (sujeito à adequações, conforme público)

Dia 26/09 – Cerimônia de encerramento e “Pedal Legal: SNT 2021”

Horário: 5h30 (concentração) – saída às 6h
Local: Sinuelo, em Cuiabá

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Poder Judiciário de Mato Grosso

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Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão no ano de 2020. Esse percentual, de 24,4%, é resultado de um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e realizado pelo Datafolha. Em Mato Grosso, o Poder Judiciário promove ações de enfrentamento à violência doméstica com vistas a minimizar esses números. A Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça é um dos meios disponíveis para manifestações e denúncias de qualquer crime ou violência de gênero.
 
Na Ouvidoria da Mulher a denúncia pode ser feita pela vítima ou por qualquer pessoa e é uma das formas de quebrar o ciclo da violência doméstica e inclusive evitar o feminicídio. Conforme a pesquisa, de cada 10 brasileiros, cinco disseram ter visto uma mulher sofrer algum tipo de violência e 48,8% das vítimas informaram que a violência mais grave vivenciada nos últimos 12 meses ocorreu dentro de casa.
 
Além da denúncia ou qualquer violação dos direitos da mulher, a Ouvidoria da Mulher recebe sugestões, reclamações, disponibiliza informações sobre processos em trâmite sobre o tema e é também um espaço de escuta ativa.
 
“Números alarmantes como esses reforçam a importância de nos unirmos para minimizarmos o índice de mulheres vítimas de violência doméstica. A Ouvidoria da Mulher está aí para isso, uma ferramenta de fácil acesso para receber denúncias e quebrar o ciclo da violência doméstica. Não podemos nos calar, temos que trabalhar para mudarmos essa realidade de tantas mulheres que sofrem em seus lares, um lugar que deveria ser de paz e segurança para ela e seus filhos”, ressalta a presidente do TJMT, Maria Helena Póvoas.
 
As manifestações são realizadas na página da Ouvidoria, localizada no portal do TJMT (clique AQUI) mediante preenchimento de formulário eletrônico. 
 
 
O acesso pode ser feito também pelo aplicativo Clickjud (confira AQUI) ou pelo e-mail: [email protected]
 
Quebre o ciclo – O TJMT, sob a presidência da desembargadora Maria Helena Póvoas, lançou em março deste ano a campanha ‘A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo’ para enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. O fortalecimento de ações como esta, voltada à violência contra a mulher é uma das seis diretrizes da atual gestão do Poder Judiciário estadual (biênio 2021/2022).
 
Confira mais informações AQUI, no hotsite da campanha.
 
 
Saiba mais:
 
 
 
 
 
Informações sobre a pesquisa: Agência Patrícia Galvão
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

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